Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O período do governo do general João Batista Figueiredo (1979-1985), combinou a ampliação da abertura política e o aprofundamento da crise econômica. A respeito do início deste período, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Como ministro do planejamento, Delfim Netto teve que lidar com o segundo choque do petróleo, que culminou no aumento dos preços e crise econômica.

Gabarito: ALTERNATIVA B

 

O período do governo do general João Batista Figueiredo (1979-1985), combinou a ampliação da abertura política e o aprofundamento da crise econômica. A respeito do início deste período, assinale a alternativa correta.

  • a)  O ministro do planejamento, Mário Henrique Simonsen, tentou impor política liberal de preços, o que fez com que recebesse apoio de empresários nacionais.

Mário Henrique Simonsen foi ministro do Planejamento por cerca de cinco meses no início em 1979, sendo logo removido do gabinete do presidente Figueiredo. A sua saída do governo se daria pela perda de apoio frente à presença do modelo liderado por Delfim Netto, segundo o qual o país deveria continuar no processo de endividamento internacional em nome do programa nacional-desenvolvimentista. Simonsen propunha um modelo keynesiano, que exigia certa retração da ação do governo naquele momento para ajudar a estabilizar a economia, ao passo que Delfim insistia na expansão do gasto, o que era defendido pelo empresariado. Alternativa errada.

 

  • b)  Como ministro do planejamento, Delfim Netto teve que lidar com o segundo choque do petróleo, que culminou no aumento dos preços e crise econômica.

Após a queda de Simonsen em 1979, Delfim Netto assumiria o Ministério do Planejamento, cargo que manteria até 1985, final do governo Figueiredo. Naquele ano, o Brasil seria surpreendido pelo segundo choque do petróleo em decorrência da Guerra Irã-Iraque. Com a severa contração da oferta internacional de petróleo, os preços dispararam e o desabastecimento se tornou uma realidade. Os Estados Unidos realizariam o seu ajuste econômico com uma elevação das taxas de juros, o que comprometeria a escalada de endividamento externo dos países do Terceiro Mundo. O México seria o primeiro a sentir essa mudança internacional e declararia sua moratória da dívida, levando uma escalada geral da insegurança econômica, gerando uma nova alta generalizada de juros, agravando decisivamente o quadro das dívidas internacionais. Seria nesse cenário que Delfim Netto conduziria o Planejamento. ALTERNATIVA CORRETA.

 

  • c)  Delfim Netto, como ministro do planejamento do governo Figueiredo, optou por uma expansão da moeda e ampliação dos investimentos em estatais em fins de 1980.

A opção de Delfim Netto foi pelo endividamento internacional para financiar os déficits brasileiros e para manter em funcionamento o gasto público com o nacional-desenvolvimentismo. Ou seja, não se expandiu a moeda, mas se contratou mais crédito em moeda estrangeira para equilibrar as contas. Além disso, houve uma manutenção dos investimentos em obras já iniciadas para concretizar a transição industrial com obras de infraestrutura de grande porte e industrialização de base. Alternativa errada.

 

  • d)  1981 foi um período de crescimento do PIB, em que houve estímulo de consumo de bens duráveis, como eletrodomésticos, e bens de capital.

1981 foi o primeiro ano de recessão brasileira desde o início da série histórica em 1949. Tratava-se de um sintoma claro da exaustão do modelo nacional-desenvolvimentista associado com a industrialização por substituição de importações. Naquele ano, o PIB brasileiro sofreria uma contração de 4,3% ao passo que a inflação encerraria o ano em 95%, caracterizando o cenário geral de estagflação. Alternativa errada.

 

  • e)  Após breve período de recessão que iniciou em 1981, a inflação baixou significativamente, o que colaborou para a manutenção de ilusão de milagre econômico.

O ano de 1981, como explicado acima, deixaria flagrante a crise econômica brasileira, para qual concorriam a recessão e a inflação. Nos anos seguintes, a inflação se manteria nos três dígitos e não refluiria até o lançamento do Plano Real em 1994. O milagre econômico, na década de 1980, era uma pálida lembrança embotada pela gravíssima crise econômica. Alternativa errada.

 

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *