Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Se difere de Canudos em seus aspectos bélicos, a campanha do Contestado se lhe equipara como fenômeno histórico. Ambas foram rebeliões sertanejas, em áreas afastadas do poder central e por ele desassistidas. Ambas levantaram o problema da busca de melhores fórmulas de integração nacional”.

 

(Disponível em: www.eb.mil.br. Acessado em 08 mai. 2020.)

 

Comparando as guerras de Canudos e do Contestado, o texto relaciona o emprego da força militar a conflitos desencadeados pela(o):

Resposta:

A alternativa correta é letra E) exclusão social.

Gabarito: ALTERNATIVA E

(Disponível em: www.eb.mil.br. Acessado em 08 mai. 2020.)

Comparando as guerras de Canudos e do Contestado, o texto relaciona o emprego da força militar a conflitos desencadeados pela(o):

Note o estudante o que solicita o enunciado: uma interpretação sobre o texto proposto. Ou seja, não cabem aqui discussões mais amplas sobre os dois fenômenos, mas sim apenas a identificação de quais as causas atribuídas pelo autor ao levantes de Canudos e Contestado. E, sobre isso, o texto é bastante claro: ambas estavam relacionadas com o afastamento do poder central e com populações desassistidas pelo poder público. Ou seja, deveria o candidato procurar a alternativa que mais se aproximasse com essas características. Assim, observemos as possibilidades:

a)  racismo estrutural.
b)  corrupção sistêmica.
c)  ideologia subversiva.
d)  messianismo religioso.

e)  exclusão social.

A única possibilidade de correlação aqui é entre a "exclusão social" e a existência de populações desassistidas pelo poder central, o que nos indica que é correta a ALTERNATIVA E.

No entanto, note o estudante que há outras similitudes entre Canudos e Contestado. Em ambos os casos, havia, sim, uma grande força de elementos religiosos. Tratava-se de lideranças francamente ligadas ao discurso religioso: o beato Antônio Conselheiro, na Bahia, e a presença mística de José Maria de Santo Agostinho a partir de Santa Catarina. No caso de Canudos, a liderança de Conselheiro formando um arraial a partir de uma igreja deu a força para a resistência absoluta frente a quatro expedições do Exército para aniquilar os revoltosos - e sua presença profética, consta, foi fundamental até nos últimos dias de resistência, mesmo frente à fome e à assimetria absoluta de recursos. No Contestado, José Maria teve sua morte precoce em combate amalgamada com suas profecias para transformar o movimento numa expressão de guerra santa para os insurrectos, o que foi fundamental para prolongar o conflito por quase quatro anos. Ou seja, havia lideranças messiânicas nos dois casos, mas não é um ponto levantado no texto proposto no enunciado.

Não sem razão, poderia algum candidato argumentar que havia duas respostas corretas sobre as revoltas; considerando, neste caso, o conhecimento sobre o todo. No entanto, a banca solicitou apenas que se reproduzisse a causa identificada pelo autor no texto citado, o que só é possível na ALTERNATIVA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *