O Sfumato (ou esfumato) foi uma técnica provavelmente inventada por Leonardo da Vinci, em que ocorre a fusão gradual entre o tom mais escuro até o mais claro, colaborando para a criação do “relevo escultural”, tornando a pintura mais realista. Leonardo da Vinci e realismo na pintura podem ser associados a um movimento de grande importância na história da modernidade. Assinale a alternativa que indica este movimento
O Sfumato (ou esfumato) foi uma técnica provavelmente inventada por Leonardo da Vinci, em que
ocorre a fusão gradual entre o tom mais escuro até
o mais claro, colaborando para a criação do “relevo
escultural”, tornando a pintura mais realista.
Leonardo da Vinci e realismo na pintura podem ser
associados a um movimento de grande importância
na história da modernidade.
Assinale a alternativa que indica este movimento
- A)Fisiocracia
- B)Iluminismo
- C)Mercantilismo
- D)Reforma Protestante
- E)Renascimento Cultural
Resposta:
A alternativa correta é E)
O Sfumato, técnica revolucionária atribuída a Leonardo da Vinci, representa um marco na busca pelo realismo na pintura. Essa abordagem, que suaviza as transições entre tons claros e escuros, não apenas conferiu profundidade às obras, mas também simbolizou a ruptura com as convenções artísticas medievais, marcando o início de uma nova era criativa.
O contexto histórico do Sfumato está intrinsecamente ligado ao Renascimento Cultural (alternativa E), movimento que redefiniu a produção artística e intelectual entre os séculos XIV e XVI. Este período, caracterizado pela redescoberta da cultura clássica e pela valorização do humanismo, encontrou em Da Vinci um de seus maiores expoentes, cujas obras sintetizam o ideal renascentista de harmonia, proporção e representação fiel da natureza.
Enquanto o Iluminismo (B) surgiria séculos depois como movimento filosófico, e a Reforma Protestante (D) como transformação religiosa, o Renascimento estabeleceu as bases estéticas que permitiram inovações como o Sfumato. Essa técnica, portanto, não foi apenas um avanço técnico, mas a materialização do espírito renascentista que colocou o ser humano e sua percepção do mundo no centro da criação artística.
Deixe um comentário