Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

     Os franceses fizeram em 1789 o maior esforço que um povo já empreendeu, a fim de, por assim dizer, cortarem em dois o seu destino e separarem por um abismo o que haviam sido até então do que queriam ser dali em diante. Com esse objetivo, tomaram toda espécie de precauções para não levarem para a sua nova condição coisa alguma do passado; impuseram a si mesmos toda sorte de coerções para se moldarem diferentemente de seus pais; enfim, nada esqueceram para se tornarem irreconhecíveis. Alexis de Tocqueville. O antigo regime e a revolução. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. xlii (com adaptações).Tendo o trecho de texto de Tocqueville como referência inicial, julgue (C ou E) o item que se segue, acerca de revoluções que marcaram a história europeia no final do século XVIII e no século XIX.A radical descontinuidade política instaurada pela Revolução Francesa, sobretudo depois da abolição da monarquia em 1792, impediu o reagrupamento das forças que compunham o Antigo Regime e garantiu a estabilidade do regime republicano francês até o final da Primeira Guerra Mundial.

     Os franceses fizeram em 1789 o maior esforço que um
povo já empreendeu, a fim de, por assim dizer, cortarem em dois o
seu destino e separarem por um abismo o que haviam sido até então
do que queriam ser dali em diante. Com esse objetivo, tomaram
toda espécie de precauções para não levarem para a sua nova
condição coisa alguma do passado; impuseram a si mesmos toda
sorte de coerções para se moldarem diferentemente de seus pais;
enfim, nada esqueceram para se tornarem irreconhecíveis.

Alexis de Tocqueville. O antigo regime e a revolução.
São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. xlii (com adaptações).

Tendo o trecho de texto de Tocqueville como referência inicial, julgue (C ou E) o item que se segue, acerca de revoluções que marcaram a história europeia no final do século XVIII e no século XIX.

A radical descontinuidade política instaurada pela Revolução
Francesa, sobretudo depois da abolição da monarquia
em 1792, impediu o reagrupamento das forças que compunham
o Antigo Regime e garantiu a estabilidade do regime
republicano francês até o final da Primeira Guerra Mundial.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O trecho de Tocqueville sobre a Revolução Francesa destaca o esforço consciente dos revolucionários em romper radicalmente com o passado, criando uma nova ordem política e social. No entanto, a afirmação de que essa descontinuidade impediu o reagrupamento das forças do Antigo Regime e garantiu a estabilidade republicana até o final da Primeira Guerra Mundial está incorreta.

A história francesa pós-Revolução foi marcada por instabilidade e alternâncias de regime. Após a queda da monarquia em 1792, a França experimentou períodos de turbulência, como o Terror Jacobino, o Diretório, o Consulado e o Império Napoleônico. Apesar dos ideais revolucionários, a monarquia foi restaurada em 1814, seguida por novas revoluções em 1830 e 1848. O Segundo Império (1852-1870) precedeu a Terceira República, que de fato durou até a Primeira Guerra Mundial, mas essa estabilidade foi conquistada apenas após décadas de conflitos políticos.

Portanto, a Revolução Francesa não eliminou definitivamente as forças do Antigo Regime, nem garantiu imediatamente a permanência do regime republicano. A afirmação contém imprecisões históricas, tornando a alternativa E (ERRADO) a correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *