Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A Semana de Arte Moderna de 1922 foi realizada em São Paulo, visando criticar o nacionalismo exacerbado pós-guerra.
( ) Um dos objetivos da Semana de Arte Moderna de 1922 foi renovar o ambiente cultural e artístico de São Paulo e do país.
( ) Entre os participantes e propositores da Semana de Arte Moderna de 1922, havia o desejo de repensar o ambiente artístico e cultural do Brasil, desvinculando-o das estéticas europeias.
- A) F – V – V.
- B) V – V – V.
- C) F – F – V.
- D) V – V – F.
- E) F – F – F.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) F – V – V.
Gabarito: ALTERNATIVA A
Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
- (F) A Semana de Arte Moderna de 1922 foi realizada em São Paulo, visando criticar o nacionalismo exacerbado pós-guerra.
Ainda que esteja correta sobre o local da realização da Semana de Arte Moderna de 1922 (Teatro Municipal de São Paulo), a afirmativa erra ao localizar o nacionalismo como uma força de oposição. Muito pelo contrário, a proposta dos modernistas brasileiros era a construção de uma arte preocupada com as questões brasileiras, exaltando a cultura nacional mas com bases modernas. Ainda que houvesse uma profunda modernização estética, a exaltação dos temas brasileiros foi um passo importantíssimo desse modernismo. Portanto, não se pode falar de crítica ao nacionalismo para uma geração que produziria O Manifesto Pau-Brasil, O abapuru, As bachianas brasileiras e Macunaíma. AFIRMATIVA FALSA.
- (V) Um dos objetivos da Semana de Arte Moderna de 1922 foi renovar o ambiente cultural e artístico de São Paulo e do país.
A lógica das belas artes ainda dominava o cenário artístico brasileiro naquele início do século XX. As grandes transformações estéticas e intelectuais do fin de siècle e as possibilidades daquele início de entreguerras pareciam passar completamente ao largo da vida cultural brasileira, mesmo num centro econômico importante como São Paulo. O esforço daqueles jovens artistas modernistas passava pela proposição de um grande choque estético da cidade para uma renovação geral das artes. Compreender as questões brasileiras em franco diálogo - e não submissão - estético e artístico com as principais vanguardas europeias era uma urgência e, portanto, a organização de uma Semana de Arte capaz de demonstrar várias vertentes desse nascente modernismo brasileiro, como a música, a poesia, a pintura e a escultura. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- (V) Entre os participantes e propositores da Semana de Arte Moderna de 1922, havia o desejo de repensar o ambiente artístico e cultural do Brasil, desvinculando-o das estéticas europeias.
Apesar de ser um pouco simplista, a afirmativa acaba por expressar uma das tensões fundamentais do modernismo brasileiro: a "antropofagia cultural" do Manifesto não se baseava na negação da existência das vanguardas e das escolas europeias, mas na absorção crítica, seletiva e miscigenada de seus princípios. Isto é, ao mesmo tempo em que se rompia com os modelos estéticos europeus na representação, dialogava-se com suas vanguardas para ajudar a compor uma interpretação terminalmente brasileira sobre as artes e sobre o próprio país. Nesse sentido, Futurismo e Surrealismo foram duas vanguardas importantes no esforço dos modernistas brasileiros para compor esse novo quadro de ruptura e de reinterpretação radical, processo semelhante que ambas as escolas propunham na Europa. A base nacional do modernismo brasileiro, no entanto, impunha-lhe uma dinâmica de assimilação e diálogo muito inovadores para as artes no Brasil. Ou seja, ainda que a redação da afirmativa possa gerar certa confusão, é possível sim ver um esforço modernista de desvinculação da vida cultural brasileira daquela realidade de belas artes europeizadas predominante até então. A antropofagia cultural abriria novas possibilidades de se pensar a cultura brasileira como um todo. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Desta forma, temos a sequência F - V - V.
a) F – V – V.
b) V – V – V.
c) F – F – V.
d) V – V – F.
e) F – F – F.
Note bem o estudante que, apesar da última afirmativa provocar certa controvérsia por conta da sua redação deficiente, apenas a solução correta das duas primeiras seria mais do que suficiente para se encontrar a alternativa correta, pois apenas ela propunha a sequência iniciada por F - V. Em situações como essa, é importante que o candidato mantenha a calma e perceba que, mesmo quando o avaliador deixa a desejar, é possível encontrar o caminho certo para se superar a questão. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
Deixe um comentário