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Questões Sobre Renascimento Científico, Artístico e Cultural - História - concurso

Questão 41

O renascimento urbano e comercial se configura como muito importante quando pensamos
na transição do período feudal para o capitalismo, sobre este renascimento podemos
AFIRMAR que:

  • A)As corporações de ofício tinham um caráter assistencialista contribuindo assim para a democratização da ordem social.
  • B)Os reis passaram a ter seu poder enfraquecido a partir dos surgimentos das cidades e da independência da nobreza feudal.
  • C)O estímulo à centralização monárquica, à unificação das moedas, pesos e medidas e ao mercantilismo.
  • D)O poder da burguesia repercutindo na decadência da política econômica mercantilista e na formação dos Estados Nacionais.
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A alternativa correta é C)

O renascimento urbano e comercial foi um fenômeno crucial para a transformação da sociedade europeia durante a Baixa Idade Média, marcando a transição do feudalismo para o capitalismo. Esse período foi caracterizado pelo crescimento das cidades, o fortalecimento do comércio e o surgimento de uma nova classe social: a burguesia. Dentre as alternativas apresentadas, a afirmação correta é a letra C, que destaca o estímulo à centralização monárquica, à unificação das moedas, pesos e medidas e ao mercantilismo.

Durante o renascimento urbano, os reis encontraram nos burgueses aliados importantes para consolidar seu poder frente à nobreza feudal. A centralização política foi favorecida pela necessidade de padronização monetária e fiscal, além da criação de um mercado mais unificado. O mercantilismo, por sua vez, emergiu como uma política econômica que beneficiava tanto a monarquia quanto a burguesia, promovendo o acúmulo de riquezas e o fortalecimento do Estado Nacional.

As outras alternativas apresentam equívocos históricos. As corporações de ofício (alternativa A) não tinham um caráter assistencialista nem democratizavam a sociedade – pelo contrário, eram organizações restritivas que regulamentavam a produção artesanal. A alternativa B está incorreta porque os reis, na verdade, fortaleceram seu poder com o apoio da burguesia, e não o contrário. Já a alternativa D erra ao associar a burguesia à decadência do mercantilismo, quando, na realidade, essa classe foi uma das principais beneficiárias desse sistema econômico.

Portanto, o renascimento urbano e comercial foi um processo complexo que contribuiu para a formação de uma nova ordem econômica e política, culminando no surgimento dos Estados Nacionais modernos e no desenvolvimento do capitalismo.

Questão 42

O Renascimento Cultural teve início na Itália e se impôs efetivamente a partir do século XIV até o século XVI. São características do Renascimento Cultural, exceto:

  • A)Humanismo.
  • B)Racionalismo.
  • C)Ascetismo.
  • D)Hedonismo.
  • E)Individualismo.
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A alternativa correta é C)

O Renascimento Cultural, movimento que marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna, teve sua origem na Itália entre os séculos XIV e XVI. Esse período foi caracterizado por uma série de transformações filosóficas, artísticas e científicas que romperam com os valores medievais e deram ênfase ao potencial humano e à razão.

Entre as principais características do Renascimento, destacam-se:

  • Humanismo: valorização do ser humano e de suas capacidades intelectuais e criativas.
  • Racionalismo: uso da razão como ferramenta para compreender o mundo, em oposição ao dogmatismo religioso.
  • Individualismo: ênfase na expressão individual e no reconhecimento do mérito pessoal.
  • Hedonismo: busca pelo prazer e pela beleza, refletida nas artes e no estilo de vida.

No entanto, uma das alternativas apresentadas não se enquadra como característica do Renascimento: o Ascetismo. Essa visão, que prega a renúncia aos prazeres materiais em favor da espiritualidade, era mais associada à mentalidade medieval, especialmente no contexto religioso. Portanto, a resposta correta é a alternativa C) Ascetismo, pois representa um valor contrário ao espírito renascentista de celebração da vida e da liberdade humana.

Questão 43

Nicolau Copérnico, pensador do Renascimento, contestou a teoria do geocentrismo e teve suas teorias levadas para a Itália. O pensador, que levou as idéias de Copérnico para a Itália, condenado como herege e queimado vivo em 1600, foi:

  • A)Johanner Kepler
  • B)Thomas Digges
  • C)Jan van Eyck
  • D)Giordano Bruno
  • E)Galileu Galilei
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A alternativa correta é C)

Nicolau Copérnico, pensador do Renascimento, contestou a teoria do geocentrismo e teve suas teorias levadas para a Itália. O pensador, que levou as idéias de Copérnico para a Itália, condenado como herege e queimado vivo em 1600, foi:

  • A) Johanner Kepler
  • B) Thomas Digges
  • C) Jan van Eyck
  • D) Giordano Bruno
  • E) Galileu Galilei

O gabarito correto é C).

Questão 44

“Criada pelos humanistas italianos e retomada por Vasari,
a noção de uma ressurreição das letras e das artes graças
ao reencontro com a Antiguidade foi, seguramente,
fecunda como fecundos são todos os manifestos lançados
em todos os séculos por novas gerações conquistadoras.
Essa noção significa juventude… dinamismo, vontade de
renovação. Teve em si a inevitável injustiça das abruptas
declarações de adolescentes, que rompem ou creem
romper com os gostos e as categorias mentais dos seus
antecessores. Mas o termo «Renascimento», mesmo na
acepção estrita dos humanistas, que o aplicavam,
essencialmente, à literatura e às artes plásticas, parece-nos atualmente insuficiente. Parece rejeitar, como
bárbaras, as criações simultaneamente sólidas e
misteriosas da arte românica e aqueloutras, mais esbeltas
e dinâmicas, da idade gótica. Não dá conta nem de Dante,
nem de Villon, nem da pintura flamenga do século XV. E,
principalmente, ao ser alargado às dimensões de uma
civilização pela historiografia romântica, mostrou-se
inadequado”

(DELUMEAU, J. A civilização do renascimento.
Lisboa: Editorial Estampa, 1983, p.19).

São artistas consagrados do Renascimento europeu:

  • A)Michelangelo e Leonardo da Vinci.
  • B)Auguste Rodin e Miguel de Cervantes.
  • C)Dante Alghieri e Gregório de Mattos.
  • D)Gustave Flaubert e William Shakespeare.
  • E)Donatello e Claude Monet.
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A alternativa correta é A)

O texto apresentado aborda criticamente o conceito de Renascimento, destacando sua origem nos humanistas italianos e sua popularização por Vasari. A ideia de um "renascimento" das artes e letras através do reencontro com a Antiguidade é analisada como um manifesto juvenil, cheio de dinamismo e vontade de renovação, porém carregando consigo as limitações típicas de movimentos que buscam romper radicalmente com o passado. O autor aponta que o termo "Renascimento", mesmo em sua acepção original focada nas artes e literatura, mostra-se insuficiente para abarcar a complexidade do período, excluindo manifestações artísticas importantes como a arte românica, o gótico e até mesmo figuras como Dante e Villon.

Quando ampliado para descrever uma civilização inteira pela historiografia romântica, o conceito revela-se ainda mais problemático. Essa reflexão crítica sobre o termo "Renascimento" nos leva a questionar como classificamos e entendemos os períodos históricos e seus principais expoentes.

No que diz respeito aos artistas consagrados do Renascimento europeu, a alternativa correta é a A) Michelangelo e Leonardo da Vinci. Esses dois mestres italianos são figuras centrais do movimento renascentista, representando o auge da produção artística do período com suas obras revolucionárias que sintetizavam o humanismo, o estudo da anatomia e a perspectiva. Michelangelo, com seus afrescos na Capela Sistina e esculturas como o David, e Leonardo, com pinturas como a Mona Lisa e A Última Ceia, além de seus estudos científicos, personificam o ideal do artista renascentista como gênio universal.

As outras alternativas apresentam combinações incorretas, misturando artistas de períodos distintos (como Rodin e Monet, do século XIX) ou escritores que, apesar de importantes, não são considerados representantes das artes plásticas do Renascimento (como Cervantes e Shakespeare). A resposta correta reforça a importância de compreender o contexto histórico específico em que esses artistas atuaram e como eles representaram os ideais estéticos e culturais de seu tempo.

Questão 45

O Sfumato (ou esfumato) foi uma técnica provavelmente inventada por Leonardo da Vinci, em que
ocorre a fusão gradual entre o tom mais escuro até
o mais claro, colaborando para a criação do “relevo
escultural”, tornando a pintura mais realista.

Leonardo da Vinci e realismo na pintura podem ser
associados a um movimento de grande importância
na história da modernidade.

Assinale a alternativa que indica este movimento

  • A)Fisiocracia
  • B)Iluminismo
  • C)Mercantilismo
  • D)Reforma Protestante
  • E)Renascimento Cultural
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A alternativa correta é E)

O Sfumato, técnica revolucionária atribuída a Leonardo da Vinci, representa um marco na busca pelo realismo na pintura. Essa abordagem, que suaviza as transições entre tons claros e escuros, não apenas conferiu profundidade às obras, mas também simbolizou a ruptura com as convenções artísticas medievais, marcando o início de uma nova era criativa.

O contexto histórico do Sfumato está intrinsecamente ligado ao Renascimento Cultural (alternativa E), movimento que redefiniu a produção artística e intelectual entre os séculos XIV e XVI. Este período, caracterizado pela redescoberta da cultura clássica e pela valorização do humanismo, encontrou em Da Vinci um de seus maiores expoentes, cujas obras sintetizam o ideal renascentista de harmonia, proporção e representação fiel da natureza.

Enquanto o Iluminismo (B) surgiria séculos depois como movimento filosófico, e a Reforma Protestante (D) como transformação religiosa, o Renascimento estabeleceu as bases estéticas que permitiram inovações como o Sfumato. Essa técnica, portanto, não foi apenas um avanço técnico, mas a materialização do espírito renascentista que colocou o ser humano e sua percepção do mundo no centro da criação artística.

Questão 46

Leia o texto para responder à questão 29 e
inspirar-se para responder à questão 30.

Duas grandes motivações moviam Colombo. A primeira era a fascinação pelo ouro e pelas ilhas distantes
onde abundava aquele metal.

Segundo Jaques Heers, esta obsessão se manifestou
em todos os seus atos, seus projetos, suas iniciativas
[…]

A segunda mostra que Colombo foi plenamente um
homem do Renascimento. Agia pela paixão do conhecimento. Sem ter recebido qualquer formação acadêmica, buscava a informação em qualquer tipo de livro.
Lia assiduamente e anotava aplicadamente o que
chamava a atenção do seu espírito curioso […].

Tradução livre de PASTOREAU, Mireille. Voies Océanes de l´ancient
aux nouveau mondes. Paris, Edition Hervas, 1990.

Assinale a alternativa correta a respeito do
Renascimento.

  • A)O homem do Renascimento buscava na Razão o caminho para se chegar ao conhecimento.
  • B)Deus e não o homem, sua criação, deveria ser o centro do Universo.
  • C)A teologia e as escrituras eram, para o homem da Renascença, as fontes do conhecimento.
  • D)Na concepção dos Renascentistas, o interesse coletivo preponderava ao individual.
  • E)O pensamento e principalmente as lições da Antiguidade Greco-Romana podiam explicar todos os fenômenos da natureza e da alma humana.
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A alternativa correta é A)

O Renascimento foi um período marcado por profundas transformações culturais, intelectuais e científicas na Europa, entre os séculos XIV e XVI. Uma de suas características centrais foi a valorização da razão e do conhecimento humano, em contraste com a visão teocêntrica predominante na Idade Média. O texto apresentado destaca que Cristóvão Colombo, como um homem do Renascimento, agia movido pela "paixão do conhecimento", buscando informações em livros e cultivando um espírito curioso. Essa descrição reforça a ideia de que o Renascimento colocou o ser humano no centro das investigações, priorizando a razão e a observação como caminhos para compreender o mundo.

