Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Atenção: Leia o texto para responder a questão.      Por um lado, Napoleão representou o fim do processo revolucionário iniciado em 1789, impondo a unidade das facções e um governo autoritário e personalista que nada tinha que ver com as aspirações dos revolucionários republicanos radicais de 1789. Por outro lado, transformou alguns princípios revolucionários em instituições e leis estáveis, como o Código Civil − que regulamentou a relação entre pessoas livres e iguais −, além de espalhar seus ideais por toda a Europa, com a força de seus exércitos.(Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos et al. História para o Ensino Médio. São Paulo: Atual Editora, 2013, p. 374) Segundo o texto acima, Napoleão

Atenção: Leia o texto para responder a questão.
     Por um lado, Napoleão representou o fim do processo revolucionário iniciado em 1789, impondo a unidade das facções e um
governo autoritário e personalista que nada tinha que ver com as aspirações dos revolucionários republicanos radicais de 1789. Por
outro lado, transformou alguns princípios revolucionários em instituições e leis estáveis, como o Código Civil − que regulamentou a
relação entre pessoas livres e iguais −, além de espalhar seus ideais por toda a Europa, com a força de seus exércitos.
(Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos et al. História para o Ensino Médio. São Paulo: Atual Editora, 2013, p. 374) 

Segundo o texto acima, Napoleão

Resposta:

A alternativa correta é B)

Atenção: Leia o texto para responder a questão.

Por um lado, Napoleão representou o fim do processo revolucionário iniciado em 1789, impondo a unidade das facções e um governo autoritário e personalista que nada tinha que ver com as aspirações dos revolucionários republicanos radicais de 1789. Por outro lado, transformou alguns princípios revolucionários em instituições e leis estáveis, como o Código Civil − que regulamentou a relação entre pessoas livres e iguais −, além de espalhar seus ideais por toda a Europa, com a força de seus exércitos.

(Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos et al. História para o Ensino Médio. São Paulo: Atual Editora, 2013, p. 374)

Segundo o texto acima, Napoleão

  • A) concretizou, ao chegar ao poder, o projeto absolutista francês, impondo o fim das distintas facções da nobreza que agitavam as últimas décadas do Antigo Regime monárquico e unificando o país por meio de uma nova legislação, ainda que de maneira autoritária.
  • B) contrariou os princípios de liberdade que nortearam o início da Revolução Francesa e agiu de forma autoritária dentro e fora da França, ainda que se reconheçam as contribuições do Código Civil, conjunto de leis que foi um marco jurídico inovador.
  • C) acabou com o processo revolucionário, abusando de sua autoridade e impondo, por meio da força, leis e instituições na contramão das aspirações revolucionárias, que foram impostas também a outros países por ele dominados.
  • D) criou instituições e leis paternalistas que concretizaram expectativas das camadas mais desfavorecidas da sociedade francesa, ao mesmo tempo em que se mostrou um imperador tirânico ao invadir e destruir a Europa com seus exércitos em prol da manutenção dos privilégios da nobreza.
  • E) desafiou, como governante, os princípios revolucionários surgidos em 1789, governando sem nenhum aparato jurídico e impondo a volta da monarquia em outros países europeus.

O gabarito correto é B).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *