A ideia de desenvolvimento, progresso e, principalmente, financiamentos, passa a ser associada à penetração das Empresas Multinacionais na economia nacional. O Estado passa, então, a utilizar de todos os meios para atrair as multinacionais, investindo em infraestrutura, numa política de incentivos fiscais e subsídios. Nasce, assim, a forma de capitalismo associado, com a aliança entre o Estado e a burguesia nacional e as empresas multinacionais. Neste sentido, percebe-se que a atuação do Estado deixa de ter um caráter genuinamente nacionalista, e passa a corresponder ao processo de internacionalização do capital.
FURNIEL, Ana Cristina da Matta. Amazônia – A ocupação de um espaço: internacionalização X soberania nacional (1960-1990). Dissertação (mestrado). Instituto de relações internacionais da PUC-RJ. Rio de Janeiro, 1993. P. 43. (Com adaptações).
Considerando a presença dos militares na Amazônia, podemos considerar com INCORRETO.
- A) Um dos principais objetivos dos militares ao tomarem o poder com o golpe de 1964, foi adotar a política desenvolvimentista no país.
- B) O Estado tomou para si a função de atrair a implementação das multinacionais no país – que trariam o suporte tecnológico e ao mesmo tempo optou pelos empréstimos externos como forma de acelerar o desenvolvimento.
- C) A abertura ao capital estrangeiro foi uma das marcas da política econômica do regime militar, apenas como exemplo da influência do capital estrangeiro na economia brasileira, em 1974, cerca de 30% do patrimônio líquido total da indústria de transformação das 5000 (cinco mil) maiores empresas do país estavam nas mãos de empresas estrangeiras.
- D) Como modelo de desenvolvimento privilegiado pelos militares, fez-se necessário a integração das diversas regiões do país ao processo de aceleração da industrialização e acumulação de capital.
- E) A região amazônica despontou, então, com grandes possibilidades atrativas para a iniciativa privada, dependendo apenas dos investimentos por parte do Estado na infraestrutura necessária, como a construção de estradas, instalação do setor de telecomunicações e, oferecendo incentivos fiscais às empresas nacionais e estrangeiras que se dispusessem a investir na área.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Um dos principais objetivos dos militares ao tomarem o poder com o golpe de 1964, foi adotar a política desenvolvimentista no país.
A afirmação está correta porque, após o golpe de 1964, os militares implementaram uma política econômica desenvolvimentista, que visava ao crescimento econômico e ao desenvolvimento do país. Essa política foi baseada na atração de investimentos estrangeiros, na criação de infraestrutura e na oferta de incentivos fiscais e subsídios às empresas multinacionais.
Essa política desenvolvimentista foi uma das principais características do regime militar, que buscou modernizar e industrializar o país, atraindo investimentos estrangeiros e promovendo o crescimento econômico.
Deixe um comentário