ZIRALDO. 20 anos de prontidão. In: LEMOS,R.(Org.). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001.
No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela
- A) priorização da segurança nacional.
- B) captação de financiamentos estrangeiros.
- C) execução de cortes nos gastos públicos.
- D) nacionalização de empresas multinacionais.
- E) promoção de políticas de distribuição de renda.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) captação de financiamentos estrangeiros.
Gabarito: Letra B
Por interpretação da charge podemos afirmar que a resposta é a que menciona sobre a captação de financiamentos estrangeiros, pois a personagem feminina ao ler o jornal diz que “entraram no país três bilhões de dólares”, uma moeda estrangeira, pertencente aos EUA.
O chamado “milagre econômico”, que vai de 1969 a 1973, trouxe um crescimento econômico enorme para o país.
Essa ascensão econômica só foi possível pela quantidade de recursos financeiros externos, ou seja, países em crescimento econômico como o Brasil, tomaram empréstimos dos órgãos financeiros mundiais.
Dentre os resultados dessa aquisição de dinheiro externo podemos destacar o aumento da dívida externa e a má distribuição de renda interna, fazendo com que o número de ricos aumentasse no país.
Nos governos posteriores, Geisel e Figueiredo, a obtenção de empréstimos para alavancar o país continuou e a dívida externa também seguiu crescendo. E para conter a dívida externa a saída era obter novos empréstimos estrangeiros, formando uma “bola de neve”.
Deixe um comentário