Loading [MathJax]/extensions/tex2jax.js
Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As afirmações a seguir referem-se ao Governo Médici (1969-1973), quando houve o período que ficou conhecido como “Milagre Econômico” ou “Milagre Brasileiro”:

I – A economia do Brasil cresceu, em média, 10 % ao ano.

II – O Brasil alcançou a autossuficiência em petróleo, auxiliado pela redução de consumo proporcionada pelo sucesso do Programa Proálcool.

III – Apesar do crescimento econômico, a inflação seguiu elevada, se comparada à dos anos que antecederam o regime militar.

IV – O estímulo ao investimento externo foi essencial para o crescimento da indústria.

V – As exportações brasileiras também cresceram, graças aos incentivos fiscais e à conjuntura externa favorável.

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas, dentre as apresentadas.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) I, IV e V

Gabarito: Letra A

 

As afirmativas corretas são I, IV e V

 

Vamos analisar as assertivas.

 

 

I - A economia do Brasil cresceu, em média, 10 % ao ano. (CORRETA)

 

Os anos do Milagre econômico que vão do final de 1968 até 1973 marcaram um momento em que a economia do Brasil cresceu, em média, 10% ao ano, mais do que os formuladores da política econômica neste período projetaram para o crescimento brasileiro.

 

 

II - O Brasil alcançou a autossuficiência em petróleo, auxiliado pela redução de consumo proporcionada pelo sucesso do Programa Proálcool. (INCORRETA)

 

Uma das consequências negativas do Milagre Econômico Brasileiro foi a sua dependência de importação do petróleo, por não produzir quantidades que permitissem a autossufiência. O resultado dessa dependência pode ser visto na crise do fornecimento de petróleo em 1973, quando o sistema econômico mundial passou por um momento de instabilidade econômica e os preços dos barris de petróleo aumentaram fazendo com que o Brasil precisasse rever a sua matriz energética, instalando usinas hidrelétricas, nucleares e a criação do Programa Proálcool para diminuir a dependência do petróleo.

 

III - Apesar do crescimento econômico, a inflação seguiu elevada, se comparada à dos anos que antecederam o regime militar. (INCORRETA)

 

O crescimento econômico conseguiu a proeza de reduzir a taxa de inflação em níveis menores do que na década de 1960. Quando o Milagre Econômico acabou, a taxa de inflação disparou.

 

IV - O estímulo ao investimento externo foi essencial para o crescimento da indústria. (CORRETA)

 

Uma das explicações para a ocorrência do Milagre foi a disponibilidade de capital internacional fruto de uma expansão das operações cambiais da década de 1960. Os capitais internacionais foram captados pelo governo militar para serem utilizados em programas do governo, em especial aqueles ligados à indústria siderúrgica, naval, construção civil e energia elétrica.

 

 

V - As exportações brasileiras também cresceram, graças aos incentivos fiscais e à conjuntura externa favorável (CORRETA)

 

Aproveitando-se da conjuntura internacional que ofertava capitais para serem utilizados por governos que queriam desenvolver suas economias, as exportações brasileiras cresceram em função dos subsídios fiscais e de créditos oferecidos pelos bancos nacionais e por cooperações internacionais de créditos.

 

 

Referência:

 

PRADO, Luiz Carlos Delorme e EARP, Fábio Sá. "O milagre brasileiro: crescimento acelerado, integração nacional e concentração de renda (1967-1973). In: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília de Almeida Neves (Orgs.) O Brasil Republicano. O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Volume 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *