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INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo, do medievalista Georges Duby.“Nos cinquenta, sessenta anos que se seguiram à pandemia de 1348, e que foram sacudidos pelos ressurgimentos da peste, situa-se uma das grandes rupturas da história da nossa civilização. Dessa prova a Europa saiu aliviada. Ela era superpovoada. Restabeleceu-se o equilíbrio demográfico. A atmosfera de naturalidade que se instalou explica por que a criação artística não perdeu sua vitalidade. Mas, como tudo o mais, ela mudou de tom”. DUBY, Georges. A Europa na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 113.A afirmação “ela mudou de tom”, com que o autor conclui sua análise, constitui uma referência

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere
o texto abaixo, do medievalista Georges
Duby.

“Nos cinquenta, sessenta anos que se seguiram à
pandemia de 1348, e que foram sacudidos pelos
ressurgimentos da peste, situa-se uma das grandes
rupturas da história da nossa civilização. Dessa
prova a Europa saiu aliviada. Ela era superpovoada.
Restabeleceu-se o equilíbrio demográfico. A atmosfera
de naturalidade que se instalou explica por que
a criação artística não perdeu sua vitalidade. Mas,
como tudo o mais, ela mudou de tom”.

DUBY, Georges. A Europa na Idade Média.
São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 113.

A afirmação “ela mudou de tom”, com que o autor
conclui sua análise, constitui uma referência

Resposta:

A alternativa correta é C)

O trecho de Georges Duby sobre o período pós-pandemia de 1348 destaca uma transformação profunda na civilização europeia, marcada pelo reequilíbrio demográfico e uma mudança no âmbito cultural e artístico. A expressão "ela mudou de tom" refere-se justamente a essa transição, que culminou no movimento conhecido como Renascimento.

O Renascimento, iniciado no século XIV e consolidado nos séculos seguintes, representou uma ruptura com os valores medievais, valorizando o humanismo, a ciência e a expressão artística inspirada na Antiguidade Clássica. Esse período foi marcado por uma nova sensibilidade estética e intelectual, distante do tom predominante na Idade Média, o que justifica a interpretação de Duby.

As outras alternativas apresentadas não se encaixam no contexto histórico mencionado. O Iluminismo (A) e o Romantismo (B) são movimentos posteriores, enquanto a Escolástica (D) está mais associada ao pensamento medieval. A Fisiocracia (E), por sua vez, é uma teoria econômica do século XVIII, sem relação direta com a mudança artística descrita.

Portanto, a alternativa correta é C) ao Renascimento, pois reflete a transformação cultural e artística que emergiu após os traumas demográficos do século XIV, realinhando a produção criativa com os ideais humanistas e clássicos que definiram essa nova era.

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