Uma série de incidentes ocorridos no início dos anos 20 iria recolocar na ordem do dia a participação dos militares na política. O episódio das chamadas “cartas falsas” foi um deles. Em outubro de 1921, o jornal carioca Correio da Manhã publicou duas cartas que atribuíam a Bernardes críticas ao Exército e ao presidente do Clube Militar, o ex-presidente da República Hermes da Fonseca, criando uma indisposição completa entre o candidato da situação e segmentos militares. Ainda que Bernardes tenha vencido a eleição, estava preparado o caminho para a eclosão da primeira revolta de “tenentes”, em julho de 1922. O incidente permitiu que dois movimentos de origens distintas – a rebeldia militar e a Reação Republicana – se articulassem para contestar as estruturas políticas da Primeira República.
[Marieta de Moraes Ferreira, O que querem os tenentes?
In Luciano Figueiredo (org.), História do Brasil para ocupados]
Ainda sobre o tenentismo, é correto afirmar:
- A) constituiu-se em uma série de movimentos militares, presentes nos anos 1920 e parte dos anos 1930, a partir da liderança da jovem oficialidade das forças armadas, e defendia o fortalecimento da instituição militar, a moralização dos costumes políticos e um Estado centralizado com o intuito de modernizar o Brasil.
- B) fundava-se nas concepções democráticas oriundas dos preceitos constitucionais estadunidenses e defendia, a partir de 1922, a ampliação dos direitos sociais e econômicos dos brasileiros por meio da ação intervencionista do Estado, da ampliação do federalismo e da opção pela indústria de base.
- C) organizava-se a partir dos militares de mais baixa patente, em especial os não oficiais, e defendeu permanentemente, desde a Proclamação da República, que a riqueza nacional derivava da agricultura e apoiava, dessa forma, os projetos econômicos das oligarquias rurais.
- D) estabeleceu-se no início da década de 1910 e tem suas origens vinculadas ao objetivo de construir uma sociedade radicalmente democrática, com a ampliação do direito ao voto para todos os brasileiros, inclusive às mulheres, e a instituição de uma reforma agrária que atingisse a maior parte dos homens do campo.
- E) compunha-se dos setores mais radicalizados das forças armadas que, desde a década de 1910, defendiam profundas transformações na sociedade brasileira, com a instituição de uma ampla legislação trabalhista de cunho socializante e uma aliança tática com as lideranças do nascente movimento operário.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é A) constituiu-se em uma série de movimentos militares, presentes nos anos 1920 e parte dos anos 1930, a partir da liderança da jovem oficialidade das forças armadas, e defendia o fortalecimento da instituição militar, a moralização dos costumes políticos e um Estado centralizado com o intuito de modernizar o Brasil.
Explicação
O tenentismo foi um movimento militar que surgiu na década de 1920, liderado por jovens oficiais das forças armadas. Eles defendiam a modernização do Brasil, o fortalecimento da instituição militar e a moralização dos costumes políticos. Além disso, eles também defendiam a criação de um Estado centralizado, que pudesse impulsionar o desenvolvimento do país.
O episódio das "cartas falsas" em 1921, que envolveu o candidato à presidência Artur Bernardes, foi um dos incidentes que contribuiu para o surgimento do tenentismo. A publicação de cartas falsas que atribuíam críticas ao Exército e ao presidente do Clube Militar, Hermes da Fonseca, criou uma indisposição entre Bernardes e segmentos militares, o que preparou o caminho para a eclosão da primeira revolta de "tenentes" em julho de 1922.
Deixe um comentário