Continua após a publicidade..
No que concerne ao “milagre brasileiro” e à modernização conservadora da ditadura militar, especialmente entre os anos de 1966 e de 1973, assinale a alternativa correta.
- A) O crescimento econômico na casa dos dois dígitos, observado entre os anos de 1966 e de 1973, não teve relação com a economia mundial, já que a industrialização via substituição de importações do período anterior havia afastado o Brasil da dependência do mercado externo.
- B) Após o choque monetário do governo Castelo Branco, que visou a controlar a inflação de 90% em 1964 e estabilizar a economia, o crescimento econômico acabou com as tensões com os opositores do regime.
- C) Concentração de renda e arrocho salarial não fizeram parte da política econômica da modernização conservadora durante a ditatura militar.
- D) Em 1973, a primeira crise do petróleo atingiu fortemente a economia do Brasil e, identificados os desacertos do “milagre econômico”, o governo Geisel precisou escolher entre estabilização e crescimento, tal como fizera o de Castelo Branco, revelando o altíssimo custo social da modernização conservadora.
- E) A Doutrina de Segurança Nacional foi política de cunho militar focada no controle das fronteiras do País e no combate ao comunismo, sem conexões, portanto, com grandes projetos econômicos da ditadura, o que prova o caso da Região Amazônica.
Resposta:
$@$v=v1.13-rv2$@$
Resposta Correta: D) Em 1973, a primeira crise do petróleo atingiu fortemente a economia do Brasil e, identificados os desacertos do “milagre econômico”, o governo Geisel precisou escolher entre estabilização e crescimento, tal como fizera o de Castelo Branco, revelando o altíssimo custo social da modernização conservadora.
A alternativa D é a correta porque ela destaca o impacto da crise do petróleo de 1973 na economia brasileira, que foi um dos principais desafios enfrentados pelo regime militar durante o período do "milagre brasileiro". A crise do petróleo levou a uma forte recessão econômica e ao aumento da inflação, o que obrigou o governo Geisel a escolher entre estabilizar a economia e promover o crescimento econômico.
Além disso, a alternativa D também destaca o alto custo social da modernização conservadora, que foi caracterizada por uma concentração de renda e um arrocho salarial, o que afetou negativamente a população mais pobre.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário