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Questões Sobre Revolução Francesa - História - concurso

Questão 21

Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu; mas foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e a política europeia (ou mesmo mundial) entre 1789 e 1917 foi grande parte da luta a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793.
(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia. das Letras).

Sobre a influência da Revolução Francesa no contexto histórico mundial é correto afirmar que:

  • A)influenciou os movimentos nativistas ocorridos no Brasil, no final do século XVIII.
  • B)a Revolução Inglesa pode ser considerada como um apêndice desse movimento pelas mudanças sóciopolíticas que motivou.
  • C)o movimento francês não tem nenhuma relação com a afirmação e consolidação da ordem liberal.
  • D)a revolta francesa afirmou a sociedade baseada nas distinções de nascimento.
  • E)serviu de inspiração para a maioria dos movimentos de contestação à ordem estabelecida até a Revolução Russa no século XX.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

A Revolução Francesa, como aponta Eric Hobsbawm em "Era dos Extremos", teve um impacto profundo e duradouro na política e na ideologia mundial. Enquanto a Revolução Industrial britânica moldou a economia do século XIX, foram os ideais franceses de liberdade, igualdade e fraternidade que influenciaram movimentos revolucionários e transformações políticas em todo o globo. O texto destaca que as bandeiras tricolores, inspiradas no modelo francês, tornaram-se símbolos de nações emergentes, evidenciando a disseminação desses ideais.

Entre as alternativas apresentadas, a correta é a E), pois a Revolução Francesa serviu de inspiração para inúmeros movimentos de contestação à ordem estabelecida até a Revolução Russa de 1917. Seus princípios, especialmente os mais radicais de 1793, ecoaram em lutas por independência, democracia e direitos sociais ao longo do século XIX e início do XX. Ao contrário do que sugere a alternativa D), a Revolução Francesa questionou justamente as distinções de nascimento, defendendo uma sociedade baseada na meritocracia e na igualdade jurídica.

As demais alternativas estão incorretas: a Revolução Francesa não foi a principal influência dos movimentos nativistas brasileiros do século XVIII (A)), que tinham características distintas; a Revolução Inglesa do século XVII antecedeu e diferiu ideologicamente da francesa (B)); e o movimento francês foi fundamental para a consolidação do liberalismo político (C)), contrariando a afirmação de que não teria relação com essa ordem.

Portanto, a Revolução Francesa foi um marco divisor na história, inspirando gerações de revolucionários e reformistas que buscavam transformar suas sociedades com base nos ideais de 1789 e 1793.

Questão 22

Analise o trecho a seguir.

As marselhesas no “front”
“‘Não fiz a guerra como mulher, fiz a guerra como um
bravo’, declarou Marie-Henriette Xaintrailles em carta ao
imperador Napoleão Bonaparte (1769-1821). Indignada
por lhe recusarem pensão de ex-combatente do exército
‘porque era mulher’, ela lembrou que, quando fez sete
campanhas do Reno como ajudante de campo, o que
importava era o cumprimento do dever, e não o sexo de
quem o desempenhava.

MORIN, Tania Machado. As marselhesas no front. Revista de

História da Biblioteca Nacional. Ano 6, Nº 63, dezembro 2010.

p. 36.

A Revolução Francesa reestruturou o mundo ocidental,
e no que toca a mulher e a família não foi diferente.

A partir dessa revolução, houveram mudanças na própria
estrutura familiar, entre elas:

  • A)A união entre homens e mulheres passou a ser um contrato baseado no consentimento de ambas as partes, com direito ao divórcio.
  • B)O Estado passou a ser o único responsável na segurança das crianças e jovens, para que se tornassem bons cidadãos.
  • C)O casamento religioso foi abolido, havendo, assim, apenas a possibilidade do casamento civil entre os cidadãos franceses.
  • D)As crianças e jovens passaram a ter direito ao ensino gratuito da educação primária até a educação superior.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O trecho apresentado revela uma perspectiva histórica sobre a participação feminina em contextos tradicionalmente masculinos, como a guerra, e como a Revolução Francesa trouxe transformações significativas para a sociedade, especialmente no que diz respeito aos papéis de gênero e à estrutura familiar. A narrativa de Marie-Henriette Xaintrailles ilustra a resistência feminina diante da desigualdade de tratamento, destacando que o mérito e o cumprimento do dever deveriam ser os critérios para reconhecimento, independentemente do gênero.

A Revolução Francesa, como mencionado, promoveu profundas mudanças sociais, incluindo a redefinição das relações familiares. A alternativa correta (A) aponta para uma dessas transformações: a concepção do casamento como um contrato baseado no consentimento mútuo, com a introdução do divórcio. Essa mudança reflete os ideais revolucionários de liberdade e igualdade, que buscavam romper com as estruturas hierárquicas e patriarcais do Antigo Regime.

Embora outras alternativas mencionem medidas relevantes da época, como a educação ou o papel do Estado, elas não correspondem diretamente às mudanças na estrutura familiar promovidas pela Revolução. O casamento civil, por exemplo, não substituiu completamente o religioso, e a responsabilidade sobre a educação e segurança das crianças ainda era compartilhada com a família. Portanto, a alternativa A é a que melhor representa as transformações no âmbito familiar decorrentes desse período histórico.

Assim, o trecho e sua análise demonstram como a Revolução Francesa não apenas alterou o panorama político, mas também redefiniu relações sociais e de gênero, ecoando até os dias atuais em debates sobre igualdade e direitos.

Questão 23

A Comuna é, assim, um órgão executivo e legislativo ao
mesmo tempo, onde os poderes não estão “divididos”, mas
sim “descentralizados”. (…) nasce como prefeitura e age
como tal. Mas acima dela nada existe. (…) A Comuna toma
funções próprias do Estado centralizador e, ao projetá-lo
em uma dimensão municipal, converte-se, de fato, em uma
reformulação fundamental da relação entre o poder e a
sociedade. (…) seria o “governo dos produtores”, a “república
do trabalho”.
(Horácio González. A Comuna de Paris, 1982)
A partir do excerto e do que se sabe sobre a Comuna, é
correto afirmar que

  • A)a Comuna de Paris foi um órgão político centralizador, nascido em meio à Primeira Guerra, em 1914, e visava manter as relações típicas entre o poder e a sociedade da hierarquia liberal burguesa, isto é, baseadas no capital e na propriedade; foi derrotada.
  • B)foi uma forma de autogestão, nascida da luta liberal em Paris, cidade abandonada pelo governo de Thiers, em meio à Guerra Franco-Prussiana, em 1914, para proteção das relações entre o poder centralizado e a sociedade da ordem liberal burguesa; foi vencedora.
  • C)a Comuna de Paris nasceu como uma municipalidade, em 1871; visou transformar as funções do Estado em um pacto comunal que destruiu as forças políticas contra o trabalhador baseadas nas relações de solidariedade; foi derrotada.
  • D)os trabalhadores de Paris tomaram o poder, em 1871, para impedir o avanço alemão sobre a cidade; eles tinham o objetivo de alterar as relações democráticas existentes, baseadas na cooperação e na descentralização; foram vencedores.
  • E)a Comuna nasceu em Versalhes, em meio à Guerra Franco-Prussiana, em 1866, para proteger o governo antidemocrático que havia abandonado Paris e cuja ação privilegiava os interesses dos trabalhadores urbanos e do campo; foi derrotada.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A Comuna de Paris, conforme descrito no excerto de Horácio González, representa uma experiência política singular na história, marcada pela descentralização do poder e pela reformulação radical das relações entre Estado e sociedade. O texto destaca que a Comuna atuava simultaneamente como órgão executivo e legislativo, eliminando a divisão tradicional de poderes e assumindo funções antes concentradas no Estado centralizador. Essa estrutura permitiu que a Comuna se tornasse um "governo dos produtores", uma república do trabalho, onde os trabalhadores assumiram o controle direto da gestão pública.

Analisando as alternativas, a opção correta é a letra C, pois ela reflete com precisão os aspectos históricos e políticos da Comuna. A Comuna de Paris surgiu em 1871, durante a Guerra Franco-Prussiana, como uma reação dos trabalhadores e setores populares ao abandono de Paris pelo governo de Thiers. Seu objetivo era transformar as estruturas do Estado, substituindo a centralização por uma organização comunal baseada na participação direta e na solidariedade. Apesar de sua breve existência, a Comuna representou uma tentativa de construir uma sociedade alternativa, embora tenha sido derrotada militarmente pelas forças conservadoras.

As demais alternativas apresentam erros históricos ou interpretativos. A letra A incorre ao situar a Comuna na Primeira Guerra Mundial (1914) e ao atribuir-lhe um caráter centralizador e liberal burguês. A letra B também erra ao mencionar 1914 e ao sugerir que a Comuna defendia a ordem liberal burguesa. A letra D, embora acerte o ano, equivoca-se ao afirmar que a Comuna visava impedir o avanço alemão e que foi vitoriosa. Por fim, a letra E contém múltiplos equívocos, como a localização em Versalhes, a data de 1866 e a suposta defesa de um governo antidemocrático.

Portanto, a Comuna de Paris foi um experimento político revolucionário que buscava substituir o Estado centralizado por uma gestão comunal descentralizada, protagonizada pelos trabalhadores. Sua derrota não apaga seu legado como referência para movimentos que almejam transformações sociais profundas.

Questão 24

A primeira tarefa do regime jacobino foi mobilizar o apoio
da massa contra a dissidência dos notáveis e girondinos
provincianos e preservar o já mobilizado apoio da massa
dos sansculottes de Paris, algumas de cujas exigências
por um esforço de guerra revolucionário – recrutamento
geral (o levée en masse), terrorismo contra os “traidores”
e controle geral dos preços (o “maximum”) – coincidiam
de qualquer forma com o senso comum jacobino, embora
suas outras exigências viessem a se mostrar problemáticas. Uma nova constituição foi proclamada.

(Eric Hobsbawm, A era das revoluções. Adaptado)

A Constituição francesa de 1793

  • A)unifica nacionalmente pesos e medidas, cria o Consulado e separa Igreja e Estado.
  • B)estabelece o voto censitário, proíbe partidos políticos e restringe o direito à educação.
  • C)cria um novo calendário, a Constituição Civil do Clero e a liberdade de imprensa.
  • D)reestabelece a escravidão nas colônias, criou as Oficinas Nacionais e nacionaliza os bens do clero.
  • E)garante o sufrágio universal, o direito à insurreição e direito ao trabalho.
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A alternativa correta é E)

O período jacobino durante a Revolução Francesa foi marcado por medidas radicais que buscavam consolidar os ideais revolucionários diante das ameaças internas e externas. A Constituição de 1793, também conhecida como Constituição do Ano I, refletia esse momento de radicalização, incorporando demandas populares e aprofundando os princípios de igualdade e soberania popular.

Entre suas principais características, destacam-se o sufrágio universal masculino, que ampliava a participação política, o direito à insurreição, garantindo ao povo a resistência contra governos opressores, e o direito ao trabalho, atendendo às reivindicações dos sans-culottes por justiça social. Essas medidas representavam uma tentativa de conciliar os interesses das massas urbanas com o projeto revolucionário jacobino.

Embora a Constituição de 1793 nunca tenha sido plenamente implementada devido ao contexto de guerra e ao Terror, seu conteúdo simbolizou o ápice do radicalismo democrático na Revolução Francesa. A alternativa correta, portanto, é a E), que sintetiza os avanços democráticos presentes no texto constitucional, contrastando com as outras opções que misturam medidas de períodos distintos ou incorretas em relação ao documento.

Questão 25

Leia as afirmativas a seguir:

I. No contexto da Revolução Francesa, o Comitê de Salvação
Pública utilizou o terror como instrumento de defesa nacional e
revolucionária, pois restaurou a autoridade do Estado, impondo
uma economia dirigida que garantiu recrutamento, armamento,
alimentação e a vitória dos exércitos revolucionários contra a
contrarrevolução interna e os opositores externos. Assim, a política
de defesa nacional e revolucionária do Comitê de Salvação Pública
mostrou-se um governo de guerra eficaz, em seu contexto.


II.
Nas dinâmicas das atividades, o professor de História deve
avaliar as informações históricas às quais os alunos têm acesso,
identificando quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas
reflexões.

III. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem
de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para
que os alunos se tornem incapazes de utilizar métodos de
pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico,
aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos,
sonoros.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A)Nenhuma afirmativa está correta.
  • B)Apenas uma afirmativa está correta.
  • C)Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D)Todas as afirmativas estão corretas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O texto apresenta três afirmativas sobre temas distintos, sendo duas corretas e uma incorreta, conforme o gabarito indicado. A seguir, analisaremos cada uma delas para compreender por que a alternativa C) é a resposta correta.

