Quando comparadas as instituições imperiais (1824-1889) e republicanas (1889-1930), no que diz respeito à conquista da cidadania, tomando como marco final da perspectiva comparativa o ano de 1930, é CORRETO afirmar:
- A) Tanto na República quanto no Império há um alheamento do povo na política, posto que os partidos expressavam os interesses de proprietários rurais e de comerciantes em um sistema em que o voto estava sob controle das oligarquias.
- B) Na República, os partidos políticos organizavam-se com base na representação das distintas classes sociais que disputavam o voto universal por meio de escrutínio secreto, enquanto no Império o monarca escolhia, solitariamente, deputados e senadores.
- C) O alheamento do povo na política expressa a incapacidade de organização popular, o que pode ser demonstrado pela ausência de movimentos de contestação à ordem política e social, tanto no Império como na República.
- D) A crise do Império em 1889 e a da 1a República em 1930 podem ser comparadas na medida em que resultaram de uma articulação política liderada pelos setores populares descontentes com o lugar subalterno que o povo ocupava na política.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Tanto na República quanto no Império há um alheamento do povo na política, posto que os partidos expressavam os interesses de proprietários rurais e de comerciantes em um sistema em que o voto estava sob controle das oligarquias.
Gabarito: Letra A
Na Primeira República e no Império há exclusões do povo em relação a muitos direitos, dentre eles, o político.
Os partidos do Império representavam os comerciantes, proprietários de terras e funcionários brasileiros ou portugueses.
Na Primeira República a situação não se modificou. Mesmo que houvesse mais partidos, as figuras políticas eram as mesmas do período imperial.
Os dois períodos foram marcados por fraudes e violências eleitorais contra a população que estava apta a votar.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: O erro da alternativa é dizer que o voto na primeira república era universal. Mulheres e analfabetos não podiam votar nas eleições, mesmo que em alguns estados tenha ocorrido voto e eleição de mulheres para cargos políticos.
Letra C: Essa alternativa apresenta vários erros. A falta de participação do povo na política não se dá em função de uma incapacidade de se organizar, mas pelo próprio sistema político que não permitia possibilidade de mudança, mesmo que houvesse iniciativas populares para reformar as leis eleitorais. Além do mais, tanto no Império quanto na República ocorreram movimentos de contestação à ordem ou determinações do governo. Cita-se no Império a revolta do Quebra-Quilos, do Vintém, do Ronco da Abelha. Na República, Canudos, Revolta da Vacina, Contestado, Revolta da Chibata.
Letra D: A “proclamação” da República e o golpe de 1930 foram articulações de militares. Em 1889, da mocidade de militares da Escola Militar da Praia Vermelha, e em 1930, dos tenentes que participaram do tenentismo entre 1922 e 1928.
Resposta baseada na fonte:
NICOLAU, Jairo. História do voto no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
Deixe um comentário