Texto associado
“Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados”.
CUNHA, Euclides da. Os sertões: (campanha de Canudos). 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, Imprensa Oficial do Estado, Arquivo do Estado, 2001, p.778.
O excerto acima, retirado do livro Os Sertões, obra publicada em 1902 por Euclides da Cunha, refere-se a um dos principais conflitos da história do Brasil. Sobre este conflito, assinale a alternativa incorreta.
- A) O fenômeno do messianismo é fundamental para compreender o contexto da Guerra de Canudos, sobretudo pelo papel de Antônio Conselheiro na liderança do movimento através de sua figura profética
- B) O movimento assinala um período histórico importante do país, já que se situava entre a queda da monarquia e a instalação do regime republicano
- C) Embora as pregações do líder Antônio Conselheiro possuíssem elementos religiosos, a indignação contra a seca, a fome e a completa desassistência por parte do governo brasileiro também fizeram parte do cotidiano do movimento
- D) A forte violência por parte do governo brasileiro para extinguir o movimento impediu que outras revoltas ocorressem no período
- E) A destruição de Canudos só foi possível depois de quatro tentativas
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A forte violência por parte do governo brasileiro para extinguir o movimento impediu que outras revoltas ocorressem no período
Gabarito: Letra D
A forte violência por parte do governo brasileiro para extinguir o movimento impediu que outras revoltas ocorressem no período.
A questão quer saber qual das alternativas é a incorreta.
A forte violência do governo brasileiro contra Canudos, na Primeira República, não impediu que outras revoltas ocorressem no período. Além da Guerra de Canudos (1893-1897), são revoltas desse período: Revolta da Vacina (1904), Revolta da Chibata (1910), Guerra do Contestado (1912-1916), entre outras. Todas posteriores aos acontecimentos de Canudos.
A questão pede que assinalemos a alternativa incorreta sobre a Guerra de Canudos, as demais alternativas possuem afirmativas corretas sobre Canudos e, portanto, não respondem corretamente o que pede a questão.
Letra A: O fenômeno do messianismo é fundamental para compreender o contexto da Guerra de Canudos, sobretudo pelo papel de Antônio Conselheiro na liderança do movimento através de sua figura profética.
Os dois principais movimentos messiânicos da Primeira República foram os de Canudos e do Contestado, ambos surgiram como comunidades criadas por um líder religioso e se caracterizaram pela religiosidade e sentimento de revolta dos sertanejos. A comunidade de Canudos tinha por líder religioso Antônio Conselheiro.
Letra B: O movimento assinala um período histórico importante do país, já que se situava entre a queda da monarquia e a instalação do regime republicano.
O período histórico no qual o movimento de Canudos se situa é de extrema importância, visto que a comunidade de Canudos foi perseguida sob a justificativa de que se tratava de uma comunidade monarquista, em um momento em que a República recém instaurada ainda procurava se firmar, tal versão, que predominou à época, foi suficiente para convencer a opinião pública da necessidade de se combater a comunidade de Canudos, composta, na verdade, por sertanejos que buscavam fugir da fome e da violência do coronelismo local.
Letra C: Embora as pregações do líder Antônio Conselheiro possuíssem elementos religiosos, a indignação contra a seca, a fome e a completa desassistência por parte do governo brasileiro também fizeram parte do cotidiano do movimento.
A comunidade de Canudos reuniu sertanejos que buscavam paz e justiça social em meio à fome e à seca do sertão nordestino. Para lidar com a desassistência em que viviam criaram uma comunidade onde se praticava o sistema comunitário no qual as colheitas, rebanho e fruto do trabalho eram repartidos e os excedentes eram vendidos ou trocados com os povoados vizinhos. Além disso, não havia cobrança de tributos e existiam regras próprias, como a proibição da prostituição e da venda de bebidas alcoólicas.
Letra E: A destruição de Canudos só foi possível depois de quatro tentativas.
Foi somente na quarta expedição, com 10 mil homens, em outubro de 1897, que Canudos foi destruído e sua população massacrada.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário