Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Apesar do propalado “Milagre Econômico”, ocorrido durante os governos militares estabelecidos após o golpe de 1964, constata-se que, nesse período, a dívida externa do Brasil passou de 3,1 bilhões de dólares, em 1964, para 95,8 bilhões em 1985; a inflação anual, entre idas e vindas, passou de 35% ao ano, em 1965, para uma inflação anual de 224% em 1984; em 1963, os trabalhadores que recebiam salário mínimo gastavam 40,97% de seu salário na compra da ração essencial mínima: após dez anos, esse gasto já passava de 60% do salário e, ao final do ciclo de governos militares, o gasto do trabalhador com alimentação atingia 74,38% do salário mínimo.

CAMPOS, Flávio de; DOLHNIKOFF, Miriam. Atlas História do Brasil. São Paulo: Scipione, 2000. COSTA, Edmilson Silva. A Política salarial no Brasil 1964-1985: 21 anos de arrocho salarial e acumulação predatória. Campinas-SP: [s.n.], 1996.

Considerando os dados econômicos referentes ao período dos governos militares no Brasil pós-1964, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra B) no período dos governos militares, apesar dos avanços estruturais, houve empobrecimento dos trabalhadores e aperto salarial.

Gabarito: ALTERNATIVA B

   

  

Considerando os dados econômicos referentes ao período dos governos militares no Brasil pós-1964, é correto afirmar que

  • a)  eles provam o fato de que os governos militares promoveram o fortalecimento econômico com distribuição de riqueza aos mais pobres.

Ora, a alternativa está em franco desacordo com o texto que inicia a questão. Fica muito claro que os mais pobres perderam significativo poder de compra no regime militar. Ou seja, houve um aumento importante processo de concentração de riquezas, principalmente à época do milagre econômico (1969-1973). Alternativa errada.

 
  • b)  no período dos governos militares, apesar dos avanços estruturais, houve empobrecimento dos trabalhadores e aperto salarial.

A ditadura militar (1964-1985) fez importantíssimos investimentos em infraestrutura e manteve níveis expressivos de crescimento do PIB ao ano. No entanto, conforme aponta o texto, no mesmo período, houve um grande processo de concentração de renda e de empobrecimento das classes menos abastadas, que foram especialmente atingidas pelo expressivo galope inflacionário. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • c)  os ótimos resultados econômicos foram o motivo de os governos militares terem permanecido até a eleição de Fernando Collor de Mello em 1989.

Mais uma vez, a alternativa vai de encontro às informações apresentadas no texto do enunciado. Os números apresentados no excerto mostram uma relevante deterioração dos índices macroeconômicos do Brasil no período militar; ou seja, não há que se dizer em "ótimos resultados econômicos". Além disso, a ditadura militar foi encerrada em 1985, quando Tancredo Neves venceu as eleições indiretas para presidente, o que marcaria a transição para o poder civil, inaugurando a Nova República. Alternativa errada.

 
  • d)  o Milagre Econômico baseou-se no aumento da produção de riqueza no país, aliado a uma forte política de distribuição igualitária de renda.

Podendo ser localizado, grosso modo, entre 1967 e 1973, o "milagre econômico brasileiro" ficou caracterizado por um período de altas taxas de crescimento, ainda que parte da capacidade de investimento fosse corroída por uma crescente inflacionária. No período, a inflação se manteve em patamares relativamente elevados, estando sempre acima dos 15% anuais; enquanto tanto exportações quanto importações quase quadruplicaram de valor no mesmo período. No entanto, conforme fica muito claro no enunciado, o processo de desenvolvimento ficaria marcado por uma severa acumulação de riqueza, com a inflação arrochando os salários dos mais pobres e agravando o quadro de desigualdade social no país. Alternativa errada.

   

Note, por fim, o estudante que as alternativas erradas estão em desacordo com as informações apresentadas no enunciado. Ou seja, bastava um esforço de interpretação de texto para eliminar as alternativas erradas, principalmente quanto à desigualdade social decorrente das políticas econômicas do período. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *