Uma das folhas de ontem estampou (…) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo diplomático, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar ao país o exemplo das maneiras mais distintas e dos costumes mais reservados elevaram o Corta-jaca à altura de uma instituição social. Mas o Corta-jaca de que eu ouvira falar há muito tempo, que vem a ser ele, Sr. Presidente?A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do cateretê e do samba. Mas nas recepções presidenciais o “Corta-jaca” é executado com todas as honras da música de Wagner, e não se quer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubesçam e que a mocidade se ria!
Discurso do senador Rui Barbosa, Diário do Congresso Nacional, 8/11/1914, p. 2789.
A partir do texto, identifique a alternativa correta:
- A) Acrítica permite compreender que, apesar da mudança de regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.
- B) O discurso elogia os esforços para compatibilizar a cultura republicana com as práticas e tradições dos grupos populares.
- C) A eclosão da Primeira Guerra Mundial contribuiu para a difusão de uma política cultural de caráter nacionalista e excludente.
- D) O programa musical adotado na recepção revelava tendências modernistas ao conferir status de arte às danças populares.
- E) A apresentação do maxixe Corta- jaca indicava uma resposta para contornar a xenofobia e eugenia presentes na cultura oficial.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Acrítica permite compreender que, apesar da mudança de regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.
Gabarito: Letra A
A crítica permite compreender que, apesar da mudança de regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.
Em sua fala o senador Rui Barbosa tece uma crítica ao uso do maxixe intitulado Corta-jaca na recepção presidencial realizada no início do mês de novembro de 1914.
Tratando a música e a dança como selvagem, “irmã gêmea do batuque, do cateretê e do samba”, Rui Barbosa desvaloriza a produção nacional e popular enaltecendo, em contrapartida, a música europeia, em sua fala representada pela citação do compositor de música clássica alemão Richard Wagner. De acordo com a visão de Rui Barbosa, que aqui representa as elites republicanas, a recepção presidencial deveria prezar por apresentar as culturas mais distintas e reservadas, ou seja, a música clássica cultuada pelos mais nobres e mais ricos da sociedade brasileira.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: O discurso elogia os esforços para compatibilizar a cultura republicana com as práticas e tradições dos grupos populares.
O discurso faz uma crítica, e não um elogio, a essa compatibilização entre cultura republicana e música popular.
Letra C: A eclosão da Primeira Guerra Mundial contribuiu para a difusão de uma política cultural de caráter nacionalista e excludente.
O ano de 1914 foi o ano de eclosão da Primeira Guerra Mundial, mas essa não contribuiu para a difusão de uma política cultural de caráter nacionalista e excludente. Além disso, no Brasil, as elites cultuavam ainda uma cultura clássica europeia, e não nacionalista.
Letra D: O programa musical adotado na recepção revelava tendências modernistas ao conferir status de arte às danças populares.
O programa musical adotado na recepção não revelava tendências modernistas, pois o movimento modernista brasileiro só ocorreria anos depois, em 1922.
Letra E: A apresentação do maxixe Corta- jaca indicava uma resposta para contornar a xenofobia e eugenia presentes na cultura oficial.
Não existia uma xenofobia ou uma eugenia na cultura oficial republicana dessa época. A cultura seguida pelas elites era europeia e não nacional, e as teses eugênicas ainda estavam chegando ao Brasil.
Referência:
Discurso do senador Rui Barbosa, Diário do Congresso Nacional, 8/11/1914, p. 2789.
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