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A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itensO regime militar iniciado em 1964 impediu que políticos nordestinos, como os cearenses, assumissem cargos de projeção nacional.

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

O regime militar iniciado em 1964 impediu que políticos nordestinos, como os cearenses, assumissem cargos de projeção nacional.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O regime militar iniciado em 1964 é frequentemente associado à centralização do poder e à supressão de diversas lideranças políticas regionais. No entanto, a afirmação de que políticos nordestinos, como os cearenses, foram impedidos de assumir cargos de projeção nacional não corresponde integralmente à realidade histórica.

Durante o regime militar, embora houvesse um controle rígido sobre a política nacional, figuras nordestinas continuaram a ocupar espaços significativos. Um exemplo emblemático é o do cearense César Cals, que foi governador do Ceará durante o regime e posteriormente ministro de Minas e Energia no governo Geisel. Além disso, outros políticos nordestinos mantiveram influência em âmbito federal, seja através de cargos no Congresso ou em posições estratégicas dentro da estrutura militar.

Portanto, a afirmação está incorreta, pois o regime militar não excluiu sistematicamente os políticos nordestinos de cargos nacionais. A dinâmica política da época envolvia alianças complexas e a cooptação de elites regionais, o que permitiu a manutenção de certas lideranças locais no cenário nacional.

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