Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A combinação de extraordinário crescimento econômico com taxas relativamente baixas de inflação ficou conhecida como “milagre brasileiro”, no auge do regime militar, entre 1969 e 1973. A respeito desse tema, julgue C ou E.Um dos pilares do “milagre” foi a farta contratação de empréstimos externos, prática igualmente seguida por outros países em desenvolvimento.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito: CORRETO

  

A combinação de extraordinário crescimento econômico com taxas relativamente baixas de inflação ficou conhecida como “milagre brasileiro”, no auge do regime militar, entre 1969 e 1973. A respeito desse tema, julgue C ou E.
 

  • Um dos pilares do “milagre” foi a farta contratação de empréstimos externos, prática igualmente seguida por outros países em desenvolvimento.

O nacional-desenvolvimentismo brasileiro tinha como vetor fundamental a ação do Estado para aquecer a economia e dar condições estruturais para a industrialização do país. Grandes investimentos em infraestrutura e na expansão energética eram necessários para suportar o esforço industrialista que se pretendia àquela altura e o projeto pressupunha a realização desses investimentos com grande velocidade. Além disso, a aceleração geral do crescimento também exigia uma indústria de base ampla e consolidada, o que demandava investimentos pesados que eram incompatíveis com os níveis domésticos de receita. Ou seja, o Estado também tomaria para si investimentos na indústria de base de maneira que as estatais criadas aquecessem a demanda de outros setores da economia, viabilizando essa nova fronteira industrial brasileira.

 

Com níveis de poupança historicamente baixos e com gastos fixos muito elevados, o Estado brasileiro não tinha condições imediatas de realizar aportes tão volumosos numa janela de tempo exígua - afinal, o projeto pressupunha esforços concertados e sistêmicos para o grande salto industrialista nacional. Internacionalmente, no entanto, a política monetária expansiva dos Estados Unidos, o reaquecimento geral das economias europeias e do Japão e a ascensão dos petro-dólares convergiriam para um cenário de abundância de capital no sistema financeiro internacional. Consequentemente, as taxas de juros internacionais estavam em patamares extremamente baixos, o que permitia a muitos países do Terceiro Mundo financiarem os gastos do Estado de maneira muito eficiente e com muita velocidade. Afinal, a rentabilidade dos investimentos produtivos superava com segurança as taxas de juros sobre os empréstimos contratados, possibilitando, naquele momento, sustentar um modelo de desenvolvimento. Há de se observa, por exemplo, que a dívida externa brasileira saltou de US$ 4,09 bilhões em 1968 para US$ 14,8 bilhões em 1974. Portanto, item CORRETO.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *