A vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial fez a democracia retornar a muitos governos derrotados, incluindo a Alemanha Ocidental e o Japão. O começo do fim do domínio colonial levou a democracia a algumas nações da África e de outros lugares. Alguns países latino-americanos, inclusive o Brasil, com o fim da era Vargas, constituíram democracias limitadas e instáveis. Nessa onda democrática, o Brasil passou por um período de grandes transformações.
Embora não se possa falar de uma liberdade plena, houve intensa efervescência política entre 1946 e 1964. Multiplicaram-se os movimentos sociais e a participação organizada de diferentes setores da sociedade passou a ecoar na atividade política.
BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo.
São Paulo: Thomson Learning, 2006, p.342. Adaptado.
Alguns cientistas sociais consideram a existência de algumas “ondas democráticas” importantes na história mundial. Uma dessas “ondas” inicia-se com o fim da Segunda Guerra Mundial, conforme apresentado no texto.
Um exemplo marcante desse contexto no Brasil é representado por
- A) greves de metalúrgicos na região industrial chamada “ABC paulista”
- B) movimento pela reforma agrária no Sudeste, chamado de “Ligas Camponesas”
- C) campanha em defesa da nacionalização do petróleo, chamada “O petróleo é nosso”
- D) criação de novos partidos políticos, inclusive o chamado “Partido dos Trabalhadores”
- E) manifestação em defesa do ensino de horário integral, chamada “Pelo horário integral no ensino público”
Resposta:
A alternativa correta é letra C) campanha em defesa da nacionalização do petróleo, chamada “O petróleo é nosso”
Gabarito: Letra C
A questão versa sobre o retorno à democracia no Brasil após a Segunda Guerra Mundial e os acontecimentos que marcam esse período. Analisemos as alternativas em busca da afirmativa correta.
a) greves de metalúrgicos na região industrial chamada “ABC paulista”
Incorreta: A greve dos metalúrgicos na região do ABC paulista (Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul) não ocorreu durante o período democrático que sucedeu o fim da Segunda Guerra Mundial, mas sim durante a Ditadura Militar (ou Civil-Militar) brasileira, mais especificamente no ano de 1978.
b) movimento pela reforma agrária no Sudeste, chamado de “Ligas Camponesas”
Incorreta: O movimento pela reforma agrária, mobilizado pelas chamadas Ligas Camponesas, não ocorreu com o período iniciado no final da Segunda Guerra (1945), mas sim bem no finalzinho do período democrático experimentado pelo Brasil entre os anos de 1946 e 1964. As ligas camponesas tiveram seu início na região Nordeste, onde se concentraram majoritariamente, mas depois se espalharam chegando também a Minas Gerais e ao interior do Rio de Janeiro. Apesar de surgirem ao final do período democrático, as ligas camponesas sofreram bastante repressão por parte de fazendeiros e da polícia, e experiências anteriores de ligas camponesas, associadas ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), foram reprimidas e perseguidas ainda no início do período democrático que sucedeu a Segunda Guerra Mundial.
c) campanha em defesa da nacionalização do petróleo, chamada “O petróleo é nosso”
Correta: A campanha em defesa da nacionalização do petróleo, chamada “O petróleo é nosso”, é um dos acontecimentos que marcam o período democrático iniciado no Brasil com o final da Segunda Guerra Mundial. Esse período democrático, que vai de 1946 a 1964, teve a democracia e o nacionalismo como ideias valorizadas pela sociedade brasileira da época. Havia uma crença de que a industrialização promovida por empresas de capital nacional e a defesa de riquezas naturais (como o petróleo) seriam capazes de tirar o Brasil do atraso econômico, elevando a renda da camada mais pobre da população e permitindo a superação da dependência dos países mais ricos. Assim, esses valores transformaram-se em programas defendidos pelo PTB, pelo PCB e outras agremiações de esquerda. A campanha “O petróleo é nosso” uniu trabalhistas, comunistas, sindicalistas, estudantes e militares que apoiaram em vários comícios o projeto de nacionalizar o petróleo. Em 1953, esse grupo obteve a vitória com a criação da Petrobrás, empresa estatal fundada por Getúlio Vargas.
d) criação de novos partidos políticos, inclusive o chamado “Partido dos Trabalhadores”.
Incorreta: A criação de novos partidos, como o “Partido dos Trabalhadores” (PT), não ocorreu durante o período democrático que sucedeu o fim da Segunda Guerra Mundial, mas sim durante a Ditadura Militar (ou Civil-Militar) brasileira, mais especificamente no ano de 1979, quando foi reestabelecido o pluripartidarismo no Brasil.
e) manifestação em defesa do ensino de horário integral, chamada “Pelo horário integral no ensino público”
Incorreta: A pauta do ensino de horário integral, contemplada pela Reforma do Ensino Médio, é atual, não pertencendo ao período democrático iniciado com o fim da Segunda Guerra Mundial. Além disso, não houve em nosso período nenhuma manifestação nomeada “Pelo horário integral no ensino público”.
Referências:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário