Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um livro fundamental para analisar as contradições presentes nos primeiros anos da República é Os Sertões, publicado em 1902 por Euclides da Cunha, obra primordial para o conhecimento do Brasil. Assinale a alternativa que identifica o episódio da História que é apresentado no livro.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Guerra de Canudos .

Gabarito: ALTERNATIVA A

  
  • Um livro fundamental para analisar as contradições presentes nos primeiros anos da República é Os Sertões, publicado em 1902 por Euclides da Cunha, obra primordial para o conhecimento do Brasil. Assinale a alternativa que identifica o episódio da História que é apresentado no livro.

Euclides da Cunha foi o enviado do jornal "O Estado de S. Paulo" para cobrir a Guerra de Canudos, que se desenrolou entre 1896 e 1897 no sertão baiano. Sob a liderança messiânica de Antônio Conselheiro, toda uma sociedade sertaneja levantou o arraial de Canudos no semi-árido da Bahia logo nos primeiros anos da Primeira República (1889-1930). Com um discurso profundamente marcado pela religião, Conselheiro dava um sentido maior àquela comunidade marcada pela seca e pelas iniquidades da região, identificando na República uma corrupção contra a ordem divina, esperando um restabelecimento mítico da ordem monárquica, o que revelaria um período novo àquela população.

 

Entre o milagre da fé popular e a compreensão aguda das dificuldades da vida sertaneja, a vida em Canudos ecoava tanto uma forma de sebastianismo tropical quanto uma crítica social contundente. O positivismo da República e do Exército brasileiro interpretou aquela manifestação como um risco maior à ordem geral do país, optando pelo enfrentamento armado após o arraial mostrar resistência às ordens do governo regular.

 

"Os Sertões", além de uma importantíssima obra da literatura brasileira, converteu-se num dos maiores documentos sobre o as quatro expedições militares que se abateram sobre Canudos até a sua destruição completa. Entre o cientificismo típico do período e reflexões argutas sobre os acontecimentos, Euclides da Cunha elaborou um dos livros mais importantes já escritos no Brasil, saudado tanto como arte quanto como registro de uma realidade brasileira invisível para os principais centros urbanos naquele início do século XX.

 

a)  Guerra de Canudos.

  • b)  Revolta da Chibata.

Ocorrida em 1910, tratou-se de um motim naval liderado pelo marinheiro João Cândido. Tomando de assalto uma embarcação, os revoltosos expunham o racismo estrutural da Marinha do Brasil, que mantinha os castigos físicos como instrumento de disciplina, o que dava vazão a um profundo racismo dentro do serviço naval. Alternativa errada.

 
  • c)  Revolta da Vacina.

Motim popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904. Em meio às grandes reformas urbanísticas e sanitárias da capital federal naquele início do século, governo decretara a obrigatoriedade da vacina contra a varíola sem antes organizar nenhuma forma de conscientização e de abordagem de saúde pública. As violações contra a individualidade e o sistemático desrespeito contra as classes mais baixas geraram uma gravíssima tensão na cidade, que foi traduzida num levante generalizado e desorganizado da população. Alternativa errada.

 
  • d)  Guerra do Contestado.

Ocorrida na faixa oeste entre Santa Catarina e Paraná, a Guerra do Contestado unia a profunda insatisfação de pequenos proprietários contra violações à propriedade durante obras de expansão da malha ferroviária na região com um profundo sentimento religioso de ordem messiânica. Interpretando aquelas formas de progresso e de desenvolvimento levadas pelos governos feral e estaduais como manifestações do mal, essas populações arrastaram uma guerra civil na região entre 1912 e 1916. Alternativa errada.

 
  • e)  Revolta dos Tenentes.

O tenentismo foi, de maneira geral, uma série de movimentos armados que partiram de parcelas do jovem oficialato do Exército que viam na República Velha uma traição aos princípios que animaram a Proclamação da República (1889). Para aqueles jovens, a realidade política brasileira e o estabelecimento das oligarquias agroexportadoras no centro do poder traíam os princípios fundamentais do positivismo que o próprio Exército encampara para derrubar a monarquia; e o tenentismo encarnava uma releitura e uma revitalização do pensamento positivista em ação na política brasileira. Alternativa errada.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *