(URCA/2022.1)Leia a letra da canção:
“[…] rubras cascatas jorravam das costas dos negros Entre cantos e chibatas inundando o coração Do pessoal do porão que a exemplo do marinheiro Gritava: Não! […] Glória a todas as lutas inglórias Que através de nossa história Não esquecemos jamais! Salve o navegante negro Que tem por monumento As pedras pisadas do cais…”
(In: Elis Regina, Mestre Sala dos Mares. Música de João Bosco e Aldir Blanc.CD Elis ao Vivo, Velas, 1985)
Em novembro de 1910 ocorreu o movimento de marinheiros liderados por João Cândido Felisberto, conhecido como Revolta da Chibata. Dentre as causas e reivindicações dos revoltosos está correta a alternativa:
- A) Autonomia política para o Estado de São Paulo, criação de uma nova constituição para o Brasil.
- B) Fim dos castigos corporais aos praças da Marinha, aumento do soldo, melhoria das condições de trabalho.
- C) Defesa do voto secreto e do sufrágio feminino.
- D) Garantia do direito de propriedade aos donos de terra, implantação do voto censitário.
- E) Mais poder para os oficiais da Marinha sobre os praças, a volta do regime monárquico.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Fim dos castigos corporais aos praças da Marinha, aumento do soldo, melhoria das condições de trabalho.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar as causas e reivindicações corretas da Revolta da Chibata.
B) Fim dos castigos corporais aos praças da Marinha, aumento do soldo, melhoria das condições de trabalho.
CORRETO. A Revolta da Chibata foi um movimento liderado por marinheiros, que reivindicavam o fim dos castigos corporais aos praças da Marinha, o aumento do soldo e a melhoria das condições de trabalho. Os castigos corporais, em especial a chibata, eram práticas comuns na Marinha brasileira, e eram aplicados como forma de punição aos marinheiros. Além disso, as condições de trabalho eram precárias e os salários eram baixos. As reivindicações dos marinheiros foram atendidas parcialmente, com o fim dos castigos corporais, mas as demais demandas não foram plenamente atendidas. Portanto, esta alternativa está correta.
As demais alternativas estão incorretas:
A) Autonomia política para o Estado de São Paulo, criação de uma nova constituição para o Brasil.
INCORRETO. A Revolta da Chibata não teve como causa a autonomia política para o Estado de São Paulo nem a criação de uma nova constituição para o Brasil. Essas demandas não correspondem ao contexto e às reivindicações dos marinheiros na época. Alternativa errada.
C) Defesa do voto secreto e do sufrágio feminino.
INCORRETO. A Revolta da Chibata não teve como causa a defesa do voto secreto e do sufrágio feminino. Essas demandas não correspondem ao contexto e às reivindicações dos marinheiros na época. Alternativa errada.
D) Garantia do direito de propriedade aos donos de terra, implantação do voto censitário.
INCORRETO. A Revolta da Chibata não teve como causa a garantia do direito de propriedade aos donos de terra nem a implantação do voto censitário. Essas demandas não correspondem ao contexto e às reivindicações dos marinheiros na época. Alternativa errada.
E) Mais poder para os oficiais da Marinha sobre os praças, a volta do regime monárquico.
INCORRETO. A Revolta da Chibata não teve como causa o pedido por mais poder para os oficiais da Marinha sobre os praças nem a volta do regime monárquico. Pelo contrário, os marinheiros reivindicavam o fim dos castigos corporais, que eram aplicados pelos oficiais, e melhores condições de trabalho. Alternativa errada.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.
Deixe um comentário