A economia vai bem, mas o povo vai mal.
(Revista Visão, página 47, 1974)
A frase proferida, segundo fontes da época, pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici, fazia referência
- A) à vinda das multinacionais norte-americanas para o país, aumentando a oferta de empregos, cujas vagas não foram preenchidas pela escassez de trabalhadores com qualificação para ocupar os cargos oferecidos.
- B) ao saneamento econômico do país, que permitiu a construção de obras como a Rodovia Transamazônica que, no entanto, comprometeram a saúde dos trabalhadores pelas condições de trabalho na floresta.
- C) ao crescimento econômico do país, bastante significativo em função do chamado “milagre brasileiro”, e à acentuação da desigualdade social em função da brutal concentração de renda.
- D) à tentativa de controle da inflação por meio da implantação de um novo padrão monetário, o Cruzeiro, objetivo não atingido pelo motivo de a nova moeda gerar um aumento do consumo pela população.
- E) aos esforços do governo militar no sentido de buscar a autonomia industrial e tecnológica do país, em oposição aos desejos da maior parte da população, favorável à entrada de capital estrangeiro.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) ao crescimento econômico do país, bastante significativo em função do chamado “milagre brasileiro”, e à acentuação da desigualdade social em função da brutal concentração de renda.
Gabarito: Letra C
A frase proferida pelo presidente Médici foi realizada no contexto do chamado Milagre Econômico, no qual o Brasil crescia economicamente, mas esse crescimento não beneficiava todas as camadas sociais, privilegiando apenas os mais ricos e boa parte da classe média.
Portanto, a economia crescia, mas a desigualdade social também, porque havia concentração de renda.
À época, o ministro Delfim Netto também proferiu uma frase emblemática ao dizer que era preciso deixar o bolo crescer para depois dividir. Mas o bolo crescia e não foi repartido entre todos.
Destacaremos as principais características do período do Milagre:
- Grande crescimento econômico
- Inflação entre 15 e 20%
- Modernização da indústria de base, telecomunicações, produção de energia, transportes
- Entrada de investimentos e empresas estrangeira
- Contenção de salários
- Concentração de renda
- Aumento da dívida externa
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: As multinacionais por si mesmas não produziram o Milagre. O crescimento econômico foi uma combinação de fatores, tais como, investimentos do Estado e oferta de capital estrangeiro. As empresas estrangeiras vieram para o Brasil, aumentaram a oferta de empregos, as vagas foram preenchidas, mas os salários eram baixos, pois como havia uma grande oferta de mão de obra, isso barateava o custo da produção, que se refletiu nos baixos salários pagos.
Letra B: Quando Médici disse que o povo ia mal não era uma questão de saúde, mas de finanças, pois havia uma desigualdade enorme no país.
Letra D: O controle da inflação era uma das metas do governo, que pretendia ter o índice abaixo de 10%, mas não conseguiu devido aos enormes gastos públicos feitos nas obras de infraestrutura.
Letra E: Não é possível afirmar que a maior parte da população era favorável à entrada de capital estrangeiro.
Resposta baseada na fonte:
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Deixe um comentário