No final dos anos de 1960, e início dos anos de 1970, os festivais da canção eram ocasiões nas quais novas vozes e novos compositores passaram a ser conhecidos pelo público. Era o momento das torcidas, dos cartazes na plateia, de poder, de alguma forma demonstrar a insatisfação contra o regime militar. Porém, em 1968, quando os jovens atreveram-se a cantar e aplaudir “Pra não dizer que não falei das flores”, o governo militar anunciou à Nação o Ato Institucional nº 5 – AI-5. Nesse sentido, analise os itens a seguir:
I. O AI-5 instituiu o início da abertura política no Brasil, com a liberação do pluripartidarismo e a anistia geral e irrestrita.
II. O AI-5 autorizava o presidente a decretar o recesso do Congresso Nacional, ficando suspensos todos os direitos civis e constitucionais.
III. A censura prévia foi definitivamente abolida e retornaram as eleições diretas para a escolha dos governantes.
Está (estão) correto(s):
- A) Os itens I, II e III.
- B) Somente o item I.
- C) Somente o item II.
- D) Somente os itens II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Somente o item II.
O Ato Institucional nº 5 (AI-5) foi um decreto emitido pelo governo militar em 1968, que aumentou a repressão e a censura no Brasil. O item II está correto, pois o AI-5 autorizava o presidente a decretar o recesso do Congresso Nacional, suspendendo todos os direitos civis e constitucionais.
Já os itens I e III estão incorretos. O AI-5 não instituiu o início da abertura política no Brasil, nem aboliu a censura prévia ou restabeleceu as eleições diretas. Pelo contrário, o AI-5 agravou a repressão e a censura no país.
Deixe um comentário