O Centro-Sul é o espaço mais dinâmico do território brasileiro. Nessa região estão instalados os maiores e mais desenvolvidos setores de comércio e serviços. O Centro-Sul lidera a produção nacional em todos os setores de atividade econômica. Em relação às atividades econômicas exercidas nesta região, é INCORRETO afirmar que:
- A) a região também é marcada por fortes contrastes espaciais. O dinamismo econômico da região contrasta com a pobreza e a miséria nas áreas urbanas e rurais, com índices elevados de violência nas metrópoles e grandes cidades, com grande quantidade de subempregados.
- B) a partir da década de 1970 ocorreu um profundo processo de modernização da agricultura brasileira e, consequentemente, uma série de transformações econômicas, ambientais e sociais no meio rural, as quais se manifestaram mais intensamente no Centro-Sul.
- C) a introdução do uso intensivo de fertilizantes, adubos químicos e agrotóxicos de máquinas (tratores, colheitadeiras, semeadeiras) e de outros equipamentos fizeram a produtividade no campo crescer. Essas tecnologias elevaram as exportações brasileiras de vários produtos, como a soja, a laranja, o fumo, o açúcar e o álcool.
- D) a laranja é cultivada mais intensamente no estado de São Paulo, nas regiões de Ribeirão Preto, são José do Rio Preto, Campinas, Limeira, Araraquara e Bebedouro, onde existem grandes grupos empresariais produtores de suco que exportam sua produção principalmente para os Estados Unidos e a Europa.
- E) a expansão da agricultura de cana-de-açúcar no CentroSul ganha destaque na década de 1970. Apesar de São Paulo liderar a produção nacional dessa lavoura, nos últimos anos vem perdendo terreno neste setor, uma vez que os estados do Mato Grosso e da Bahia estão produzindo etanol extraído do milho, o qual além de possuir a mesma produtividade da cana-deaçúcar, é menos oneroso.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a expansão da agricultura de cana-de-açúcar no CentroSul ganha destaque na década de 1970. Apesar de São Paulo liderar a produção nacional dessa lavoura, nos últimos anos vem perdendo terreno neste setor, uma vez que os estados do Mato Grosso e da Bahia estão produzindo etanol extraído do milho, o qual além de possuir a mesma produtividade da cana-deaçúcar, é menos oneroso.
Gabarito: Letra E
Lembrando que a questão quer saber qual das alternativas é a incorreta.
Antes de respondermos a questão, precisamos entender o que é a região do Centro-Sul e onde se localiza. O mapa abaixo permite-nos visualizar as fronteiras dessa região.
Trata-se de uma região geoeconômica que abrange as regiões do Sul, parte do Centro-Oeste e grande parte do Sudeste. É o espaço mais dinâmico do território brasileiro. Nessa região estão instalados os maiores e mais desenvolvidos setores de comércio e serviços. Essa região lidera a produção nacional em todos os setores de atividade econômica.
Em relação ao setor agrário, a partir da década de 1970, juntamente com a implantação de tecnologia no campo, o movimento de fronteira agrícola migrou do sul e sudeste para os estados do Centro-Oeste, com a soja e a cana-de-açúcar no Mato Grosso.
O principal estado a produzir a cana-de-açúcar ainda continua a ser São Paulo. Para termos uma dimensão disso, segundo dados da INVESTE-SP, agência de fomento e desenvolvimento da economia do governo de São Paulo, o estado produziu em 2016, 24,3 milhões de toneladas de açúcar, que correspondem a 14% do total produzido no mundo. Isso coloca o estado à frente de produtores como Índia (13%), União Europeia (10%), Tailândia (6%), China (6%) e Estados Unidos (5%).
Além disso, o etanol do milho é produzido principalmente no estado do Mato Grosso, líder da produção desse grão no país.
As demais estão corretas, pois:
Letra A: a região também é marcada por fortes contrastes espaciais. O dinamismo econômico da região contrasta com a pobreza e a miséria nas áreas urbanas e rurais, com índices elevados de violência nas metrópoles e grandes cidades, com grande quantidade de subempregados.
O Centro-Sul é marcado por grandes contrastes espaciais. Tanto no campo quanto nas cidades verifica-se grande número de pessoas vivendo em condições de miséria, do subemprego, trabalho informal e às vezes até em condições análogas à escravidão. Uma marca do Centro-Sul, mas também de outras regiões é a grande desigualdade econômico-social que acarreta índices altos de violência.
Letra B: a partir da década de 1970 ocorreu um profundo processo de modernização da agricultura brasileira e, consequentemente, uma série de transformações econômicas, ambientais e sociais no meio rural, as quais se manifestaram mais intensamente no Centro-Sul.
Como já dito, a partir da década de 1970, juntamente com a implantação de tecnologia no campo, o movimento de fronteira agrícola migrou do sul e sudeste para os estados do Centro-Oeste, com a soja e a cana-de-açúcar.
Letra C: a introdução do uso intensivo de fertilizantes, adubos químicos e agrotóxicos de máquinas (tratores, colheitadeiras, semeadeiras) e de outros equipamentos fizeram a produtividade no campo crescer. Essas tecnologias elevaram as exportações brasileiras de vários produtos, como a soja, a laranja, o fumo, o açúcar e o álcool.
A partir da década de 1970 a tecnologia passou a ser uma aliada na produção rural, com novas formas de cultivo, uso de fertilizantes, adubos, agrotóxicos, máquinas que elevaram a produtividade e como consequência aumentando as exportações agrícolas do país.
Letra D: a laranja é cultivada mais intensamente no estado de São Paulo, nas regiões de Ribeirão Preto, são José do Rio Preto, Campinas, Limeira, Araraquara e Bebedouro, onde existem grandes grupos empresariais produtores de suco que exportam sua produção principalmente para os Estados Unidos e a Europa.
A produção de laranja está dividida em dois setores: a indústria de sucos e a produção da fruta. O país é o maior exportador mundial de suco de laranja. São Paulo é o estado que concentra essa produção com mais de 70%.
Referências:
INVESTE-SP. Cana-de-açúcar. Disponível em: https://www.investe.sp.gov.br/setores-de-negocios/agronegocios/cana-de-acucar/. Acesso: 20 set. 2020.
Etanol de milho no Brasil. Canal Bioenergia. Disponível em: https://www.canalbioenergia.com.br/etanol-de-milho-e-de-cana-na-producao-de-combustivel/. Acesso: 20 set. 2020.
IBGE. Regiões Geoeconômicas. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_regioes_geoeconomicas.pdf. Acesso: 20 set. 2020.
SAMPAIO, Fernando dos Santos e SUCENA, Ivone Silveira. Geografia, 1º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2010.
Deixe um comentário