Sobre o Movimento Operário, considere as seguintes proposições: I. “A classe operária no Brasil organizou-se em torno de sindicatos de várias correntes políticas, muitas vezes opositoras entre si”.
II. “Os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do movimento operário e na criação de jornais que circulavam, defendendo idéias anarquistas e socialistas”.
III. “Dentre as correntes políticas que influenciaram o movimento operário, destacou-se a corrente católica, que ratificava o anarquismo e defendia a greve como principal instrumento de luta dos operários na busca de conquistas”.
IV. “O Estado reprimia duramente as manifestações políticas de rua, que contrariavam seus interesses; por esse motivo, o sindicato instituiu a Lei Adolfo Gordo, que proibiu a expulsão de lideranças operárias de origem estrangeira”.
Estão corretas
- A) somente I e II.
- B) somente II e III.
- C) somente III e IV.
- D) somente II, III e IV.
- E) I, II, III e IV.
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é letra A) somente I e II.
Explicação:
I. Correta. A classe operária no Brasil realmente se organizou em torno de sindicatos de várias correntes políticas, muitas vezes opositoras entre si, como os anarquistas, socialistas e comunistas. Cada uma dessas correntes tinha suas próprias ideologias e métodos de luta.
II. Correta. Os operários imigrantes tiveram um papel significativo na organização política do movimento operário e na criação de jornais que circularam ideias anarquistas e socialistas, influenciando fortemente o movimento operário brasileiro.
III. Incorreta. A corrente católica não ratificava o anarquismo nem defendia a greve como principal instrumento de luta. Na verdade, a Igreja Católica geralmente era conservadora em relação ao movimento operário e procurava mediar conflitos de forma pacífica.
IV. Incorreta. A Lei Adolfo Gordo, na verdade, permitia a expulsão de estrangeiros envolvidos em atividades consideradas subversivas, como lideranças operárias, e não o contrário. Esta lei foi uma forma de repressão aos movimentos operários de origem estrangeira.
Deixe um comentário