Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para motivar a reflexão sobre a formação da sociedade brasileira e sua diversidade étnica e cultural, o professor apresentou a reprodução do quadro Operários (1933), de Tarsila do Amaral.

 

 

 

( Tarsila do Amaral, Operários (1933), http://www.base7.com.br/tarsila/)

 

Com relação à diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira, retratada na obra de Tarsila e observada pelos estudantes, analise as afirmativas abaixo.

 

I. Os alunos observaram que a miscigenação é representada na obra de Tarsila pela presença de pessoas de diferentes etnias e culturas, muitas das quais migraram para São Paulo, para trabalhar em uma cidade fortemente industrializada e urbanizada, como indicado pelas chaminés e pela  fileira contínua de prédios ao fundo.

 

II. Os estudantes perceberam que a pintora escolheu retratar todas as pessoas de frente, deixando aparecer apenas as cabeças e parte do colo. Essa postura da a sensação de que, apesar  de serem de culturas diferentes, elas formam padronizadas pelo mesmo ritmo de vida e trabalho.

 

III. Os estudantes concluíram que uma das marcas culturais da sociedade brasileira é a mistura, presente desde a colonização e retratada no quadro por homens e mulheres de várias idades e origens.

 

Assinale:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) se todas as afirmativas forem verdadeiras.

Gabarito: Letra E

 

Se todas as afirmativas forem verdadeiras.

 

Vamos analisar as afirmativas:

 

I. Os alunos observaram que a miscigenação é representada na obra de Tarsila pela presença de pessoas de diferentes etnias e culturas, muitas das quais migraram para São Paulo, para trabalhar em uma cidade fortemente industrializada e urbanizada, como indicado pelas chaminés e pela fileira contínua de prédios ao fundo. (Correta)

 

Ao notar cada rosto desenhado pela artista podemos perceber diferentes traços físicos e de vestimentas, como no caso da moça de burca no canto inferior da tela, demonstrando a grande diversidade cultural que formava o grupo representado. Essa diversidade é explicada de um lado pelo grande incentivo à imigração para o Brasil desde meados do século XIX e sobretudo nas décadas de 1910 e 1920, e, de outro lado pelo avanço industrial no país que elevou o número de operários no Brasil. Esses dois processos foram especialmente marcantes no estado de São Paulo que recebeu o maior número de imigrantes (aproximadamente 57% do total) e que se tornou o principal centro da industrialização brasileira em 1930 (concentrando 31% das indústrias).

 

II. Os estudantes perceberam que a pintora escolheu retratar todas as pessoas de frente, deixando aparecer apenas as cabeças e parte do colo. Essa postura dá a sensação de que, apesar de serem de culturas diferentes, elas foram padronizadas pelo mesmo ritmo de vida e trabalho. (Correta)

 

Ao observar o quadro de Tarsila do Amaral, pintado em 1933, podemos observar uma sequência de diferentes rostos posicionados um ao lado do outro, alguns sobrepostos, formando uma curva crescente, de pirâmide, que deixa transparecer ao fundo da tela as imagens das chaminés de uma fábrica, indicando tratar-se de operários a grande massa de trabalhadores retratados, padronizados pelo ritmo de vida e trabalho da fábrica.

 

III. Os estudantes concluíram que uma das marcas culturais da sociedade brasileira é a mistura, presente desde a colonização e retratada no quadro por homens e mulheres de várias idades e origens. (Correta)

 

É preciso assinalar que a vinda massiva, para o Brasil, desde o início da colonização, de pessoas de diferentes origens (etnias africanas, italianos, portugueses, espanhóis, alemães, japoneses, sírio-libaneses, russos, lituanos, austríacos etc) colaborou para a mudança de diversos aspectos da vida social brasileira e sobretudo levou-nos a uma verdadeira miscigenação, que relacionou elementos da cultura nativa, africana, europeia e oriental. No quadro de Tarsila do Amaral essa mistura fica clara pelos diferentes rostos que compõem a cena por ela pintada.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Dossiê A Era Vargas: dos anos 20 a 1945. FGV/CPDOC. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CafeEIndustria/Imigracao Acesso em 20 de set. de 2021.

LOPES, Jonas. Quadro: “Operários”, de Tarsila do Amaral. Veja São Paulo. Publicado em 21 de janeiro de 2011. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/quadro-operarios-de-tarsila-do-amaral-sao-paulo/ Acesso em 17 de set. de 2021.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *