Sobre o movimento tenentista, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Coluna Prestes realizou uma marcha que percorreu 24 mil quilômetros pelo interior do Brasil entre 1930 e 1932.
( ) A Revolta do Forte de Copacabana foi motivada pela repressão ao Clube Militar pelo governo federal e eclodiu em 5 de julho de 1922 e.
( ) O tenentismo foi um movimento associado principalmente à Marinha, embora também tenha tido alguma ressonância menos expressiva no Exército.
( ) O movimento que foi chamada de Segundo Cinco de Julho aconteceu em São Paulo, em 1924, e tinha como objetivo derrubar o governo do presidente Artur Bernardes.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A) V – V – F – F
- B) F – F – V – V
- C) V – F – V – F
- D) F – V – F – V
Resposta:
A alternativa correta é letra D) F – V – F – V
Gabarito: Letra D
A sequência correta é: F – V – F – V
Vamos analisar as proposições:
(F) A Coluna Prestes realizou uma marcha que percorreu 24 mil quilômetros pelo interior do Brasil entre 1930 e 1932.
A Coluna Prestes (ou Coluna Prestes-Miguel Costa) reuniu forças tenentistas de São Paulo e Rio Grande do Sul, em Foz do Iguaçu, Paraná, para juntas percorrerem mais de 24 km visando arregimentar o apoio da população para o início de novas revoltas contra o governo e as oligarquias. Teve como líderes Carlos Prestes e Miguel Costa e ocorreu entre os anos de 1924 e 1927.
(V) A Revolta do Forte de Copacabana foi motivada pela repressão ao Clube Militar pelo governo federal e eclodiu em 5 de julho de 1922
A Revolta do Forte de Copacabana faz parte do movimento Tenentista e ocorreu em 05 de julho de 1922, tendo como líder o tenente-coronel Euclides Hermes da Fonseca, filho do Marechal Hermes da Fonseca. Tudo começou com a luta armada que eclodiu no Recife entre seguidores de Artur Bernardes e de Nilo Peçanha (que haviam concorrido as eleições de 1922). Presidente do Clube Militar, o marechal e ex-presidente Hermes da Fonseca apoiou os partidários de Nilo Peçanha. Em represália, o governo de Artur Bernardes fechou o Clube Militar e mandou prender o marechal. Devido a esse ato o filho do Marechal buscou organizar uma revolta com o objetivo de impedir a posse do presidente Artur Bernardes, plano que foi acelerado no momento em que o governo buscou trocar o comando do Forte de Copacabana.
(F) O tenentismo foi um movimento associado principalmente à Marinha, embora também tenha tido alguma ressonância menos expressiva no Exército.
O tenentismo foi um movimento principalmente associado ao Exército. Era composto por jovens oficiais das Forças Armadas, especialmente tenentes. Formado por uma série de rebeliões, o movimento político-militar, que ficou conhecido como tenentismo, pretendia conquistar o poder através da luta armada e promover reformas na Primeira República.
(V) O movimento que foi chamada de Segundo Cinco de Julho aconteceu em São Paulo, em 1924, e tinha como objetivo derrubar o governo do presidente Artur Bernardes.
Dois anos após a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, em 5 de julho de 1924, novas rebeliões tenentistas eclodiram na cidade de São Paulo visando a derrubada do governo de Artur Bernardes, essa revolta ficou conhecida também pelo nome de Segundo Cinco de Julho.
Referências:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
CAMPOS, Flavio de. A escrita da história: ensino médio: volume único. 1ª ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário