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Ainda hoje a palavra Renascimento evoca a ideia de uma época dourada e de homens libertos dos constrangimentos sociais, religiosos e políticos do período precedente. Nessa “época dourada”, o individualismo, o paganismo e os valores da Antiguidade Clássica seriam cultuados, dando margem ao florescimento das artes e à instalação do homem como centro do universo. (Tereza Aline Pereira de Queiroz. O Renascimento, 1995. Adaptado.) O texto refere-se a uma concepção acerca do Renascimento cultural dos séculos XV e XVI que

Ainda hoje a palavra Renascimento evoca a ideia de uma
época dourada e de homens libertos dos constrangimentos
sociais, religiosos e políticos do período precedente. Nessa
“época dourada”, o individualismo, o paganismo e os valores
da Antiguidade Clássica seriam cultuados, dando margem ao
florescimento das artes e à instalação do homem como centro
do universo.

(Tereza Aline Pereira de Queiroz. O Renascimento, 1995. Adaptado.)

O texto refere-se a uma concepção acerca do Renascimento
cultural dos séculos XV e XVI que

Resposta:

A alternativa correta é A)

O texto apresenta uma visão idealizada do Renascimento, caracterizando-o como uma ruptura com os valores medievais e o surgimento de uma nova mentalidade centrada no ser humano e na cultura clássica. Essa interpretação, no entanto, carrega uma perspectiva que enxerga a Idade Média de forma negativa, como um período de obscurantismo e restrições, enquanto o Renascimento seria o marco inicial de valores modernos como o individualismo e a valorização das artes.

A alternativa correta (A) aponta justamente para essa dualidade: de um lado, a projeção de uma visão negativa sobre a Idade Média, e de outro, a identificação do Renascimento como origem de conceitos que permanecem relevantes na contemporaneidade. Essa concepção, embora questionada por historiadores atuais por sua simplificação, ainda influencia a maneira como muitos compreendem esse período histórico.

As demais alternativas não correspondem ao conteúdo do texto: a B fala de teocentrismo (contrariando a ideia de antropocentrismo renascentista); a C nega as rupturas (quando o texto justamente as enfatiza); a D valoriza a produção anterior (ao contrário do texto que exalta o Renascimento); e a E menciona pensamento mítico (ausente na passagem).

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