Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Disponível em: <http://www.goggle.com.br> Acesso em: 11 out. 2011.

Na charge de Angeli apresentada acima, o primeiro quadrinho, intitulado “Pós-milagre!” refere-se a um momento posterior ao período conhecido como o do Milagre Brasileiro.

Esse período, ainda influenciado pelos anos do milagre, é caracterizado pela(o)

Resposta:

A alternativa correta é letra E) crescimento econômico, apesar da elevada concentração de renda

Gabarito: Letra E

 

A questão versa sobre as características do milagre econômico brasileiro. Analisemos as alternativas em busca da afirmativa correta.

 

a)  adoção de leis trabalhistas, no contexto do Estado Novo.  

Incorreta: A adoção de leis trabalhistas ocorreu durante a Era Vargas (1930-1945), não tendo, pois, relação com o período do milagre econômico, ocorrido durante o governo Médici (1969-1974) e nem com o período do pós-milagre, durante o governo Geisel (1974-1979).

 

b)  busca de alternativas ambientais, devido ao efeito estufa  

Incorreta: Durante o período do milagre econômico, ocorrido no governo Médici (1969-1974) a busca por alternativas ambientais ou o efeito estufa não era uma preocupação, não sendo essa, portanto, uma das características do período do milagre e nem do período do pós-milagre, durante o governo Geisel (1974-1979).

 

c)  arrancada do desenvolvimento econômico, com atendimento das necessidades básicas de toda população  

Incorreta: O período do milagre foi de grande desenvolvimento econômico, mas não de atendimento das necessidades básicas de toda população, tendo em vista a alta concentração de renda nesse momento de nossa história.

 

d)  derrocada dos índices de crescimento da produção, especialmente no setor industrial  

Incorreta: O período do milagre foi de grande desenvolvimento econômico e não de derrocada da produção ou do setor industrial.

 

e)  crescimento econômico, apesar da elevada concentração de renda

 

Correta: A economia do período da Ditadura (1964-1985) foi beneficiada pela conjuntura internacional e a concessão de empréstimos a juros baixos que permitiu ao Brasil vivenciar, durante o governo Médici (1969-1974), o que ficou conhecido como “milagre econômico”, ou seja, um período de desenvolvimento econômico com grandes investimentos do governo federal em setores estratégicos para a economia brasileira, como os setores siderúrgico, petroquímico, de transportes, construção naval e mineração.

A política que regia o “milagre” estimulava o crescimento econômico, mas ao mesmo tempo favorecia a concentração de renda. O lema desse período era “fazer o bolo crescer para depois dividi-lo”. O bolo cresceu, mas foi dividido de forma desigual, gerando elevada concentração de riqueza e renda, fazendo com que o crescimento geral da economia (medido pelo PIB) não se traduzissem em condições de vida mais satisfatórias para a maioria da população.

Porém, essa fase de desenvolvimento econômico não durou muito tempo, e o governo Geisel (1974-1979) teve que conviver com os sinais de esgotamento do “milagre econômico” e, consequentemente, da ditadura militar, entre os quais a alta da inflação, o aumento da dívida externa e a elevada concentração de renda.

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *