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Paralelamente à abertura da Transamazônica processa-se o trabalho da colonização, realizado pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). As pequenas agrovilas se sucedem de vinte em vinte quilômetros à margem da estrada, e nos cem hectares que cada colono recebeu são plantados milho, feijão e arroz. Já no próximo mês começará a plantação de cana-de-açúcar, cujas primeiras mudas, vindas dos canaviais de Sertãozinho, em São Paulo, acabaram de ser distribuídas. Jovens agrônomos, recém-saídos da universidade, orientam os colonos… No meio da selva começam a surgir as agrovilas. Vindos de diferentes regiões do país, os colonos povoam as margens da Transamazônica e espalham pelo chão virgem o verde disciplinado das culturas pioneiras. Os pastos da região são excelentes.


Revista Manchete, 15 de abril de 1972.


Segundo o texto, é correto afirmar que a Transamazônica, cuja construção se iniciou no regime militar (19641985), representou, inclusive,

Resposta:

A alternativa correta é letra B) um esforço de ampliar as áreas de ocupação na Amazônia e de construir a ideia de que se vivia um período de avanço, integração e crescimento nacional.

Gabarito Letra B

 

Um esforço de ampliar as áreas de ocupação na Amazônia e de construir a ideia de que se vivia um período de avanço, integração e crescimento nacional.
 

Projeto desenvolvido durante o chamado “milagre econômico”, período de desenvolvimento da economia brasileira, a construção da rodovia Transamazônica simbolizava o grande propósito de integração nacional.

 

Além de unir Nordeste e Norte, leste e oeste, o projeto representou também a busca por colonizar a região ao longo da qual se construiria a estrada.

 

O trecho destacado pela questão traz notícias de como estava se operando, em 1972, esse projeto, nos dando a impressão de que tudo corria na mais perfeita ordem, simbolizando o avanço, a integração e o crescimento nacional que essa grande obra iniciada no governo Médici prometia. Contudo, o projeto inicial não alcançou total êxito, visto que a rodovia foi inaugurada com a obra ainda inacabada e faltando asfaltar vários trechos. Enquanto o projeto inicial pretendia pavimentar 8 mil quilômetros conectando o Norte e Nordeste brasileiro com o Peru e o Equador, foram pavimentados apenas 4 260 quilômetros, ficando aquém do objetivo.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: um projeto para eliminar o controle nacional e estatal dos recursos naturais da Amazônia, facilitando o avanço de interesses britânicos na região.
 

Um dos propósitos do projeto de integração da região amazônica, da qual fez parte a construção da Transamazônica, era o controle capitalista dos recursos naturais da região, “através da incorporação de terras voltadas para atividades econômicas como mineração, extrativismo vegetal e agropecuária”. Logo, o projeto não visou a eliminação do controle nacional e estatal dos recursos naturais da Amazônia, mas sim a incorporação do mesmo a esse controle.

 

Letra C: uma superação das dificuldades de comunicação e deslocamento entre o Sul e o Norte do país, facilitando a migração e permitindo plena integração entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

 

O projeto de construção da Transamazônica tinha como proposta superar a dificuldade de comunicação e deslocamento entre o Nordeste e o Norte do país, e não entre o Sul e Norte como afirma a alternativa, além disso, não permitiu a plena integração entre os oceanos Atlântico e Pacífico já que o projeto envolveu apenas o território brasileiro.


Letra D: uma tentativa de reaquecer a economia da borracha, com a criação de rotas de escoamento rápido da produção em direção aos portos do Sudeste.

  

Não foi uma tentativa de reaquecer a economia da borracha. Não foi este o objetivo da construção da Transamazônica. Seu objetivo foi a integração nacional, ligando a região Norte ao Nordeste do país, e não o escoamento da produção da borracha em direção aos portos do Sudeste.

 

Letra E: um projeto de utilização dessa estrada para delimitar as fronteiras entre os estados da região.

 

A intenção da construção da Transamazônica foi unir, e não delimitar, as fronteiras entre os estados da região Norte e Nordeste.

 

Referências:

 

CAMPOS, Flavio de. A escrita da história: ensino médio: volume único. 1ª ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

SILVA, César Pereira da. “Influência das políticas de integração da Amazônia nas dinâmicas demográficas da região Norte do Brasil”, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, (abril-junio 2017). Disponível em http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/02/politicas-integracion-amazonia.html Acesso em 29 de jan. de 2021.
 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

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