O Governo de Ernesto Geisel conseguiu contornar a crise econômica do petróleo no País, desenvolvendo alternativas energéticas que foram:
- A) A energia Eólica e a energia termoelétrica na região Nordeste do Brasil.
- B) Proálcool e o Acordo Nuclear com a Alemanha e as usinas hidrelétricas de Itaipu e Tucuruí.
- C) Obtenção do Petróleo do Xisto Betuminoso e Termoelétricas baseadas em carvão vegetal no Paraná.
- D) Construção de termoelétricas e Hidrelétricas na Região Sul.
- E) Exploração de novas jazidas de carvão mineral e Energia Eólica no Estado de Santa Catarina.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Proálcool e o Acordo Nuclear com a Alemanha e as usinas hidrelétricas de Itaipu e Tucuruí.
Gabarito: Letra B
Proálcool e o Acordo Nuclear com a Alemanha e as usinas hidrelétricas de Itaipu e Tucuruí.
Após assumir a presidência, Geisel lançou, em 1974, um plano econômico interno visando diminuir a dependência externa do país, o II Plano de Desenvolvimento - PND (1975-1979). A partir dele grandes investimentos foram realizados na área da energia, com o fim de responder a crise do petróleo e diversificar a matriz energética do país.
Assim, o governo iniciou a construção de grandes hidrelétricas anteriormente projetadas, como as usinas de Tucuruí, no rio Tocantins, e Itaipu, no rio Paraná. Além disso, criou o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), em 14 de novembro de 1975, e o Programa Nuclear Brasileiro, que recebeu impulso em 1975, após a assinatura de um acordo com a Alemanha Oriental que estipulava a instalação de uma usina de enriquecimento de urânio e a construção de centrais termonucleares (as usinas nucleares de Angra dos Reis).
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: A energia Eólica e a energia termoelétrica na região Nordeste do Brasil.
As primeiras termoelétricas construídas na região nordeste do país são do início do século XX, foram construídas durante a Primeira República. Já a exploração de energia Eólica na região Nordeste do Brasil ocorreu durante o governo Lula (2003-2010), e não durante o governo Geisel (1974-1979).
Letra C: Obtenção do Petróleo do Xisto Betuminoso e Termoelétricas baseadas em carvão vegetal no Paraná.
As primeiras termoelétricas a base de carvão vegetal construídas no Paraná remontam à Primeira República (1889-1930) e a exploração do xisto betuminoso no Paraná inicia-se em 1959, com a decisão de construir uma usina em São Mateus do Sul (PR), que inicia a operação da primeira unidade de produção em 1972. Ou seja, acontecimentos que ocorreram antes do governo Geisel (1974-1979).
Letra D: Construção de termoelétricas e Hidrelétricas na Região Sul.
Durante o governo Geisel foram construídas hidrelétricas na Região Sul, mas não termoelétricas. Foram construídas termoelétricas na Região Sul em um período anterior, anos 1950 e 1960.
Letra E: Exploração de novas jazidas de carvão mineral e Energia Eólica no Estado de Santa Catarina.
A iniciativa em torno da exploração da energia eólica no Estado de Santa Catarina começou em 2002 a partir de um estudo que analisou o potencial eólico da região, sua implantação se deu durante o governo Lula (2003-2010), e não durante o governo Geisel. Já a exploração de carvão em Santa Catarina teve três momentos de maior exploração: (1) durante a Primeira Guerra Mundial, (2) durante a Era Vargas, (3) com a crise do petróleo em 1973.
Referências:
ABCM. História do Carvão no Brasil. Disponível em: https://www.carvaomineral.com.br/interna_conteudo.php?i_subarea=8&i_area=4 Acesso em 09 de dez. de 2021.
ARAÚJO, Pedro Gomes Maranhão de. Energia elétrica no Nordeste Brasileiro: Das primeiras termelétricas às usinas fotovoltaicas e eólicas. Procondel Sudene. Disponível em: http://procondel.sudene.gov.br/Artigos/Artigo%20-%20Energia%20elétrica%20no%20Nordeste%20Brasileiro.pdf Acesso em 09 de dez. de 2021.
BARIFOUSE, Rafael e SCHREIBER, Mariana. Como o Nordeste virou principal polo da energia eólica no Brasil. BBC NEWS BRASIL. Publicado em 13 de novembro de 2015. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151110_energia_eolica_nordeste_rb Acesso em: 09 de dez. de 2021.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
COPEL. História da energia no Paraná. Disponível em: https://www.copel.com/hpcweb/educacao/historia-da-energia-no-parana/ Acesso em 9 de dez. de 2021.
Verbete: Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S. A.). CPDOC/FGV. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/eletrobras-centrais-eletricas-brasileiras-s-a Acesso em 9 de dez. de 2021.
PETROBRÁS BR. Unidade de Industrialização do Xisto (SIX). Disponível em: https://petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/unidade-de-industrializacao-do-xisto-six.htm Acesso em 9 de dez. de 2021.
PORTAL DE TURISMO DE ÁGUA DOCE - SC. Complexo Eólico de Água Doce. Disponível em: https://turismo.aguadoce.sc.gov.br/o-que-fazer/item/complexo-eolico-de-agua-doce Acesso em 9 de dez. de 2021.
Deixe um comentário