Continua após a publicidade..
“Não há no Brasil um sentimento contra o povo dos EUA. O Brasil quer que a América Latina tenha independência em suas discussões, o país quer que os brasileiros, e isso inclui as classes populares, comandem o próprio destino. O país às vezes sente que há um excesso de interferência dos EUA, que falam muito em democracia, mas deveriam permitir a democracia.” Este depoimento foi dado pelo presidente brasileiro deposto pelo golpe militar ocorrido a pouco mais de 50 anos do Brasil que instaurou uma ditadura militar por mais de duas décadas e que vem tendo sua sombria história descortinada por investigações e pesquisas, como as realizadas pela Comissão Nacional da Verdade, que teve suas conclusões apresentadas ao país no final de 2014. O referido depoimento foi dito em 1967, ao historiador americano John W. Foster Dulles, por:
- A) João Goulart.
- B) Jânio Quadros.
- C) Getúlio Vargas.
- D) Juscelino Kubitschek.
Resposta:
Resposta da Questão de História
O depoimento mencionado na questão foi dado pelo presidente brasileiro deposto pelo golpe militar ocorrido há pouco mais de 50 anos, que instaurou uma ditadura militar por mais de duas décadas. Este depoimento foi dado em 1967 pelo presidente:
- A) João Goulart.
- B) Jânio Quadros.
- C) Getúlio Vargas.
- D) Juscelino Kubitschek.
A alternativa correta é letra A) João Goulart. João Goulart foi presidente do Brasil e foi deposto pelo golpe militar de 1964, sendo posteriormente exilado.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário