Sobre o Tenentismo, analise as afirmativas e marque a opção correta.
I. Crítico às fraudes eleitorais e ao domínio das oligarquias, o Tenentismo pautou-se pela defesa de uma democracia ampla no País.
II. Contrário ao domínio das oligarquias, o Tenentismo transitou progressivamente de uma conduta de caráter corporativo para a defesa crescente de propostas de transformação política para o País.
III. Apesar de críticos do sistema político vigente, os tenentes rebeldes da década de 1920 mantiveram uma conduta de neutralidade quando do golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder em 1930.
- A) Somente I é correta.
- B) Somente II é correta.
- C) Somente III é correta.
- D) Somente I e II são corretas.
- E) Somente II e III são corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Somente II é correta.
Gabarito: ALTERNATIVA B
Sobre o Tenentismo, analise as afirmativas e marque a opção correta.
- I. Crítico às fraudes eleitorais e ao domínio das oligarquias, o Tenentismo pautou-se pela defesa de uma democracia ampla no País.
De fato, o Tenentismo interpretava que a Primeira República (1889-1930) havia traído os fundamentos do pensamento republicano do século XIX. Nessa perspectiva, a ascensão das oligarquias e as violações à cidadania eram interpretadas como causas maiores do atraso brasileiro e do travamento do progresso pressuposto pela República. No entanto, isso não implica dizer que os tenentistas eram unanimemente democratas, uma vez que havia, sim, uma expressão de modernização autoritária. Ainda que houvesse sinceros republicanos e democratas nos movimentos tenentistas, não se pode descartar a existência de uma visão profundamente marcada pelo autoritarismo, segundo a qual o salto qualitativo dos processos brasileiros só seriam acelerados por um projeto centralizado e um Estado forte. Afirmativa falsa.
- II. Contrário ao domínio das oligarquias, o Tenentismo transitou progressivamente de uma conduta de caráter corporativo para a defesa crescente de propostas de transformação política para o País.
O tenentismo foi, de maneira geral, uma série de movimentos armados que partiram de parcelas do jovem oficialato do Exército que viam na República Velha uma traição aos princípios que animaram a Proclamação da República (1889). Para aqueles jovens, a realidade política brasileira e o estabelecimento das oligarquias agroexportadoras no centro do poder traíam os princípios fundamentais do positivismo que o próprio Exército encampara para derrubar a monarquia; e o tenentismo encarnava uma releitura e uma revitalização do pensamento positivista em ação na política brasileira. Sem abandonar certas reivindicações corporativistas e com os levantes armados de São Paulo (Revolta Paulista de 1924) e do Rio de Janeiro (Revolta dos 18 do Forte de 1922), o tenentismo, ainda que não tenha ameaçado de fato o governo central no campo de batalha, marcou uma posição importante na vida brasileira e abriu um ciclo de revoltas que marcaria a década de 1920. Entre 1925 e 1927, a Coluna Miguel Costa-Prestes percorreria todo o país sob esse horizonte positivista e com a vontade de superação do atraso estrutural brasileiro que era mantido pela República Velha. Desse caldo de cultura, Getúlio Vargas - claro herdeiro do positivismo gaúcho - disputaria as eleições presidenciais de 1930 com grandes chances de vitória após a cisão entre as oligarquias mineira e paulista. Sua candidatura contava com o apoio de elites descontentes com o governo central e dos dissidentes mineiros, que romperam com os paulistas após estes romperem os acordos de sucessão presidencial. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. Apesar de críticos do sistema político vigente, os tenentes rebeldes da década de 1920 mantiveram uma conduta de neutralidade quando do golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder em 1930.
O movimento de 1930 marcou a chegada do tenentismo/positivismo ao poder sob um acordo com algumas elites, de forma que o projeto de ruptura de estruturas e de modernização do país passaria por alguma instância de negociação com os poderes e as oligarquias estaduais. Paralelamente, uma outra versão desse tenentismo entendia que apenas uma ruptura total com as oligarquias poderia levar à verdadeira superação das mazelas brasileiras e acabou por, já na década de 1930, aproximar-se do comunismo sob a liderança de Luís Carlos Prestes. Essa nova identidade ideológica não se verificava nas manifestações originais do tenentismo, mas ganhou certa expressão entre os positivistas descontentes com Vargas e com as composições conservadoras do novo desenvolvimentismo e entrou em rota de colisão frontal com o governo resultante do movimento de 1930. Ou seja, a chegada de Vargas ao poder em 1930 é uma decorrência do pensamento tenentista, bem como provocaria dissidências tenentistas à esquerda - sendo, por óbvio, o caso de Prestes o mais emblemático deles. Afirmativa falsa.
Assim, é verdadeira a afirmativa II.
a) Somente I é correta.
b) Somente II é correta.
c) Somente III é correta.
d) Somente I e II são corretas.
e) Somente II e III são corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
Deixe um comentário