A alternativa correta, portanto, é a A), que afirma: "O homem do Renascimento buscava na Razão o caminho para se chegar ao conhecimento." Essa afirmação está em sintonia com o espírito renascentista, que enfatizava o humanismo, a ciência e a capacidade do indivíduo de explorar e interpretar a realidade por meio do pensamento crítico. As outras alternativas apresentam visões contrárias aos princípios do Renascimento, como o teocentrismo (B e C), a priorização do coletivo sobre o individual (D) ou uma visão excessivamente idealizada da Antiguidade (E). O Renascimento, na verdade, equilibrou a admiração pelo legado greco-romano com inovações e questionamentos, sempre colocando a razão humana como ferramenta essencial para o progresso.

Questão 47

“A luta entre o papa e os Hohenstaufen deixara a
Itália numa situação política que diferia
essencialmente da do resto do Ocidente. Se em
França, em Espanha e em Inglaterra o sistema
feudal era tal que devia levar naturalmente à
unidade monárquica; se na Alemanha este ajudava
a manter pelo menos a unidade exterior do Império,
a Itália tinha rompido quase inteiramente com tal
sistema.”
(BURCKHARDT, Jacob. “O Renascimento italiano”.
Tradução: Antônio Borges Coelho. Porto: Editora Presença,
p. 10)
Com base no texto anterior, assinale a alternativa
incorreta
:

  • A)Burckhardt defende a ideia de que a nova época inicia-se no século XV como um processo que une as artes plásticas, a literatura e a ciência, impulsionado pela elevada consciência da individualidade pessoal.
  • B)Com diversidade de conflitos políticos na Itália do período, Burckhardt observa o Estado considerado obra de arte, forjado, sofisticado e tendendo para o racional, a exemplo da arte da guerra.
  • C)Acomodado ao nacional-socialismo, seus trabalhos de associação dos alemães com gregos antigos permitem-nos ler toda a obra de Burckhardt como história política e não como história da arte. Sua obra se insere no irracionalismo, tendência em voga de Bismarck ao fim da segunda guerra mundial.
  • D)A nova era vem definida como época moderna, e não como Renascimento. Tal processo não é observado como originariamente italiano, mas como um movimento geral entre os povos cristãos ocidentais.
  • E)Embora Burckhardt se oponha ao termo “Renascimento” como injusto para nomear a época inteira, embora o resgate e ressurgimento da antiguidade seja o aspecto mais evidente, entende que não foi só a antiguidade, mas a sua íntima aliança com o gênio italiano que regenerou o mundo ocidental.
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A alternativa correta é C)

O texto de Jacob Burckhardt, em O Renascimento italiano, destaca as particularidades políticas da Itália em contraste com outras regiões da Europa Ocidental durante o período medieval e o início da modernidade. Enquanto países como França, Espanha e Inglaterra caminhavam para a centralização monárquica, e a Alemanha mantinha uma unidade imperial aparente, a Itália rompeu com o sistema feudal, resultando em um cenário político fragmentado e singular.

Com base no excerto apresentado, a alternativa incorreta é a C), que afirma que Burckhardt se acomodou ao nacional-socialismo e que sua obra pode ser lida como história política, inserida no irracionalismo vigente desde Bismarck até o fim da Segunda Guerra Mundial. Essa afirmação é equivocada, pois Burckhardt foi um historiador suíço do século XIX, cuja obra se concentrou na análise cultural e artística do Renascimento, sem qualquer vinculação com o nacional-socialismo ou com o contexto político do século XX. Sua abordagem valorizou a individualidade e a racionalidade, elementos centrais do Renascimento, e não o irracionalismo.

