Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com o falecimento do marechal- presidente Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici foi indicado, em 1969, para assumir a presidência do país. Nessa época, havia muito dinheiro disponível nos mercados financeiros internacionais para empréstimos a juros baixos. Desde 1968, os economistas do governo militar usavam esse dinheiro para realizar grandes investimentos no país. Assinale a alternativa que NÃO está relacionado ao contexto do chamado Milagre Econômico.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) O governo criou o Serviço Nacional de Informações (SNI), cujos agentes disfarçados se infiltravam nas universidades e repartições públicas, delatando quem fosse contra o governo.

GabaritoLetra A

 

O governo criou o Serviço Nacional de Informações (SNI), cujos agentes disfarçados se infiltravam nas universidades e repartições públicas, delatando quem fosse contra o governo.
 

O Serviço Nacional de Informações (SNI) foi criado pelo governo de Castelo Branco (1964-1967) como um dos serviços secretos de espionagem do primeiro governo militar, e não pelo governo Médici (1969-1974).

Criado em 13 de junho de 1964 pela lei nº. 4.341, tinha o objetivo de coordenar em âmbito nacional as atividades de informação e contrainformação ligadas aos interesses de segurança nacional. O SNI funcionou durante todo o período da ditadura e foi extinto somente em 1990 durante o governo de Fernando Collor de Melo.

 

As demais estão corretas, pois:

 

A questão pede a alternativa que não está relacionada ao período do milagre econômico, ou seja, ao governo de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974). Assim, as demais alternativas estão corretas pois fazem parte do governo Médici.

 

Letra B: Na área de energia, foram construídas diversas hidrelétricas e a usina nuclear de Angra dos Reis, além da ponte Rio-Niterói e de estradas como a Transamazônica.
 

Durante o período do governo Médici, o Brasil, beneficiado pela conjuntura econômica internacional, passou a realizar grandes investimentos nas áreas siderúrgica, petroquímica, de transportes, construção naval e mineração. No setor energético, construiu hidrelétricas e negociou junto aos Estados Unidos a construção de uma usina nuclear em Angra dos Reis, mas sem transferência de tecnologia. Na área da construção civil realizou grandes obras como a construção da ponte Rio-Niterói e da rodovia Transamazônica.

 

Letra C: Grandes proprietários de terra receberam financiamentos para plantar e exportar soja, laranja, milho e outros produtos consumidos nos Estados Unidos e na Europa.
 

Durante o governo Médici a agricultura foi fortalecida e teve as exportações diversificadas e a tecnologia agrícola modernizada. Outros produtos como soja, laranja, milho e arroz juntaram-se aos tradicionais produtos exportados (café, açúcar, fumo e algodão).

 

Letra D: Foi um período em que milhões de pessoas empobreceram e, nas periferias das grandes cidades, começaram a surgir favelas e loteamentos clandestinos onde viviam trabalhadores em situação de grande miséria.
 

O milagre econômico significou crescimento para o país, mas não melhor distribuição de renda e melhores condições de vida para toda a população brasileira. O próprio Médici chegou a reconhecer que a economia estaria bem, mas o povo estaria mal. Isso porque esse foi um momento em que as desigualdades sociais e a pobreza também aumentaram. Os trabalhadores foram submetidos a uma política de arrocho salarial sob a justificativa de que era preciso deixar o “bolo” crescer para depois “dividir”. O bolo cresceu, mas não foi dividido. Além disso, nesse período muitos pequenos proprietários perderam suas terras transformando-se em “boias frias”.

 

Letra E: O governo militar criou várias empresas estatais e apoiou empresários brasileiros, além de ter facilitado a entrada no país de empresas estrangeiras, principalmente as que produziam bens de consumo.

 

Durante o período do governo Médici, o Brasil, beneficiado pela conjuntura econômica internacional, passou a realizar grandes investimentos em diversas áreas. Foram criadas empresas estatais, como a Telebrás, enquanto outras já existentes, como a Petrobrás, cresceram. Além dos investimentos diretos e empréstimos concedidos durante esse período, o governo militar incentivou também a instalação de empresas multinacionais, especialmente as que produziam bens de consumo duráveis, a exemplo dos automóveis e eletrodomésticos.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

Verbete: Serviço Nacional de Informação (SNI). CPDOC/FGV. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/servico-nacional-de-informacao-sni Acesso em 08 de abr. de 2021.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VIDIGAL, Carlos Eduardo. História das relações internacionais do Brasil/Carlos Eduardo Vidigal, Francisco Fernando Monteoliva Doratioto; coordenado por Antonio Carlos Lessa, Henrique Altemani. – São Paulo: Saraiva, 2014.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *