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Questões Sobre Renascimento Científico, Artístico e Cultural - História - concurso

Questão 71

“O século XVI é o primeiro pólo do espírito
moderno. A primeira afirmação, ainda presa à herança,
dum clima mental e social que revoluciona as ordens do
ser, pensar e crer. O Renascimento afirma-se como uma
ousadia moderna em nascimento, uma grande revolução
ainda a brotar, uma idade de transição que é a bússola
de origem da modernidade”. (BARRETO, Luís Felipe.
Descobrimentos e Renascimento. Lisboa, Imprensa
Nacional, 1983, p. 42.).

A principal característica do Renascimento é:

  • A)A concepção antropocêntrica e a valorização das potencialidades humanas.
  • B)O testemunho do protagonismo da burguesia, liberta dos entraves da era moderna.
  • C)A repulsa à cultura greco-romana, identificada como exemplo de uma arte sem valor.
  • D)A declaração de uma nova concepção artística e o desprezo ao conhecimento científico.
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A alternativa correta é A)

O Renascimento, como aponta Luís Felipe Barreto, foi um período de transição e revolução que marcou o surgimento do espírito moderno. Sua principal característica, conforme indicado no gabarito, é a concepção antropocêntrica e a valorização das potencialidades humanas (alternativa A). Essa visão contrastava com o teocentrismo medieval, colocando o ser humano no centro do universo e exaltando sua capacidade de criar, pensar e transformar o mundo.

O Renascimento não rejeitou a cultura greco-romana (alternativa C), mas, ao contrário, resgatou seus ideais clássicos, adaptando-os a uma nova perspectiva humanista. Também não desprezou o conhecimento científico (alternativa D), pois foi justamente nesse período que houve avanços significativos em áreas como astronomia, anatomia e matemática. Embora a burguesia tenha ganhado protagonismo (alternativa B), sua libertação completa dos entraves feudais ocorreu mais tardiamente, não sendo o traço definidor do movimento renascentista.

Portanto, a alternativa A sintetiza o cerne do Renascimento: uma mudança de paradigma que elevou o ser humano como medida de todas as coisas, inspirando séculos de desenvolvimento cultural, artístico e científico.

Questão 72

  Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número ra-zoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou in-dividual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades considerá-veis de recursos eventualmente destinados à produção artís-tica. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homo-gêneo, certamente (…).
(Carlo Ginzburg. A micro-história e outros ensaios, 1991.)

Os “centros artísticos” descritos no texto podem ser identificados

  • A)nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra.
  • B)nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.
  • C)nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica.
  • D)nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico.
  • E)nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura românica.
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A alternativa correta é B)

O conceito de "centros artísticos" apresentado por Carlo Ginzburg refere-se a locais onde há uma convergência entre artistas, consumidores de arte e recursos destinados à produção cultural. Esses espaços são marcados não apenas pela criação artística, mas também por instituições que fomentam, educam e divulgam os artistas, além de atrair um público diversificado que vai além dos compradores diretos. Analisando as opções apresentadas, a alternativa que melhor se encaixa nessa definição é a B) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.

Durante o Renascimento, cidades como Florença, Veneza e Roma tornaram-se polos artísticos vibrantes, reunindo mecenas, artistas e um público amplo interessado na nova produção cultural. A arte renascentista foi impulsionada por uma elite urbana que investia em obras não apenas por devoção religiosa, mas também por prestígio social e político. Além disso, essas cidades possuíam academias, oficinas e um mercado de arte em expansão, características essenciais para um centro artístico conforme descrito no texto.

As demais alternativas, embora representem contextos históricos com produção artística relevante, não abrangem plenamente a complexidade dos centros artísticos definidos por Ginzburg. Mosteiros medievais, castelos senhoriais e cidades-estados gregas tinham uma produção mais restrita a finalidades específicas (religiosas, políticas ou regionais), enquanto o Renascimento nas cidades modernas consolidou um modelo mais dinâmico e abrangente de circulação artística.

Questão 73

Se o homem moderno não consegue viver sem dinheiro,
o homem medieval mal conhecia seu significado, afirma
Jacques Le Goff (um dos maiores medievalistas vivos). O historiador
francês demonstra como, numa sociedade dominada
pelo cristianismo, a Igreja doutrinou a atitude que um cristão
deveria ter perante o dinheiro, tendo em vista as obras de
teólogos e as várias passagens bíblicas que o condenam.
Para ele, a moeda começa a se desenvolver na Europa
medieval apenas nos séculos XII e XIII.

(Carolina Ferro, A Idade Média e o dinheiro.
Disponível em: . Adaptado)

O que explica esse desenvolvimento é

  • A)a Reforma Protestante.
  • B)a Contrarreforma.
  • C)o Renascimento Urbano.
  • D)o Mercantilismo.
  • E)o Absolutismo.
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado aborda a relação entre o homem medieval e o dinheiro, destacando a influência da Igreja na formação de uma mentalidade econômica baseada nos preceitos cristãos. Segundo Jacques Le Goff, a moeda só ganhou maior relevância na Europa medieval entre os séculos XII e XIII, período marcado por transformações sociais e econômicas.

Entre as alternativas apresentadas, a que melhor explica esse desenvolvimento é o Renascimento Urbano (C). Esse movimento foi responsável pelo crescimento das cidades, o aumento do comércio e a formação de uma economia mais dinâmica, distanciando-se progressivamente do modelo feudal baseado na troca e na subsistência. O Renascimento Urbano trouxe consigo a necessidade de um meio de troca mais eficiente, o que impulsionou o uso da moeda.

As demais alternativas não se adequam ao contexto histórico citado. A Reforma Protestante (A) e a Contrarreforma (B) são fenômenos do século XVI, enquanto o Mercantilismo (D) e o Absolutismo (E) estão mais associados à Idade Moderna. Portanto, a resposta correta é C) o Renascimento Urbano, por estar diretamente ligado ao período em que a moeda começou a se desenvolver na Europa medieval.

Questão 74

A fórmula utilizada por letrados europeus da primeira metade
do século XVIII não era nova. A dualidade do Iluminismo está
na própria raiz do Renascimento moderno, entre os séculos
XV e XVI, sobretudo em sua crítica à Europa da Idade Média.

(Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII.
Disponível em: . Adaptado)

Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo,
é correto destacar:

  • A)o pensamento metafísico como nova forma de conceber o mundo e a oposição entre o “humano" e o “divino".
  • B)a razão econômica como nova maneira de organizar a sociedade e a oposição entre o “material" e o “espiritual".
  • C)o pensamento religioso como novo meio de afirmação de princípios incontestáveis e a oposição entre o “transcendente" e o “imanente".
  • D)a razão científica como nova atitude em relação ao conhecimento e a oposição entre a “luz" e as “trevas".
  • E)o pensamento escolástico como novo modo de compreender a filosofia e a oposição entre a “crença" e a “razão".
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A alternativa correta é D)

A relação entre o Renascimento e o Iluminismo pode ser compreendida a partir de uma continuidade crítica em relação ao pensamento medieval, marcada pela valorização da razão e do conhecimento humano. Conforme destacado no texto, a dualidade do Iluminismo remonta às origens do Renascimento, quando houve uma ruptura com os paradigmas da Idade Média. Nesse contexto, a alternativa correta é a D), pois ela sintetiza a essência dessa transição.

A razão científica, como nova atitude em relação ao conhecimento, foi um dos pilares tanto do Renascimento quanto do Iluminismo. Ambos os movimentos buscaram superar a visão de mundo medieval, frequentemente associada às "trevas" da ignorância e do dogmatismo, em favor da "luz" da ciência e do pensamento crítico. Essa oposição simbólica entre "luz" e "trevas" reflete a busca por um conhecimento baseado na observação, na experimentação e na racionalidade, em contraste com a autoridade religiosa e a tradição.

As demais alternativas apresentam elementos que não correspondem adequadamente às aproximações entre os dois períodos. O pensamento metafísico (A), a razão econômica (B), o pensamento religioso (C) e o pensamento escolástico (E) não capturam o cerne da transformação intelectual que uniu Renascimento e Iluminismo: a defesa da razão como instrumento de progresso e emancipação humana.

Portanto, a alternativa D) é a que melhor expressa a herança renascentista no Iluminismo, destacando a razão científica e a oposição entre a luz do conhecimento e as trevas da ignorância como eixos centrais dessa relação histórica.

Questão 75

Com suas ideias renovadoras, o movimento renascentista
contribuiu de modo marcante para a afirmação dos valores
da burguesia. (…)

A Renascença identificou-se com a Antiguidade Clássica, em
oposição à Idade Média. O próprio termo Renascimento foi
utilizado nessa época com o propósito de indicar uma ruptura
em relação aos valores e concepções medievais.

(Alceu L. Pazzinato e Maria Helena V. Senise. História moderna e
contemporânea
. São Paulo: Ática, 2002)

Podem ser apontados como valores do Renascimento o

  • A)misticismo e o relativismo.
  • B)racionalismo e o antropocentrismo.
  • C)espiritualismo e a natureza explicada pela fé.
  • D)coletivismo e o teocentrismo.
  • E)geocentrismo e o antinaturalismo.
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A alternativa correta é B)

O Renascimento foi um período de profunda transformação cultural, intelectual e artística que marcou a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Como mencionado no texto, esse movimento se caracterizou por uma ruptura com os valores medievais e uma redescoberta da Antiguidade Clássica, promovendo uma nova visão de mundo que refletia os interesses da burguesia em ascensão.

Entre os principais valores renascentistas destacam-se o racionalismo e o antropocentrismo, que correspondem à alternativa correta B). O racionalismo representava a valorização da razão humana como instrumento para compreender o mundo, em oposição à explicação religiosa predominante na Idade Média. Já o antropocentrismo colocava o ser humano no centro das preocupações filosóficas e artísticas, contrastando com o teocentrismo medieval.

Esses valores se manifestaram em diversas áreas do conhecimento: na arte, com a perspectiva e o estudo da anatomia humana; na filosofia, com o humanismo; e na ciência, com o desenvolvimento do método experimental. O Renascimento, portanto, não apenas recuperou a cultura clássica, mas também lançou as bases para o pensamento moderno, enfatizando a capacidade humana de transformar e compreender a realidade.

As outras alternativas apresentam valores incompatíveis com o espírito renascentista: o misticismo (A), o espiritualismo (C), o coletivismo (D) e o geocentrismo (E) eram características mais associadas ao período medieval que o Renascimento justamente buscava superar.

Questão 76

Macduff – (…) Ó nação miserável, governada por um tirano sem direito ao trono, tirano que carrega na mão um cetro coberto de sangue, quando tu verás tuas áureas épocas novamente? Quando o herdeiro legítimo de teu trono por interdição por ele mesmo decretada, apresenta-se como um condenado e atira blasfêmias contra sua própria estirpe? – Seu Augusto Pai, senhor, foi um santo Rei. A Rainha que o trouxe a este mundo, mulher que vivia mais de joelhos que de pé, para livrar-se das tentações, rezava todos os dias de sua vida. Adeus! (…)
Malcolm – Macduff, essa sua nobre emoção, filha da integridade, lavou de minha alma os sombrios escrúpulos, reconciliou
os meus pensamentos com a sua saudável lealdade e sua honra. O diabólico Macbeth, por muitos desses ardis, tem buscado colocar-me sob seu jugo. É um raciocínio cauteloso, o que me impede de confiar nos outros cedo demais. Mas Deus, lá de cima, faz a intermediação entre mim e sua pessoa. (…)
SHAKESPEARE, William. Macbeth. Porto Alegre: L&PM Editores, 2000, p.103.
Considerando o texto acima, no contexto histórico do Renascimento europeu, analise as afirmativas a seguir.
I – O Estado moderno já ganhava contornos definidos naquele período, especialmente na Europa Ocidental, cujos territórios encontravam-se, em larga medida, submetidos ao controle de casas dinásticas.
II – Um sentimento nacionalista começava a se difundir entre a população europeia, abrangendo grupos sociais diversos, como a nobreza e o campesinato, em prol do fortalecimento do poder real.
III – Cada personagem do diálogo transcrito representava um conjunto diverso de representações mentais, sendo Malcolm a expressão de um homem cujas visões de mundo eram essencialmente medievais.
IV – Aspectos, que a princípio poderiam ser considerados como contraditórios, conviviam de maneira harmoniosa, como a valorização da capacidade de raciocínio do homem e sua religiosidade intensa.

São corretas APENAS as afirmativas:

  • A)I e II.
  • B)I e IV.
  • C)II e III.
  • D)I, III e IV.
  • E)II, III e IV.
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A alternativa correta é B)

O diálogo entre Macduff e Malcolm na obra Macbeth, de William Shakespeare, reflete aspectos fundamentais do contexto histórico do Renascimento europeu. A análise das afirmativas revela que apenas as opções I e IV estão corretas, conforme o gabarito indicado.

Afirmativa I: Correta. O Estado moderno estava em formação durante o Renascimento, com a consolidação de monarquias centralizadas na Europa Ocidental. As casas dinásticas, como a dos Stuart na Escócia (cenário de Macbeth), buscavam fortalecer seu controle sobre os territórios, muitas vezes através de alianças políticas e conflitos, como retratado na peça.

Afirmativa II: Incorreta. Embora houvesse um gradual fortalecimento do poder real, o sentimento nacionalista ainda não era amplamente difundido entre todas as camadas sociais, como o campesinato. A lealdade no período era mais vinculada a laços feudais ou dinásticos do que a uma identidade nacional consolidada.

Afirmativa III: Incorreta. Malcolm não representa visões medievais, mas sim características renascentistas, como a prudência e o raciocínio estratégico. Sua desconfiança em relação a Macbeth e sua ênfase na legitimidade do poder demonstram valores alinhados ao pensamento político em transição para a modernidade.

Afirmativa IV: Correta. O Renascimento foi marcado pela coexistência entre a valorização da razão humana e a religiosidade intensa. No diálogo, Malcolm equilibra cautela racional ("raciocínio cauteloso") com a invocação divina ("Deus, lá de cima"), exemplificando essa dualidade típica do período.

Portanto, as afirmativas I e IV são as que melhor capturam as nuances históricas presentes no excerto de Macbeth, refletindo a complexidade do Renascimento europeu.

Questão 77

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere
as afirmativas abaixo sobre o Renascimento
Urbano, na Europa Ocidental, entre os séculos
XI e XV.


I. A partir do século XII, intensificaram-se os conflitos entre os senhores feudais e as populações
urbanas. Havia duas maneiras de resolver tais
conflitos: por meio da violência ou por compra das
Cartas de Franquia, pelas quais o nobre concedia
liberdade para a cidade.

II. Em geral, as cidades do período se desenvolveram
a partir de seu papel econômico, concentrando
artesãos e mercadores que viviam em função
do comércio, mas que também dependiam do
desenvolvimento agrícola nas zonas rurais, o que
garantia o abastecimento da população.

III. Para promover e intensificar a concorrência
entre os mercadores locais e com os de outras
cidades, os comerciantes fundaram associações
de mercadores: as guildas, assim chamadas na
Itália; ou as hansas, como eram conhecidas no
norte da Europa.


Está/estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A)I, apenas.
  • B)III, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)II e III, apenas.
  • E)I, II e III.
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A alternativa correta é C)

O Renascimento Urbano na Europa Ocidental, entre os séculos XI e XV, foi um período marcado por transformações sociais, econômicas e políticas que redefiniram a estrutura feudal e impulsionaram o desenvolvimento das cidades. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos compreender melhor esse processo histórico.

A afirmativa I está correta, pois descreve os conflitos entre senhores feudais e as populações urbanas, que buscavam maior autonomia. A obtenção de Cartas de Franquia representava uma solução negociada, permitindo que as cidades adquirissem liberdades em troca de pagamentos ou acordos, reduzindo a dependência do poder feudal.

A afirmativa II também está correta, já que o crescimento das cidades estava diretamente ligado ao comércio e ao artesanato, mas dependia igualmente da produção agrícola das áreas rurais. Essa relação entre campo e cidade era essencial para o abastecimento e a sustentação da economia urbana.

Já a afirmativa III está incorreta, pois as guildas e hansas não foram criadas para promover concorrência, mas sim para regulamentar o comércio, proteger os interesses dos mercadores e controlar a produção artesanal. Essas associações visavam à cooperação e ao monopólio local, não à competição aberta.

Portanto, as afirmativas corretas são I e II, correspondendo à alternativa C. O Renascimento Urbano foi um fenômeno complexo, marcado pela luta por autonomia, pela expansão comercial e pela interdependência entre o espaço rural e urbano, elementos que moldaram a transição para a Idade Moderna.

Questão 78

Engenheiros, naturalistas, matemáticos e artistas, sob o mecenato de Nassau, investigaram a natureza e transformaram a paisagem nordestina. Recife tornou-se uma das cidades mais importantes da América, com modernas pontes e prédios. Além do incentivo à arte, o governo [de Nassau] promulgou leis que eram iguais para todos, impedindo injustiças contra os antigos habitantes.

(Ronald Raminelli, Invasões Holandesa”, em Ronaldo Vainfas (dir.), Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 315.)

As transformações durante o governo de Maurício de Nassau (1637-1645), em Pernambuco, são exemplos de um contexto em que



  • A)o mecenato e a aplicação de leis idênticas para holandeses e luso-brasileiros eram uma continuidade do modelo renascentista, representando um período de modernização da região.
  • B)houve dinamização da economia açucareira na região, com a reativação de engenhos e perdão de dívidas dos antigos proprietários, impulsionando a remodelação da cidade de Recife.
  • C)houve a aplicação de princípios mercantilistas para a obtenção de lucros e a perseguição, por parte dos holandeses calvinistas, a judeus, cristãos-novos e católicos.
  • D)as expedições dos artistas e cientistas tinham o propósito de retratar a paisagem e identificar potencialidades econômicas da região, pois o açúcar estava em declínio no comércio internacional.
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A alternativa correta é A)

O governo de Maurício de Nassau em Pernambuco (1637-1645) representou um período singular na história colonial brasileira, marcado por transformações profundas que refletiam os ideais humanistas e renascentistas. Sob seu mecenato, engenheiros, naturalistas, matemáticos e artistas não apenas investigaram a natureza local, mas também remodelaram a paisagem urbana de Recife, transformando-a em uma das cidades mais modernas da América à época. A construção de pontes e prédios avançados simbolizava essa modernização, alinhada ao espírito científico e artístico do Renascimento.

Além do incentivo às artes e às ciências, Nassau implementou políticas que buscavam a igualdade jurídica entre holandeses e luso-brasileiros, promulgando leis que impediam injustiças contra os antigos habitantes. Essa postura ilustra a influência dos valores renascentistas, que privilegiavam a razão, a justiça e o desenvolvimento humano. Diferentemente de um modelo puramente mercantilista ou de perseguição religiosa, como sugerem outras alternativas, o governo de Nassau priorizou a harmonia social e o progresso intelectual, características típicas do Renascimento.

Portanto, a alternativa A) é a que melhor sintetiza esse contexto, pois destaca tanto o mecenato cultural quanto a aplicação de leis igualitárias como elementos de continuidade do modelo renascentista, consolidando um período de efetiva modernização na região nordestina.

Questão 79

No que se refere à história da cultura, das linguagens, das artes, das ciências, da técnica e da filosofia no mundo ocidental, julgue os próximos itens.

O Renascimento promoveu a revalorização da cultura clássica antiga, cujos desdobramentos marcaram as artes, a literatura, a arquitetura, a historiografia e as ciências na Europa, entre o final da Idade Média e o começo da era moderna.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

No que se refere à história da cultura, das linguagens, das artes, das ciências, da técnica e da filosofia no mundo ocidental, o Renascimento foi um período de profunda transformação. Sua principal característica foi a revalorização da cultura clássica antiga, especialmente greco-romana, que serviu como base para uma renovação intelectual e artística.

Durante esse movimento, que se estendeu entre o final da Idade Média e o início da era moderna, houve um resgate dos ideais estéticos, filosóficos e científicos da Antiguidade. Nas artes, figuras como Leonardo da Vinci e Michelangelo buscaram inspiração na perfeição das formas clássicas. Na literatura, autores como Petrarca e Boccaccio reviveram temas e estilos da tradição greco-latina.

A arquitetura renascentista, por sua vez, abandonou o estilo gótico em favor de proporções harmônicas e elementos estruturais inspirados em Roma e Grécia. Na historiografia, desenvolveu-se uma visão mais crítica e humanista dos eventos passados. Já no campo científico, o Renascimento incentivou a observação direta da natureza e o questionamento de dogmas, preparando o caminho para a Revolução Científica.

Portanto, a afirmação de que o Renascimento promoveu a revalorização da cultura clássica antiga, influenciando diversas áreas do conhecimento, está correta. Esse movimento não apenas recuperou o legado da Antiguidade, mas também o reinterpretou, criando as bases para a modernidade ocidental.

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Questão 80

A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma série de mudanças: crescimento da população, avanço técnico, aumento da produtividade agrícola, intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente e ascensão da burguesia (mercadores, armadores, banqueiros).

Todas essas mudanças inspiraram uma nova visão do mundo, da arte e do conhecimento, impulsionando, assim, um movimento de grande renovação cultural, único na história do Ocidente: o Renascimento.”

São características do Renascimento:

  • A)antropocentrismo e misticismo.
  • B)hedonismo e antropocentrismo.
  • C)teocentrismo e individualismo.
  • D)teocentrismo e nacionalismo
  • E)misticismo e hedonismo.
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A alternativa correta é B)

O Renascimento foi um período marcante na história da Europa Ocidental, caracterizado por profundas transformações sociais, econômicas e culturais. Como mencionado no texto, o crescimento populacional, o avanço técnico e o fortalecimento do comércio entre o Ocidente e o Oriente criaram as condições para o surgimento de uma nova mentalidade. Essa mentalidade, por sua vez, deu origem a um movimento de renovação cultural que valorizava o ser humano e suas capacidades, em contraste com a visão teocêntrica predominante na Idade Média.

Entre as principais características do Renascimento, destacam-se o antropocentrismo e o hedonismo. O antropocentrismo colocava o homem no centro do universo, valorizando a razão, a ciência e a capacidade humana de transformar o mundo. Já o hedonismo, embora não fosse um traço dominante, manifestava-se na busca pelo prazer e pela beleza, refletindo-se na arte e na literatura da época. Esses elementos contrastavam fortemente com o teocentrismo medieval, que priorizava a fé e a vida espiritual em detrimento dos aspectos terrenos.

As outras alternativas apresentadas não representam adequadamente o espírito renascentista. O teocentrismo (presente nas opções C e D) era uma característica da Idade Média, enquanto o misticismo (opções A e E) não era um traço central do Renascimento, que se voltava mais para a razão e o humanismo. O nacionalismo (opção D) só ganharia força séculos depois, com a formação dos Estados modernos. Portanto, a alternativa correta é a B) hedonismo e antropocentrismo, pois reflete os valores que impulsionaram a renovação cultural desse período.

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