A combinação de extraordinário crescimento econômico com taxas relativamente baixas de inflação ficou conhecida como “milagre brasileiro”, no auge do regime militar, entre 1969 e 1973. A respeito desse tema, julgue C ou E.Os resultados positivos do período deveram-se, em larga medida, à situação econômica mundial caracterizada pela ampla disponibilidade de capitais.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CORRETO
A combinação de extraordinário crescimento econômico com taxas relativamente baixas de inflação ficou conhecida como “milagre brasileiro”, no auge do regime militar, entre 1969 e 1973. A respeito desse tema, julgue C ou E.
- Os resultados positivos do período deveram-se, em larga medida, à situação econômica mundial caracterizada pela ampla disponibilidade de capitais.
O modelo nacional-desenvolvimentista adotado pelo regime militar brasileiro tinha no Estado o vetor fundamental de dinamização da economia. Segundo o modelo, caberia ao Estado realizar tanto os investimentos necessários em infraestrutura quanto capitanear as atividades empresariais que exigissem quantidades robustas de capital e fossem consideradas estratégicas - como exploração de petróleo, telecomunicações e siderurgia. A partir dos investimentos estatais, o parque industrial sob controle da iniciativa privada seria ativado pela nova demanda, uma vez que o país protegia seu mercado doméstico para consolidar a industrialização pela substituição de importações.
Dado que o país tem níveis historicamente baixos de poupança doméstica e que a situação fiscal seguia inspirando cuidados, os massivos investimentos combinados para o desenvolvimento foram possibilitados por importante endividamento externo. No entanto, é preciso que o estudante tenha claro que a ideia não era despropositada: naquele momento, o sistema financeiro internacional tinha juros muito baixos que eram superados pelos rendimentos dos investimentos produtivos. Isto é, a recuperação econômica do Japão e da Europa, a ascensão dos exportadores de petróleo e a política monetária expansionista dos EUA tinham criado tal oferta internacional de capitais que as taxas de juros praticadas eram incomparavelmente mais baixas, ao passo que a industrialização permitiria ao Brasil honrar esses compromissos. Dentro desse horizonte, a estratégia adotada observava de maneira sofisticada a situação financeira internacional, que seria chave importantíssima para financiar o esforço desenvolvimentista brasileiro, o que levou a dívida externa brasileira saltar de US$ 4,09 bilhões em 1968 para US$ 20,03 bilhões em 1974. Portanto, item CORRETO.
Deixe um comentário