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“É impossível dissociar Oscar Niemeyer de Brasília. […] Niemeyer foi escolhido para projetar todas as edificações monumentais da nova capital por decisão de Juscelino Kubitschek. Prefeito de Belo Horizonte, no início dos anos 1940 ele já havia pedido ao arquiteto desenhos para as principais instalações da Pampulha, um novo bairro da cidade. Juscelino viu sua realização estampada nos jornais, nas revistas e nas principais publicações de arquitetura do mundo. Entendeu, rapidamente, que a arquitetura de Niemeyer, por ser popular e de qualidade, podia trazer ganhos políticos. Juscelino queria o mesmo para a capital federal. […] Era necessário criar um novo monumentalismo que simbolizasse ao mesmo tempo uma sociedade jovem, ousada, dinâmica e democrática.” VEJA: Brasília 50 anos. São Paulo: Abril, n. 2138, nov. 2009, p.62. Acerca dos elementos culturais e das transformações dos espaços que constituíram a atual capital federal, entendemos que:

“É impossível dissociar Oscar Niemeyer de Brasília. […] Niemeyer foi escolhido para projetar todas as edificações monumentais da nova capital por decisão de Juscelino Kubitschek. Prefeito de Belo Horizonte, no início dos anos 1940 ele já havia pedido ao arquiteto desenhos para as principais instalações da Pampulha, um novo bairro da cidade. Juscelino viu sua realização estampada nos jornais, nas revistas e nas principais publicações de arquitetura do mundo. Entendeu, rapidamente, que a arquitetura de Niemeyer, por ser popular e de qualidade, podia trazer ganhos políticos. Juscelino queria o mesmo para a capital federal. […] Era necessário criar um novo monumentalismo que simbolizasse ao mesmo tempo uma sociedade jovem, ousada, dinâmica e democrática.”

VEJA: Brasília 50 anos. São Paulo: Abril, n. 2138, nov. 2009, p.62.

Acerca dos elementos culturais e das transformações dos espaços que constituíram a atual capital federal, entendemos que:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto apresentado destaca a relação indissociável entre Oscar Niemeyer e Brasília, enfatizando o papel fundamental do arquiteto na concepção das edificações monumentais da nova capital. A escolha de Niemeyer por Juscelino Kubitschek não foi aleatória, mas sim resultado de uma percepção estratégica: a arquitetura de Niemeyer, reconhecida internacionalmente por sua qualidade e apelo popular, poderia servir como um instrumento político, simbolizando uma sociedade moderna, ousada e democrática.

No contexto das transformações espaciais e culturais que marcaram a construção de Brasília, a alternativa correta é a C), que afirma que a capital federal teve como função principal deslocar o eixo de poder político para o interior do país, além de promover a integração entre diferentes regiões brasileiras por meio da criação de infraestrutura. Essa visão está alinhada com os objetivos do governo de Juscelino Kubitschek, que buscava não apenas cumprir um dispositivo constitucional, mas também impulsionar o desenvolvimento do Centro-Oeste e consolidar a identidade nacional.

As demais alternativas apresentam equívocos históricos. A alternativa A) incorre ao associar Brasília ao desenvolvimento do litoral, quando na verdade seu propósito era interiorizar o progresso. A alternativa B) confunde as metas de Juscelino com as de João Goulart ("Jango"), enquanto a D) menciona incorretamente o NAFTA, que não tem relação com o tombamento de Brasília como patrimônio cultural. Por fim, a alternativa E) comete um anacronismo ao vincular a construção de Brasília à Revolução de 1930, evento ocorrido décadas antes.

Portanto, a construção de Brasília foi um marco na história do Brasil, representando não apenas uma nova capital, mas um projeto de nação que buscava modernidade, integração e democratização do espaço geográfico e político.

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