Continua após a publicidade..
É fato que, após o golpe de 1964, houve um expressivo crescimento econômico, notadamente entre 1968 a 1973. Sobre este período, que ficou conhecido como “milagre econômico”, é correto afirmar que:
- A) As expressivas taxas de crescimento da economia brasileira propiciaram um aumento da renda dos mais pobres e também do consumo de massa de bens duráveis que impactaram negativamente na inflação.
- B) As taxas de crescimento foram suficientes para avançar no pagamento da dívida externa, que permaneceu baixa em todo o período da Ditadura Militar.
- C) O crescimento registrado no período não foi suficiente para reduzir a concentração de renda, haja vista que o aumento da renda dos mais ricos foi maior do que a dos mais pobres.
- D) O crescimento da economia, mesmo que positivo, não foi expressivo, o que, por seu turno, explica o baixo desempenho da economia neste período.
- E) O crescimento da economia foi acompanhado por um aumento na qualidade de vida dos residentes nas grandes metrópoles nacionais, mais especificamente, dos assalariados de baixa renda.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O crescimento registrado no período não foi suficiente para reduzir a concentração de renda, haja vista que o aumento da renda dos mais ricos foi maior do que a dos mais pobres.
O período do "milagre econômico" no Brasil, entre 1968 e 1973, foi caracterizado por altas taxas de crescimento econômico. No entanto, esse crescimento não foi distribuído de forma igualitária, resultando em um aumento da desigualdade de renda. Enquanto os mais ricos se beneficiaram mais significativamente, a concentração de renda não foi reduzida, o que contradiz a ideia de que o crescimento econômico desse período beneficiou igualmente todos os estratos sociais, especialmente os mais pobres.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário