Implantada a partir da queda do Estado Novo de Vargas (1945), a República Liberal (1946-1964) viu o Brasil industrializar-se e urbanizar-se, conhecendo inédita experiência democrática, com partidos nacionais, eleições periódicas e ampliação dos mecanismos de participação política. Todavia, graves foram as crises desse período, que culminaram no golpe de 1964. No que se refere a esse período, julgue (C ou E) o item subsequente.A Constituição de 1946 seguiu o modelo liberal-democrático mas, na área trabalhista, adotou um modelo corporativo herdado da década anterior.
Implantada a partir da queda do Estado Novo de Vargas (1945), a República Liberal (1946-1964) viu o Brasil industrializar-se e urbanizar-se, conhecendo inédita experiência democrática, com partidos nacionais, eleições periódicas e ampliação dos mecanismos de participação política. Todavia, graves foram as crises desse período, que culminaram no golpe de 1964. No que se refere a esse período, julgue (C ou E) o item subsequente.
A Constituição de 1946 seguiu o modelo liberal-democrático
mas, na área trabalhista, adotou um modelo corporativo
herdado da década anterior.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
A República Liberal (1946-1964) foi um período marcante na história do Brasil, caracterizado por avanços democráticos e transformações socioeconômicas. Com o fim do Estado Novo em 1945, o país adotou a Constituição de 1946, que buscou equilibrar princípios liberais-democráticos com heranças do período anterior, especialmente na área trabalhista.
A Constituição de 1946, de fato, seguiu um modelo liberal-democrático ao estabelecer eleições diretas, divisão de poderes e garantias individuais. No entanto, manteve aspectos corporativistas na legislação trabalhista, herdados da Era Vargas, como o controle estatal sobre sindicatos e a estrutura de direitos trabalhistas centralizada. Essa dualidade refletia tanto a abertura política pós-Estado Novo quanto a permanência de certas estruturas anteriores.
Portanto, a afirmação está correta (C), pois a Carta de 1946 combinou o liberalismo político com mecanismos corporativos na relação entre Estado, trabalhadores e patrões - uma herança que influenciou as tensões políticas e sociais do período.
Deixe um comentário