Continua após a publicidade..
“O Milagre econômico e o autoritarismo político caminharam juntos durante a ditadura militar. A sociedade brasileira se dividia entre pequenos luxos e os grandes horrores da década de 1970. Os jornais clandestinos de contestação eram feitos, porém na mesma garagem onde se guardava o carro zero.” (SCHWARCZ. Lilia Moritz, História da Vida Privada no Brasil: Contrastes da Intimidade Contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 323)
Sobre a economia brasileira no final da década de 1960 e início dos anos 1970, pode-se afirmar:
- A) O caráter não concentracionista da economia foi determinado pela violenta perseguição política.
- B) O direcionamento econômico, apesar da repressão, elevou os níveis salariais da classe operária no Brasil.
- C) O cunho distributivo da economia brasileira teve origem no caráter democrático do período.
- D) O momento econômico de crescimento foi utilizado pelo regime para esconder a repressão política.
- E) A crítica ao regime militar se restringia apenas ao caráter político e não econômico, já que todas as classes sociais foram beneficiadas durante o período.
Resposta:
$@$v=v1.20-rv2$@$
A alternativa correta é letra D) O momento econômico de crescimento foi utilizado pelo regime para esconder a repressão política.
A afirmação está correta porque durante o regime militar, especialmente na década de 1970, o Brasil experimentou um período de crescimento econômico conhecido como "Milagre Econômico". No entanto, esse crescimento econômico foi utilizado pelo regime para esconder a repressão política e a violação dos direitos humanos. O regime militar utilizou a propaganda e a manipulação da informação para mostrar uma imagem de prosperidade e estabilidade, enquanto ao mesmo tempo reprimia a oposição e os movimentos sociais.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário