Questões Sobre Renascimento Científico, Artístico e Cultural - História - concurso
Questão 71
moderno. A primeira afirmação, ainda presa à herança,
dum clima mental e social que revoluciona as ordens do
ser, pensar e crer. O Renascimento afirma-se como uma
ousadia moderna em nascimento, uma grande revolução
ainda a brotar, uma idade de transição que é a bússola
de origem da modernidade”. (BARRETO, Luís Felipe.
Descobrimentos e Renascimento. Lisboa, Imprensa
Nacional, 1983, p. 42.).
- A)A concepção antropocêntrica e a valorização das potencialidades humanas.
- B)O testemunho do protagonismo da burguesia, liberta dos entraves da era moderna.
- C)A repulsa à cultura greco-romana, identificada como exemplo de uma arte sem valor.
- D)A declaração de uma nova concepção artística e o desprezo ao conhecimento científico.
A alternativa correta é A)
O Renascimento, como aponta Luís Felipe Barreto, foi um período de transição e revolução que marcou o surgimento do espírito moderno. Sua principal característica, conforme indicado no gabarito, é a concepção antropocêntrica e a valorização das potencialidades humanas (alternativa A). Essa visão contrastava com o teocentrismo medieval, colocando o ser humano no centro do universo e exaltando sua capacidade de criar, pensar e transformar o mundo.
O Renascimento não rejeitou a cultura greco-romana (alternativa C), mas, ao contrário, resgatou seus ideais clássicos, adaptando-os a uma nova perspectiva humanista. Também não desprezou o conhecimento científico (alternativa D), pois foi justamente nesse período que houve avanços significativos em áreas como astronomia, anatomia e matemática. Embora a burguesia tenha ganhado protagonismo (alternativa B), sua libertação completa dos entraves feudais ocorreu mais tardiamente, não sendo o traço definidor do movimento renascentista.
Portanto, a alternativa A sintetiza o cerne do Renascimento: uma mudança de paradigma que elevou o ser humano como medida de todas as coisas, inspirando séculos de desenvolvimento cultural, artístico e científico.
Questão 72
Os “centros artísticos” descritos no texto podem ser identificados
- A)nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra.
- B)nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.
- C)nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica.
- D)nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico.
- E)nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura românica.
A alternativa correta é B)
O conceito de "centros artísticos" apresentado por Carlo Ginzburg refere-se a locais onde há uma convergência entre artistas, consumidores de arte e recursos destinados à produção cultural. Esses espaços são marcados não apenas pela criação artística, mas também por instituições que fomentam, educam e divulgam os artistas, além de atrair um público diversificado que vai além dos compradores diretos. Analisando as opções apresentadas, a alternativa que melhor se encaixa nessa definição é a B) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.
Durante o Renascimento, cidades como Florença, Veneza e Roma tornaram-se polos artísticos vibrantes, reunindo mecenas, artistas e um público amplo interessado na nova produção cultural. A arte renascentista foi impulsionada por uma elite urbana que investia em obras não apenas por devoção religiosa, mas também por prestígio social e político. Além disso, essas cidades possuíam academias, oficinas e um mercado de arte em expansão, características essenciais para um centro artístico conforme descrito no texto.
As demais alternativas, embora representem contextos históricos com produção artística relevante, não abrangem plenamente a complexidade dos centros artísticos definidos por Ginzburg. Mosteiros medievais, castelos senhoriais e cidades-estados gregas tinham uma produção mais restrita a finalidades específicas (religiosas, políticas ou regionais), enquanto o Renascimento nas cidades modernas consolidou um modelo mais dinâmico e abrangente de circulação artística.
Questão 73
Se o homem moderno não consegue viver sem dinheiro,
o homem medieval mal conhecia seu significado, afirma
Jacques Le Goff (um dos maiores medievalistas vivos). O historiador
francês demonstra como, numa sociedade dominada
pelo cristianismo, a Igreja doutrinou a atitude que um cristão
deveria ter perante o dinheiro, tendo em vista as obras de
teólogos e as várias passagens bíblicas que o condenam.
Para ele, a moeda começa a se desenvolver na Europa
medieval apenas nos séculos XII e XIII.
(Carolina Ferro, A Idade Média e o dinheiro.