As demais alternativas apresentam interpretações coerentes com o pensamento de Burckhardt. A alternativa A) corretamente associa o início da nova época ao século XV, marcado pela integração entre arte, literatura e ciência, impulsionada pela valorização do indivíduo. A alternativa B) reflete a visão de Burckhardt sobre o Estado italiano como uma "obra de arte", elaborado e racional. A alternativa D) menciona a definição da época como moderna, não limitada ao Renascimento, e como um fenômeno ocidental mais amplo. Por fim, a alternativa E) destaca a crítica de Burckhardt ao termo "Renascimento", embora ele reconheça a importância da antiguidade clássica e do gênio italiano na transformação do Ocidente.

Portanto, a alternativa C) é a única que distorce a obra e o contexto histórico de Burckhardt, sendo claramente incorreta.

Questão 48

Considerando o Renascimento Cultural do século XV e XVI e as estruturas culturais,
sociais e políticas que envolvem esse novo olhar sobre a realidade, assinale a alternativa
INCORRETA.

  • A)É um momento de valorização do novo, daquilo que se opõe à tradição.
  • B)Efetivou-se um acirramento de curiosidade intelectual e um olhar crítico sobre a realidade e a representação cultural.
  • C)Houve um aproveitamento dos conhecimentos clássicos e uma adaptação a um novo mundo mercantil.
  • D)Estabeleceu-se uma representação cultural urbana com a proteção da burguesia.
  • E)Consolidou-se uma representação das atividades artísticas pelos intelectuais, com o descarte na totalidade da cultura greco-romana.
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A alternativa correta é E)

O Renascimento Cultural, ocorrido entre os séculos XV e XVI, foi um período marcado por profundas transformações nas esferas cultural, social e política. Esse movimento representou uma ruptura com os valores medievais, promovendo uma redescoberta da Antiguidade Clássica e uma nova visão de mundo centrada no humanismo. No entanto, nem todas as afirmações sobre esse período estão corretas, conforme demonstra a análise das alternativas apresentadas.

A alternativa A) está correta, pois o Renascimento foi de fato um momento de valorização da inovação e da oposição às tradições medievais, com ênfase no potencial humano e na razão. Já a alternativa B) também é verdadeira, já que esse período foi marcado por um aumento da curiosidade intelectual e pelo desenvolvimento de um pensamento crítico, refletido nas artes, ciências e filosofia.

A alternativa C) está igualmente correta, uma vez que o Renascimento resgatou os conhecimentos da Grécia e Roma Antigas, adaptando-os ao contexto do nascente capitalismo mercantil. Da mesma forma, a alternativa D) é verdadeira, pois o movimento teve forte apoio da burguesia urbana, que patrocinou artistas e intelectuais, consolidando uma cultura mais laica e voltada para os valores humanos.

A alternativa E), no entanto, está incorreta. Embora o Renascimento tenha introduzido novas perspectivas, ele não descartou totalmente a cultura greco-romana. Pelo contrário, os renascentistas buscaram inspiração nos clássicos, reinterpretando-os à luz de sua própria época. Portanto, a afirmação de que houve um descarte completo da herança clássica é falsa, tornando essa a resposta incorreta.

Questão 49

Sobre a cultura renascentista, é correto afirmar que esta
expressava

  • A)a aceitação do dogmatismo católico.
  • B)a admiração do passado greco-romano.
  • C)a afirmação do poder da tradição.
  • D)a defesa da filosofia escolástica.
  • E)a negação do humanismo.
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A alternativa correta é B)

O Renascimento foi um período marcado pela redescoberta e valorização da cultura clássica greco-romana, que se refletiu em diversas áreas do conhecimento, como arte, literatura e filosofia. A alternativa B) está correta, pois os renascentistas buscavam inspiração no pensamento e nas realizações da Antiguidade, promovendo um movimento humanista que colocava o ser humano no centro das reflexões.

