A fórmula utilizada por letrados europeus da primeira metade do século XVIII não era nova. A dualidade do Iluminismo está na própria raiz do Renascimento moderno, entre os séculos XV e XVI, sobretudo em sua crítica à Europa da Idade Média. (Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII. Disponível em: . Adaptado) Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo, é correto destacar:
A fórmula utilizada por letrados europeus da primeira metade
do século XVIII não era nova. A dualidade do Iluminismo está
na própria raiz do Renascimento moderno, entre os séculos
XV e XVI, sobretudo em sua crítica à Europa da Idade Média.
(Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII.
Disponível em: . Adaptado)
Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo,
é correto destacar:
- A)o pensamento metafísico como nova forma de conceber o mundo e a oposição entre o “humano" e o “divino".
- B)a razão econômica como nova maneira de organizar a sociedade e a oposição entre o “material" e o “espiritual".
- C)o pensamento religioso como novo meio de afirmação de princípios incontestáveis e a oposição entre o “transcendente" e o “imanente".
- D)a razão científica como nova atitude em relação ao conhecimento e a oposição entre a “luz" e as “trevas".
- E)o pensamento escolástico como novo modo de compreender a filosofia e a oposição entre a “crença" e a “razão".
Resposta:
A alternativa correta é D)
A relação entre o Renascimento e o Iluminismo pode ser compreendida a partir de uma continuidade crítica em relação ao pensamento medieval, marcada pela valorização da razão e do conhecimento humano. Conforme destacado no texto, a dualidade do Iluminismo remonta às origens do Renascimento, quando houve uma ruptura com os paradigmas da Idade Média. Nesse contexto, a alternativa correta é a D), pois ela sintetiza a essência dessa transição.
A razão científica, como nova atitude em relação ao conhecimento, foi um dos pilares tanto do Renascimento quanto do Iluminismo. Ambos os movimentos buscaram superar a visão de mundo medieval, frequentemente associada às "trevas" da ignorância e do dogmatismo, em favor da "luz" da ciência e do pensamento crítico. Essa oposição simbólica entre "luz" e "trevas" reflete a busca por um conhecimento baseado na observação, na experimentação e na racionalidade, em contraste com a autoridade religiosa e a tradição.
As demais alternativas apresentam elementos que não correspondem adequadamente às aproximações entre os dois períodos. O pensamento metafísico (A), a razão econômica (B), o pensamento religioso (C) e o pensamento escolástico (E) não capturam o cerne da transformação intelectual que uniu Renascimento e Iluminismo: a defesa da razão como instrumento de progresso e emancipação humana.
Portanto, a alternativa D) é a que melhor expressa a herança renascentista no Iluminismo, destacando a razão científica e a oposição entre a luz do conhecimento e as trevas da ignorância como eixos centrais dessa relação histórica.
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