Atente ao seguinte excerto: “Os soldados do Exército de Libertação juram ao Partido: tomar como exemplo o Camarada Lei Fêng, estudar as obras do Presidente Mao, escutar as palavras do Presidente Mao, atuar de acordo com as diretrizes do Presidente Mao, ser bons soldados do Presidente Mao”. Da adaptação em quadrinhos da peça teatral Lei Fêng, 1965. apud MONDAINI, M. Radicalismo e violência no Comunismo Chinês in: PINSKY, J. e Pinsky, C. B.(orgs.)Faces do fanatismo. São Paulo: Editora Contexto, 2004. p. 206.Sobre a Revolução Cultural Chinesa, considere as afirmações abaixo. I. O culto à personalidade de Mao Tsé-tung foi um subproduto dessa revolução. II. Jovens Guardas Vermelhos tiveram significativa participação na revolução. III. A revolução teve como consequência um importante avanço nos campos científico e artístico-cultural. Está correto o que se afirma em
Exército de Libertação juram ao Partido: tomar
como exemplo o Camarada Lei Fêng, estudar as
obras do Presidente Mao, escutar as palavras do
Presidente Mao, atuar de acordo com as diretrizes
do Presidente Mao, ser bons soldados do Presidente
Mao”.
Faces do fanatismo. São Paulo: Editora Contexto, 2004.
afirmações abaixo.
um subproduto dessa revolução.
significativa participação na revolução.
importante avanço nos campos científico e
artístico-cultural.
- A)I e III apenas.
- B)II e III apenas.
- C)I e II apenas.
- D)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O excerto apresentado ilustra claramente o culto à personalidade de Mao Tsé-tung durante a Revolução Cultural Chinesa (1966-1976), evidenciado pelo juramento dos soldados em seguir suas diretrizes e se inspirarem no modelo do Camarada Lei Fêng. A afirmação I está correta, pois esse culto foi uma característica central do período, utilizado como ferramenta de unificação ideológica e controle político.
A afirmação II também está correta, já que os Jovens Guardas Vermelhos, grupos formados por estudantes e jovens, foram peças-chave na implementação da Revolução Cultural. Eles atuaram como agentes da doutrinação maoísta, promovendo perseguições a intelectuais e destruição de símbolos considerados "burgueses" ou "contrarrevolucionários".
Porém, a afirmação III está incorreta. A Revolução Cultural provocou justamente um retrocesso nos campos científico e artístico-cultural, com a perseguição a acadêmicos, artistas e a supressão de expressões culturais que não se alinhavam à ortodoxia maoísta. Portanto, apenas as afirmações I e II estão corretas, correspondendo à alternativa C).
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