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“(…) nós, contemporâneos, enxergamos os antigos com admiração e grandiosidade. Sendo assim, deve-se destacar que, sempre no tempo presente, utilizamos de conceitos que remetem à Antiguidade para batizar objetos novos, com o intuito de lhes dar grandeza. Por meio de uma construção ideológica de Ocidente, o mais comum neste processo de busca do passado são as reivindicações do passado correspondente à Antiguidade Clássica, com a ideia de pertencimento ou legado da Grécia e Roma Antigas”. BONFÁ, Douglas Cerdeira. “Antiguidade, identidade e os usos do passado”. In: Revista Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade. Campinas, nº 30, p. 13, jan-dez 2016. Com base na afirmação acima, assinale a alternativa INCORRETA.

“(…) nós, contemporâneos, enxergamos os antigos com admiração e grandiosidade.
Sendo assim, deve-se destacar que, sempre no tempo presente, utilizamos de conceitos
que remetem à Antiguidade para batizar objetos novos, com o intuito de lhes dar grandeza. Por meio de uma construção ideológica de Ocidente, o mais comum neste processo de busca do passado são as reivindicações do passado correspondente à Antiguidade
Clássica, com a ideia de pertencimento ou legado da Grécia e Roma Antigas”.
BONFÁ, Douglas Cerdeira. “Antiguidade, identidade e os usos do passado”. In: Revista Estudos
Filosóficos e Histórico
s da Antiguidade. Campinas, nº 30, p. 13, jan-dez 2016.
Com base na afirmação acima, assinale a alternativa INCORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O texto apresentado aborda a forma como a Antiguidade Clássica é frequentemente evocada no presente como um símbolo de grandeza e legado, servindo como referência para a construção de identidades e ideologias no Ocidente. Diante disso, a alternativa incorreta é a que contraria essa valorização do passado antigo.

A alternativa A) afirma que Maquiavel rejeitou a valorização da Antiguidade, o que é incorreto, pois o pensador florentino, em obras como O Príncipe e Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio, justamente recorria aos exemplos da Roma Antiga para fundamentar suas reflexões políticas. Sua abordagem não era de rechaço, mas de reinterpretação crítica, buscando lições aplicáveis à sua época.

As demais alternativas estão corretas: B) destaca o papel dos estudos clássicos na legitimação da cultura ocidental; C) menciona o uso do mito da romanidade pelo fascismo italiano; D) aponta a popularização do gênero épico no cinema pós-Segunda Guerra; e E) reconhece a longa tradição da ideia de império, desde a Antiguidade. Portanto, o gabarito correto é A), por ser a única que nega a influência e a valorização da Antiguidade Clássica, contrariando o argumento central do texto.

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