Disponível em: . Adaptado)
O que explica esse desenvolvimento é
- A)a Reforma Protestante.
- B)a Contrarreforma.
- C)o Renascimento Urbano.
- D)o Mercantilismo.
- E)o Absolutismo.
A alternativa correta é C)
O texto apresentado aborda a relação entre o homem medieval e o dinheiro, destacando a influência da Igreja na formação de uma mentalidade econômica baseada nos preceitos cristãos. Segundo Jacques Le Goff, a moeda só ganhou maior relevância na Europa medieval entre os séculos XII e XIII, período marcado por transformações sociais e econômicas.
Entre as alternativas apresentadas, a que melhor explica esse desenvolvimento é o Renascimento Urbano (C). Esse movimento foi responsável pelo crescimento das cidades, o aumento do comércio e a formação de uma economia mais dinâmica, distanciando-se progressivamente do modelo feudal baseado na troca e na subsistência. O Renascimento Urbano trouxe consigo a necessidade de um meio de troca mais eficiente, o que impulsionou o uso da moeda.
As demais alternativas não se adequam ao contexto histórico citado. A Reforma Protestante (A) e a Contrarreforma (B) são fenômenos do século XVI, enquanto o Mercantilismo (D) e o Absolutismo (E) estão mais associados à Idade Moderna. Portanto, a resposta correta é C) o Renascimento Urbano, por estar diretamente ligado ao período em que a moeda começou a se desenvolver na Europa medieval.
Questão 74
A fórmula utilizada por letrados europeus da primeira metade
do século XVIII não era nova. A dualidade do Iluminismo está
na própria raiz do Renascimento moderno, entre os séculos
XV e XVI, sobretudo em sua crítica à Europa da Idade Média.
(Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII.
Disponível em: . Adaptado)
Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo,
é correto destacar:
- A)o pensamento metafísico como nova forma de conceber o mundo e a oposição entre o “humano" e o “divino".
- B)a razão econômica como nova maneira de organizar a sociedade e a oposição entre o “material" e o “espiritual".
- C)o pensamento religioso como novo meio de afirmação de princípios incontestáveis e a oposição entre o “transcendente" e o “imanente".
- D)a razão científica como nova atitude em relação ao conhecimento e a oposição entre a “luz" e as “trevas".
- E)o pensamento escolástico como novo modo de compreender a filosofia e a oposição entre a “crença" e a “razão".
A alternativa correta é D)
A relação entre o Renascimento e o Iluminismo pode ser compreendida a partir de uma continuidade crítica em relação ao pensamento medieval, marcada pela valorização da razão e do conhecimento humano. Conforme destacado no texto, a dualidade do Iluminismo remonta às origens do Renascimento, quando houve uma ruptura com os paradigmas da Idade Média. Nesse contexto, a alternativa correta é a D), pois ela sintetiza a essência dessa transição.
A razão científica, como nova atitude em relação ao conhecimento, foi um dos pilares tanto do Renascimento quanto do Iluminismo. Ambos os movimentos buscaram superar a visão de mundo medieval, frequentemente associada às "trevas" da ignorância e do dogmatismo, em favor da "luz" da ciência e do pensamento crítico. Essa oposição simbólica entre "luz" e "trevas" reflete a busca por um conhecimento baseado na observação, na experimentação e na racionalidade, em contraste com a autoridade religiosa e a tradição.
As demais alternativas apresentam elementos que não correspondem adequadamente às aproximações entre os dois períodos. O pensamento metafísico (A), a razão econômica (B), o pensamento religioso (C) e o pensamento escolástico (E) não capturam o cerne da transformação intelectual que uniu Renascimento e Iluminismo: a defesa da razão como instrumento de progresso e emancipação humana.
Portanto, a alternativa D) é a que melhor expressa a herança renascentista no Iluminismo, destacando a razão científica e a oposição entre a luz do conhecimento e as trevas da ignorância como eixos centrais dessa relação histórica.
Questão 75
Com suas ideias renovadoras, o movimento renascentista
contribuiu de modo marcante para a afirmação dos valores
da burguesia. (…)
A Renascença identificou-se com a Antiguidade Clássica, em
oposição à Idade Média. O próprio termo Renascimento foi
utilizado nessa época com o propósito de indicar uma ruptura
em relação aos valores e concepções medievais.
(Alceu L. Pazzinato e Maria Helena V. Senise. História moderna e
contemporânea. São Paulo: Ática, 2002)
Podem ser apontados como valores do Renascimento o
- A)misticismo e o relativismo.
- B)racionalismo e o antropocentrismo.
- C)espiritualismo e a natureza explicada pela fé.
- D)coletivismo e o teocentrismo.
- E)geocentrismo e o antinaturalismo.
A alternativa correta é B)
O Renascimento foi um período de profunda transformação cultural, intelectual e artística que marcou a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Como mencionado no texto, esse movimento se caracterizou por uma ruptura com os valores medievais e uma redescoberta da Antiguidade Clássica, promovendo uma nova visão de mundo que refletia os interesses da burguesia em ascensão.
Entre os principais valores renascentistas destacam-se o racionalismo e o antropocentrismo, que correspondem à alternativa correta B). O racionalismo representava a valorização da razão humana como instrumento para compreender o mundo, em oposição à explicação religiosa predominante na Idade Média. Já o antropocentrismo colocava o ser humano no centro das preocupações filosóficas e artísticas, contrastando com o teocentrismo medieval.
Esses valores se manifestaram em diversas áreas do conhecimento: na arte, com a perspectiva e o estudo da anatomia humana; na filosofia, com o humanismo; e na ciência, com o desenvolvimento do método experimental. O Renascimento, portanto, não apenas recuperou a cultura clássica, mas também lançou as bases para o pensamento moderno, enfatizando a capacidade humana de transformar e compreender a realidade.
As outras alternativas apresentam valores incompatíveis com o espírito renascentista: o misticismo (A), o espiritualismo (C), o coletivismo (D) e o geocentrismo (E) eram características mais associadas ao período medieval que o Renascimento justamente buscava superar.
Questão 76
São corretas APENAS as afirmativas:
- A)I e II.
- B)I e IV.
- C)II e III.
- D)I, III e IV.
- E)II, III e IV.
A alternativa correta é B)
O diálogo entre Macduff e Malcolm na obra Macbeth, de William Shakespeare, reflete aspectos fundamentais do contexto histórico do Renascimento europeu. A análise das afirmativas revela que apenas as opções I e IV estão corretas, conforme o gabarito indicado.
Afirmativa I: Correta. O Estado moderno estava em formação durante o Renascimento, com a consolidação de monarquias centralizadas na Europa Ocidental. As casas dinásticas, como a dos Stuart na Escócia (cenário de Macbeth), buscavam fortalecer seu controle sobre os territórios, muitas vezes através de alianças políticas e conflitos, como retratado na peça.
Afirmativa II: Incorreta. Embora houvesse um gradual fortalecimento do poder real, o sentimento nacionalista ainda não era amplamente difundido entre todas as camadas sociais, como o campesinato. A lealdade no período era mais vinculada a laços feudais ou dinásticos do que a uma identidade nacional consolidada.
Afirmativa III: Incorreta. Malcolm não representa visões medievais, mas sim características renascentistas, como a prudência e o raciocínio estratégico. Sua desconfiança em relação a Macbeth e sua ênfase na legitimidade do poder demonstram valores alinhados ao pensamento político em transição para a modernidade.
Afirmativa IV: Correta. O Renascimento foi marcado pela coexistência entre a valorização da razão humana e a religiosidade intensa. No diálogo, Malcolm equilibra cautela racional ("raciocínio cauteloso") com a invocação divina ("Deus, lá de cima"), exemplificando essa dualidade típica do período.
Portanto, as afirmativas I e IV são as que melhor capturam as nuances históricas presentes no excerto de Macbeth, refletindo a complexidade do Renascimento europeu.
Questão 77
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere
as afirmativas abaixo sobre o Renascimento
Urbano, na Europa Ocidental, entre os séculos
XI e XV.
I. A partir do século XII, intensificaram-se os conflitos entre os senhores feudais e as populações
urbanas. Havia duas maneiras de resolver tais
conflitos: por meio da violência ou por compra das
Cartas de Franquia, pelas quais o nobre concedia
liberdade para a cidade.
II. Em geral, as cidades do período se desenvolveram
a partir de seu papel econômico, concentrando
artesãos e mercadores que viviam em função
do comércio, mas que também dependiam do
desenvolvimento agrícola nas zonas rurais, o que
garantia o abastecimento da população.
III. Para promover e intensificar a concorrência
entre os mercadores locais e com os de outras
cidades, os comerciantes fundaram associações
de mercadores: as guildas, assim chamadas na
Itália; ou as hansas, como eram conhecidas no
norte da Europa.
Está/estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
- A)I, apenas.
- B)III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)II e III, apenas.
- E)I, II e III.
A alternativa correta é C)
O Renascimento Urbano na Europa Ocidental, entre os séculos XI e XV, foi um período marcado por transformações sociais, econômicas e políticas que redefiniram a estrutura feudal e impulsionaram o desenvolvimento das cidades. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos compreender melhor esse processo histórico.
A afirmativa I está correta, pois descreve os conflitos entre senhores feudais e as populações urbanas, que buscavam maior autonomia. A obtenção de Cartas de Franquia representava uma solução negociada, permitindo que as cidades adquirissem liberdades em troca de pagamentos ou acordos, reduzindo a dependência do poder feudal.
A afirmativa II também está correta, já que o crescimento das cidades estava diretamente ligado ao comércio e ao artesanato, mas dependia igualmente da produção agrícola das áreas rurais. Essa relação entre campo e cidade era essencial para o abastecimento e a sustentação da economia urbana.
Já a afirmativa III está incorreta, pois as guildas e hansas não foram criadas para promover concorrência, mas sim para regulamentar o comércio, proteger os interesses dos mercadores e controlar a produção artesanal. Essas associações visavam à cooperação e ao monopólio local, não à competição aberta.
Portanto, as afirmativas corretas são I e II, correspondendo à alternativa C. O Renascimento Urbano foi um fenômeno complexo, marcado pela luta por autonomia, pela expansão comercial e pela interdependência entre o espaço rural e urbano, elementos que moldaram a transição para a Idade Moderna.
Questão 78
Engenheiros, naturalistas, matemáticos e artistas, sob o mecenato de Nassau, investigaram a natureza e transformaram a paisagem nordestina. Recife tornou-se uma das cidades mais importantes da América, com modernas pontes e prédios. Além do incentivo à arte, o governo [de Nassau] promulgou leis que eram iguais para todos, impedindo injustiças contra os antigos habitantes.
(Ronald Raminelli, Invasões Holandesa”, em Ronaldo Vainfas (dir.), Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 315.)
As transformações durante o governo de Maurício de Nassau (1637-1645), em Pernambuco, são exemplos de um contexto em que
- A)o mecenato e a aplicação de leis idênticas para holandeses e luso-brasileiros eram uma continuidade do modelo renascentista, representando um período de modernização da região.
- B)houve dinamização da economia açucareira na região, com a reativação de engenhos e perdão de dívidas dos antigos proprietários, impulsionando a remodelação da cidade de Recife.
- C)houve a aplicação de princípios mercantilistas para a obtenção de lucros e a perseguição, por parte dos holandeses calvinistas, a judeus, cristãos-novos e católicos.
- D)as expedições dos artistas e cientistas tinham o propósito de retratar a paisagem e identificar potencialidades econômicas da região, pois o açúcar estava em declínio no comércio internacional.
A alternativa correta é A)
O governo de Maurício de Nassau em Pernambuco (1637-1645) representou um período singular na história colonial brasileira, marcado por transformações profundas que refletiam os ideais humanistas e renascentistas. Sob seu mecenato, engenheiros, naturalistas, matemáticos e artistas não apenas investigaram a natureza local, mas também remodelaram a paisagem urbana de Recife, transformando-a em uma das cidades mais modernas da América à época. A construção de pontes e prédios avançados simbolizava essa modernização, alinhada ao espírito científico e artístico do Renascimento.
Além do incentivo às artes e às ciências, Nassau implementou políticas que buscavam a igualdade jurídica entre holandeses e luso-brasileiros, promulgando leis que impediam injustiças contra os antigos habitantes. Essa postura ilustra a influência dos valores renascentistas, que privilegiavam a razão, a justiça e o desenvolvimento humano. Diferentemente de um modelo puramente mercantilista ou de perseguição religiosa, como sugerem outras alternativas, o governo de Nassau priorizou a harmonia social e o progresso intelectual, características típicas do Renascimento.
