Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Examine a tabela.

 

Porcentagem da variação do desempenho econômico do Brasil

FISHLOW, A., Uma história de dois presidentes: a economia política da gestão

da crise. STEPHAN, A. (org), Democratizando o Brasil. Rio de Janeiro: Paz e

Terra: 1988, p. 144

 

Os dados da tabela referem‐se a anos transcorridos durante a Ditadura Militar no Brasil. O desempenho econômico nesse período entrelaçou‐se ao panorama político do país. Nesse sentido, é correto afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) As eleições pluripartidárias de 1982 ocorreram em meio à recessão de 1981 e 1983, no governo de João Baptista Figueiredo, e caracterizaram‐se como um passo importante no processo de democratização do país.

Gabarito Letra B

 

As eleições pluripartidárias de 1982 ocorreram em meio à recessão de 1981 e 1983, no governo de João Baptista Figueiredo, e caracterizaram‐se como um passo importante no processo de democratização do país.

 

Quando Geisel foi eleito, em 1974, a economia brasileira estava no auge. Porém, já estava em curso a crise do petróleo (de 1973) que atingiu o país em cheio. Atingido pela crise, o governo teve de enfrentar inflação e dívida externa crescentes.

 

Já durante o governo de seu sucessor, general Figueiredo, a grave crise não tinha uma resposta à altura por parte do governo, que não conseguia elaborar uma política econômica efetiva. Com isso, a inflação aumentava a cada ano, chegando a 110% em 1980 e a 200% em 1983. Sem capacidade de exportação, sem fontes de financiamento e incapaz de competir com outros países, no início dos anos 1980, a economia brasileira entrou em colapso.

 

Foi nessa conjuntura, de agravamento da crise econômica e insatisfação popular com o governo militar, que ocorreu as eleições de 1982. Apesar da continuidade de mecanismos para dificultar o processo eleitoral, como a Lei Falcão de 1976, os eleitores brasileiros conseguiram manifestar seu descontentamento votando em grande número de candidatos da oposição, eleitos nos estados brasileiros mais populosos e onde haviam movimentos sociais mais organizados.

 

Após 18 anos de ditadura, foram eleitos pelo voto direto novos governadores que assumiram o poder nos estados em 15 de março de 1983. Tal fato renovou a força das oposições políticas, que passaram a exigir eleições diretas para presidente da República e a volta dos civis ao poder, sendo, portanto, um passo importante no processo de democratização do país.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Os sinais de esgotamento do “milagre brasileiro”, associados à crise internacional do petróleo entre 1973 e 1974, foram os responsáveis pelo recrudescimento da política repressiva dos governos militares.

 

O período de maior recrudescimento da política repressiva dos governos militares foi anterior à crise do petróleo, iniciado a partir do AI-5, seu auge coincidiu com o chamado “milagre econômico”, tanto que os anos de governo do presidente Médici são chamados também de “anos de chumbo”.

 

Letra C: A crise internacional do petróleo de 1979 e seus efeitos na economia brasileira provocaram uma queda abrupta no PIB nacional e o fim imediato do regime, por falta de sustentação política.

 

A crise internacional do petróleo, que teve um dos seus “choques” em 1979, provocou uma queda abrupta do PIB brasileiro, mas não o fim imediato do regime, pois a “transição democrática” no Brasil foi realizada pela própria ditadura num processo “lento, gradual e seguro” como queriam os militares, processado de forma a evitar punições para os militares que instalaram a ditadura no país.

 

Letra D:  As oscilações do PIB brasileiro, registradas na tabela, correspondem igualmente às variações das taxas de crescimento e retração na indústria e na agricultura e aos processos de intensificação da repressão política e da censura.

 

As oscilações do PIB brasileiro, registradas na tabela, correspondem igualmente às variações das taxas de crescimento e retração na indústria e na agricultura, mas não correspondem a processos de intensificação da repressão política e da censura. A intensificação da repressão política e da censura teve seu auge durante o chamado “milagre econômico”, ou seja, durante um período de crescimento da economia brasileira.

 

Letra E: A crise internacional do petróleo de 1979 não afetou a agricultura brasileira, mas coincidiu com as primeiras eleições pluripartidárias desde 1966, marcadas pela estrondosa vitória dos partidos de oposição.

 

A crise internacional do petróleo de 1979 não afetou a agricultura brasileira, visto que, apesar da crise os números continuam positivos nos anos 1980 e 1981, mas também não coincidiu com as primeiras eleições pluripartidárias desde 1966, já que estas ocorreram apenas em 1982 e foram marcadas pela vitória da oposição nos estados brasileiros mais populosos e onde haviam movimentos sociais mais organizados.

 

Referências::

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

FISHLOW, A. “Uma história de dois presidentes: a economia política da gestão da crise”. STEPHAN, A. (org), Democratizando o Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1988.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *