Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia com atenção o pensamento, a seguir: “Toda a filosofia é como uma árvore. As raízes são a metafísica, o tronco é a física e os ramos são todas as outras ciências.” (René Descartes) Entre 1500 e 1700, houve uma mudança radical na maneira de se conceber a natureza e a sociedade, conforme mostra o fragmento citado. Em todas as alternativas, abaixo, estão apontadas corretamente as consequências das mudanças introduzidas pelo pensamento moderno, EXCETO em:

Leia com atenção o pensamento, a seguir:


“Toda a filosofia é como uma árvore. As raízes são a metafísica, o tronco é a física e os ramos
são todas as outras ciências.”

(René Descartes)

Entre 1500 e 1700, houve uma mudança radical na maneira de se conceber a natureza e a
sociedade, conforme mostra o fragmento citado.

Em todas as alternativas, abaixo, estão apontadas corretamente as consequências das mudanças
introduzidas pelo pensamento moderno, EXCETO em:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O pensamento de René Descartes, ao comparar a filosofia a uma árvore, reflete a transformação intelectual ocorrida entre os séculos XVI e XVIII, período marcado pelo surgimento da modernidade. Essa nova forma de pensar trouxe consigo profundas mudanças na compreensão da natureza, da sociedade e do próprio ser humano. No entanto, nem todas as consequências atribuídas a esse período estão corretamente alinhadas com os princípios do pensamento moderno.

A alternativa A) descreve adequadamente a substituição da visão medieval de um universo orgânico e espiritualizado pela concepção mecanicista, que via o mundo como uma máquina. Essa mudança permitiu uma exploração mais sistemática dos recursos naturais, alinhada com o avanço científico e tecnológico da época.

A alternativa B) também está correta ao destacar a aplicação das teorias mecânicas aos problemas sociais, resultando no surgimento de ideias liberais e utilitaristas. Essas correntes de pensamento valorizavam o indivíduo e suas liberdades, contrastando com as estruturas hierárquicas e coletivistas do feudalismo medieval.

A alternativa D) apresenta uma análise precisa da contribuição de Maquiavel, cuja obra secularizou a política ao basear-se na observação histórica e na razão, distanciando-se das justificativas religiosas que predominavam no período medieval.

Porém, a alternativa C) está incorreta, pois o método experimental e as observações empíricas, características do pensamento moderno, não serviram para justificar o absolutismo ou a centralização autoritária do Estado. Pelo contrário, essas abordagens científicas frequentemente desafiavam as estruturas de poder tradicionais, promovendo um pensamento crítico e questionador que minava as bases do autoritarismo.

Portanto, a exceção entre as consequências do pensamento moderno está corretamente apontada na alternativa C), que distorce a relação entre o método científico e as estruturas políticas da época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *