Dentre os fatores que contribuíram para a queda do regime militar no Brasil (1964-1985), pode-se apontar corretamente
- A) o aumento da inflação, a recessão, o desemprego e, do ponto de vista político, a campanha Diretas Já.
- B) a moratória, os acordos com o FMI e, no âmbito político, a aprovação da anistia ampla, geral e irrestrita.
- C) a união das oposições ao regime, a reforma partidária e o apoio ao regime das comunidades eclesiais de base.
- D) a crise do petróleo, a candidatura de candidatos de esquerda a Presidente da República e a revogação do AI-5.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) o aumento da inflação, a recessão, o desemprego e, do ponto de vista político, a campanha Diretas Já.
Aumento da inflação: Durante o regime militar, a inflação no Brasil alcançou níveis elevados, causando dificuldades econômicas à população. A inflação é um fator importante que contribuiu para o descontentamento popular com o regime.
Recessão: O Brasil passou por períodos de recessão econômica durante o regime militar, o que resultou em um aumento do desemprego e redução do poder de compra da população. A crise econômica gerada pelo regime militar foi um dos fatores que contribuíram para sua queda.
Desemprego: O desemprego aumentou durante o regime militar, o que causou dificuldades financeiras à população e contribuiu para o descontentamento popular com o regime.
Campanha Diretas Já: A campanha Diretas Já foi um movimento político que surgiu no Brasil na década de 1980 e exigia a realização de eleições diretas para a presidência da República. A campanha foi um dos fatores políticos que contribuíram para a queda do regime militar, pois demonstrou o desejo da população de retornar à democracia.
Deixe um comentário