As demais alternativas não representam as características fundamentais do Renascimento. O dogmatismo católico (A) e a filosofia escolástica (D) eram associados ao pensamento medieval, que o Renascimento questionava. A tradição (C) era reinterpretada, não simplesmente afirmada, e o humanismo (E) era justamente uma das bases do pensamento renascentista, não negado.

Portanto, a admiração pelo legado greco-romano (B) foi essencial para a formação da cultura renascentista, que buscava conciliar o conhecimento clássico com as novas ideias que surgiam na época.

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Questão 50

O Renascimento, movimento que floresceu entre a desestruturação do mundo
Medieval e o surgimento da Era Moderna e que teve dimensões políticas,
culturais e econômicas é, segundo o historiado Nicolau Sevcenko, “um desses
momentos particularmente interessantes da História, em que o homem aparece
transtornado, atônito, sufocado pelo peso da própria liberdade. (…) O
Renascimento constitui, por isso, uma das mais fascinantes aventuras
intelectuais da humanidade.”
(SEVCENKO, Nicolau, 1984.p.4)
Sobre as mudanças na ordem social que gerou as características e as condições
para o surgimento do homem renascentista, analise os enunciados abaixo e
utilize “V”, quando for verdadeiro e “F” quando for falsa, e assinale a
alternativa correta.
( ) O comércio e os saberes se desenvolviam de modo mútuo. A
inventividade técnica era incitada pelo comércio e vice-versa. Técnicas
foram inventadas para melhoria das necessidades cotidianas do mundo
europeu, como a agricultura, a mineração, a metalurgia, a construção
naval e os armamentos de guerra.
( ) O êxito do indivíduo na nova ordem social dependia, segundo
Maquiavel do acaso, do engenho, da astúcia e riqueza.
( ) A quebra dos antigos laços sociais de dependência como a servidão
possibilitou a liberação do indivíduo e o impulsionou para a
concorrência com os demais sujeitos, estimulando sua criatividade.

  • A)V -V -V .
  • B)V - F - V .
  • C)F -V -V .
  • D)F - F - V .
  • E)F - F - F .
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A alternativa correta é A)

O Renascimento foi um período de profundas transformações que marcou a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, caracterizado por um renovado interesse pelo conhecimento clássico, pelas artes e pelas ciências. Como destacado por Nicolau Sevcenko, esse movimento representou uma verdadeira aventura intelectual, na qual o ser humano se viu diante de novas possibilidades e desafios, impulsionado pela liberdade e pela criatividade.

As mudanças sociais ocorridas nesse período foram fundamentais para o surgimento do homem renascentista, um indivíduo mais autônomo, curioso e empreendedor. A análise dos enunciados apresentados permite compreender melhor essas transformações:

  1. Verdadeiro (V): O comércio e o desenvolvimento técnico-científico caminharam lado a lado durante o Renascimento. A busca por soluções práticas para problemas cotidianos, como a agricultura, a mineração e a construção naval, estimulou inovações que, por sua vez, impulsionaram as atividades comerciais.
  2. Verdadeiro (V): Maquiavel, em suas obras, destacou que o sucesso do indivíduo na nova ordem social dependia de fatores como astúcia, engenhosidade e riqueza, além da capacidade de aproveitar oportunidades (o "acaso"). Isso reflete o espírito competitivo e pragmático da época.
  3. Verdadeiro (V): O enfraquecimento dos laços feudais, como a servidão, permitiu que os indivíduos buscassem novas formas de ascensão social. Essa liberdade estimulou a concorrência e a criatividade, elementos centrais do Renascimento.

Portanto, a alternativa correta é A) V - V - V, pois todos os enunciados refletem aspectos fundamentais das mudanças sociais que moldaram o homem renascentista.

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