Em relação ao “milagre econômico brasileiro”, assinale a alternativa CORRETA.
- A) Ocorreu devido ao sucesso da política implementada por Médici, não sofrendo influência de fatores externos.
- B) Apesar do grande crescimento verificado entre os anos de 1968 e 1973, o Brasil não conseguiu fazer suas exportações crescerem. O aumento da arrecadação, portanto, estava vinculado à queda das importações.
- C) Um dos grandes sucessos desse milagre foi o de conter a inflação, deixando-a sempre abaixo dos dois dígitos, entre 1968 e 1973.
- D) Durante o período de 1969 a 1973, a dívida externa brasileira aumentou bastante, superando, em percentual, o crescimento do Produto Interno Bruto.
- E) Foi o plano criado pelo presidente Costa e Silva que consistia na nacionalização de empresas, diminuição das remessas de lucro para o exterior, aumento do salário mínimo e investimentos no setor industrial.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Durante o período de 1969 a 1973, a dívida externa brasileira aumentou bastante, superando, em percentual, o crescimento do Produto Interno Bruto.
Gabarito: Letra D.
- a) Ocorreu devido ao sucesso da política implementada por Médici, não sofrendo influência de fatores externos.
O milagre econômico brasileiro foi o período de grande crescimento da economia entre 1969 e 1973, período no qual o Brasil conseguiu manter altas taxas anuais de expansão do PIB mesmo com alguns problemas com a inflação e alguns choques externos. Sob o marco do nacional-desenvolvimentismo, o Estado brasileiro era um dos atores principais deste momento econômico, fazendo pesados investimentos em infra-estrutura e mantendo um grande programa de protecionismo econômico associado com a atração de investimentos internacionais e a contratação de empréstimos para a assegurar a capacidade de investimento estatal. Ainda que o governo Médici (1969-1974) tenha sido fortemente associado ao milagre econômico, não se pode associá-lo exclusivamente à sua política econômica, já que desde 1965 se empreendia um esforço de reforma administrativa e de reorientação econômica. De qualquer modo, é descabido falar em ausência de influência internacional no milagre econômico, já que os empréstimos internacionais foram essenciais para garantir a saúde dos investimentos brasileiros na época. Sem os grandes aportes recebidos, o Estado levaria muito mais tempo para arregimentar forças para o seu projeto desenvolvimentista, inviabilizando medidas como o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). Portanto, alternativa errada.
- b) Apesar do grande crescimento verificado entre os anos de 1968 e 1973, o Brasil não conseguiu fazer suas exportações crescerem. O aumento da arrecadação, portanto, estava vinculado à queda das importações.
Um dos pilares do nacional desenvolvimentismo que marcou o milagre econômico era a política de substituição de importações. Isto implicava num esforço de industrialização do país sob vigoroso protecionismo comercial para que a indústria brasileira pudesse abastecer o mercado doméstico sem a concorrência de parques industriais mais eficientes e avançados. Ou seja, garantia-se a saúde do esforço industrialista ao assegurar-se a demanda doméstica numa reserva de mercado de baixa concorrência: para que a indústria nacional pudesse florescer, desenvolvia-se uma política comercial que evitasse a concorrência assimétrica com economias industrias já estabelecidas. Nesse movimento, as importações brasileiras foram reorientadas para a compra de bens de capital em detrimento dos bens de consumo; além disso, o mercado doméstico era o principal alvo da indústria brasileira, deixando as exportações industriais num segundo plano. No entanto, nada disso implica na extinção das exportações, muito pelo contrário, a agropecuária foi um setor importante para que o país mantivesse a entrada de moeda estrangeira para irrigar o esforço industrialista - o qual também manteve uma claudicante política de exportação de produtos brasileiros industrializados. Por seu turno, as importações foram reorientadas, mas não sofreram quedas em valores absolutos no período em tela, durante o qual exportações e importações praticamente quintuplicaram de valor. Assim, alternativa errada.
- c) Um dos grandes sucessos desse milagre foi o de conter a inflação, deixando-a sempre abaixo dos dois dígitos, entre 1968 e 1973.
Um dos motivos para que o período fosse batizado de milagre econômico era que o Brasil subvertia o chamado Efeito Tanzi, segundo o qual, em contextos de grande pressão inflacionária, o Estado perde capacidade de investimento por corrosão da arrecadação tributária real. Entre 1968 e 1973, o Brasil conviveu com taxas inflacionárias entre 15 e 25% ao ano, mas, ainda assim, conseguiu manter seu grandes planos de investimentos públicos e de expansão orçamentária. Portanto, não se pode falar em um real controle da inflação em níveis modestos. Alternativa errada.
- d) Durante o período de 1969 a 1973, a dívida externa brasileira aumentou bastante, superando, em percentual, o crescimento do Produto Interno Bruto.
Como já apontado em comentário anterior, a endividamento internacional foi o meio adotado pela política econômica para viabilizar os vultuosos investimentos públicos do Brasil no período em questão. Com os juros internacionais baixíssimos (por vezes, até mesmo em taxas negativas), o milagre econômico se processou num momento de abundância de crédito internacional com francas vantagens aos contratantes, facilitando em muito a manutenção da política monetária expansionista dos governos militares em direção ao desenvolvimento nacional. Entre 1969 e 1973, o PIB brasileiro cresceu cerca de 124% ao passo que a dívida externa saltou, no mesmo período, 220%. Portanto, é esta a ALTERNATIVA CORRETA.
- e) Foi o plano criado pelo presidente Costa e Silva que consistia na nacionalização de empresas, diminuição das remessas de lucro para o exterior, aumento do salário mínimo e investimentos no setor industrial.
Como já apontado, o milagre econômico não foi o nome de um plano econômico, mas sim a alcunha dada para um momento de grande crescimento da economia brasileira. De qualquer maneira, é descabido falar em nacionalização de empresas durante a ditadura militar brasileira, que tinha como um de seus princípios mais arraigados a defesa da propriedade privada. Nessa mesma esteira, a flexibilização da política de remessas de lucros para o exterior também facilitou a implantação de multinacionais no país, bem com a manutenção do arrocho do salário mínimo foi uma das ferramentas para o incentivo à industrialização brasileira. Alternativa errada.
Desta forma, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário