Bossa nova é ser presidentedesta terra descoberta por Cabral.Para tanto basta ser tão simplesmente:simpático, risonho, original.Depois desfrutar da maravilhade ser o presidente do Brasil,voar da Velhacap pra Brasília,ver Alvorada e voar de volta ao Rio.Voar, voar, voar.[…](Juca Chaves apud Isabel Lustosa. Histórias de presidentes, 2008.)A canção Presidente bossa-nova, escrita no final dos anos 1950, brinca com a figura do presidente Juscelino Kubitschek. Ela pode ser interpretada como a
brinca com a figura do presidente Juscelino Kubitschek. Ela
pode ser interpretada como a
- A)representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.
- B)celebração dos novos meios de transporte, pois Kubitschek foi o primeiro presidente do Brasil a utilizar aviões nos seus deslocamentos internos.
- C)rejeição à transferência da capital para o Planalto Central, pois o Rio de Janeiro continuava a ser o centro financeiro do país.
- D)crítica violenta ao populismo que caracterizou a política brasileira durante todo o período republicano.
- E)recusa da atuação política de Kubitschek, que permitia participação popular direta nas principais decisões governamentais.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A canção "Presidente bossa-nova", composta por Juca Chaves no final dos anos 1950, captura de maneira leve e irônica o espírito da era Juscelino Kubitschek (JK). Através de seus versos, a música reflete não apenas a imagem descontraída do presidente, mas também simboliza um momento de transformação e modernidade no Brasil.
A alternativa A) é a correta, pois a letra da canção dialoga diretamente com o projeto desenvolvimentista de JK, especialmente a construção de Brasília, que representava a materialização de um Brasil moderno e progressista. A bossa nova, como movimento cultural, também emergia nesse período, trazendo uma nova estética musical que combinava com a atmosfera de renovação proposta pelo governo.
Os versos "voar da Velhacap pra Brasília, ver Alvorada e voar de volta ao Rio" ilustram justamente essa dualidade entre o tradicional e o moderno. A menção aos deslocamentos aéreos não se trata apenas de uma celebração dos meios de transporte (alternativa B), mas sim de uma metáfora para a rápida transformação do país. Da mesma forma, não há indícios de rejeição à nova capital (alternativa C) ou crítica ao populismo (alternativa D) – pelo contrário, a música tem um tom celebratório e bem-humorado.
Portanto, a canção funciona como um retrato cultural da época, onde a construção de Brasília e a bossa nova se tornaram símbolos de um Brasil que buscava se reinventar, tanto no plano político quanto no artístico.
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