Portanto, a alternativa A) é a que melhor sintetiza esse contexto, pois destaca tanto o mecenato cultural quanto a aplicação de leis igualitárias como elementos de continuidade do modelo renascentista, consolidando um período de efetiva modernização na região nordestina.
Questão 79
No que se refere à história da cultura, das linguagens, das artes, das ciências, da técnica e da filosofia no mundo ocidental, julgue os próximos itens.
O Renascimento promoveu a revalorização da cultura clássica antiga, cujos desdobramentos marcaram as artes, a literatura, a arquitetura, a historiografia e as ciências na Europa, entre o final da Idade Média e o começo da era moderna.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
No que se refere à história da cultura, das linguagens, das artes, das ciências, da técnica e da filosofia no mundo ocidental, o Renascimento foi um período de profunda transformação. Sua principal característica foi a revalorização da cultura clássica antiga, especialmente greco-romana, que serviu como base para uma renovação intelectual e artística.
Durante esse movimento, que se estendeu entre o final da Idade Média e o início da era moderna, houve um resgate dos ideais estéticos, filosóficos e científicos da Antiguidade. Nas artes, figuras como Leonardo da Vinci e Michelangelo buscaram inspiração na perfeição das formas clássicas. Na literatura, autores como Petrarca e Boccaccio reviveram temas e estilos da tradição greco-latina.
A arquitetura renascentista, por sua vez, abandonou o estilo gótico em favor de proporções harmônicas e elementos estruturais inspirados em Roma e Grécia. Na historiografia, desenvolveu-se uma visão mais crítica e humanista dos eventos passados. Já no campo científico, o Renascimento incentivou a observação direta da natureza e o questionamento de dogmas, preparando o caminho para a Revolução Científica.
Portanto, a afirmação de que o Renascimento promoveu a revalorização da cultura clássica antiga, influenciando diversas áreas do conhecimento, está correta. Esse movimento não apenas recuperou o legado da Antiguidade, mas também o reinterpretou, criando as bases para a modernidade ocidental.
Questão 80
“A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma série de mudanças: crescimento da população, avanço técnico, aumento da produtividade agrícola, intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente e ascensão da burguesia (mercadores, armadores, banqueiros).
Todas essas mudanças inspiraram uma nova visão do mundo, da arte e do conhecimento, impulsionando, assim, um movimento de grande renovação cultural, único na história do Ocidente: o Renascimento.”
São características do Renascimento:
- A)antropocentrismo e misticismo.
- B)hedonismo e antropocentrismo.
- C)teocentrismo e individualismo.
- D)teocentrismo e nacionalismo
- E)misticismo e hedonismo.
A alternativa correta é B)
O Renascimento foi um período marcante na história da Europa Ocidental, caracterizado por profundas transformações sociais, econômicas e culturais. Como mencionado no texto, o crescimento populacional, o avanço técnico e o fortalecimento do comércio entre o Ocidente e o Oriente criaram as condições para o surgimento de uma nova mentalidade. Essa mentalidade, por sua vez, deu origem a um movimento de renovação cultural que valorizava o ser humano e suas capacidades, em contraste com a visão teocêntrica predominante na Idade Média.
Entre as principais características do Renascimento, destacam-se o antropocentrismo e o hedonismo. O antropocentrismo colocava o homem no centro do universo, valorizando a razão, a ciência e a capacidade humana de transformar o mundo. Já o hedonismo, embora não fosse um traço dominante, manifestava-se na busca pelo prazer e pela beleza, refletindo-se na arte e na literatura da época. Esses elementos contrastavam fortemente com o teocentrismo medieval, que priorizava a fé e a vida espiritual em detrimento dos aspectos terrenos.
As outras alternativas apresentadas não representam adequadamente o espírito renascentista. O teocentrismo (presente nas opções C e D) era uma característica da Idade Média, enquanto o misticismo (opções A e E) não era um traço central do Renascimento, que se voltava mais para a razão e o humanismo. O nacionalismo (opção D) só ganharia força séculos depois, com a formação dos Estados modernos. Portanto, a alternativa correta é a B) hedonismo e antropocentrismo, pois reflete os valores que impulsionaram a renovação cultural desse período.