Afirmativa I: Esta afirmação descreve com precisão o papel do Comitê de Salvação Pública durante a Revolução Francesa. De fato, o Comitê, liderado por figuras como Robespierre, utilizou medidas extremas, incluindo o Terror, para consolidar a revolução e enfrentar ameaças internas e externas. A política de economia dirigida e o recrutamento em massa foram fundamentais para a vitória dos exércitos revolucionários, tornando esta afirmação correta.

Afirmativa II: Essa afirmação aborda a responsabilidade do professor de História em selecionar e avaliar informações que possam enriquecer o repertório dos alunos. Essa prática é essencial para uma educação histórica crítica e reflexiva, o que torna esta afirmação também correta.

Afirmativa III: Aqui, o texto afirma que as atividades escolares devem tornar os alunos "incapazes" de utilizar métodos de pesquisa e produção de textos históricos, o que é claramente um erro. O objetivo do ensino de História é justamente o oposto: desenvolver habilidades de pesquisa, análise e produção de conhecimento histórico. Portanto, esta afirmativa está incorreta.

Dessa forma, apenas as afirmativas I e II estão corretas, enquanto a III está equivocada. Portanto, a alternativa C) é a resposta correta, conforme indicado no gabarito.

Questão 26

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os egípcios formaram uma sociedade extremamente religiosa,
sentimento este que determinou suas práticas culturais e sociais.
Uma delas, por exemplo, compreendia a crença na imortalidade.
Para os egípcios, a morte seria passageira e a vida retornaria para
o corpo, porém o retorno à vida não aconteceria se o corpo do
moribundo fosse conservado.

II. A Independência dos Estados Unidos, ou Revolução Americana,
foi um marco na História Mundial. Influenciada pelos ideais
iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade, influenciaria até
mesmo a Revolução Francesa, assim como influenciou as
independências das colônias da América Latina.

III. No contexto da Revolução Francesa, os Girondinos, que
receberam esta nomenclatura por seus líderes serem da região da
Gironda, sudoeste da França, eram moderados e apoiavam grupos
econômicos que desenvolviam o comércio exterior. Os Jacobinos,
por sua vez, representavam a pequena burguesia, os comerciantes
e os profissionais liberais. Os Jacobinos adotaram uma postura
contra a monarquia e queriam aprofundar as mudanças
revolucionárias. Receberam este nome por reunirem-se em um
convento de frades jacobinos.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A)Nenhuma afirmativa está correta.
  • B)Apenas uma afirmativa está correta.
  • C)Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D)Todas as afirmativas estão corretas.
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A alternativa correta é C)

O tema central deste ensaio são as três afirmativas apresentadas, que abordam aspectos históricos distintos: a religiosidade egípcia, a Independência dos Estados Unidos e os grupos políticos da Revolução Francesa. A análise dessas afirmações revela que duas delas estão corretas, enquanto uma contém imprecisões, conforme demonstrado a seguir.

A primeira afirmativa descreve com precisão a importância da religião na sociedade egípcia antiga, destacando sua crença na imortalidade e na necessidade de preservação do corpo para o retorno à vida. Essa descrição está alinhada com o conhecimento histórico sobre as práticas de mumificação e as crenças no pós-vida no Egito Antigo, tornando-a correta.

A segunda afirmativa aborda a Independência dos Estados Unidos, mencionando corretamente sua influência iluminista e seu impacto nas revoluções subsequentes, como a Francesa e os movimentos de independência na América Latina. Portanto, essa afirmação também está correta.

Por fim, a terceira afirmativa apresenta uma imprecisão ao afirmar que os Girondinos apoiavam grupos econômicos dedicados ao comércio exterior. Na realidade, os Girondinos representavam a burguesia provincial e defendiam uma postura mais moderada, mas sua ligação direta com o comércio exterior não é um consenso histórico. Assim, essa afirmativa contém um erro.

Conclui-se, portanto, que apenas duas das três afirmativas estão corretas, correspondendo à alternativa C) do gabarito.

Questão 27

Atenção: Leia o texto para responder a questão.
     Por um lado, Napoleão representou o fim do processo revolucionário iniciado em 1789, impondo a unidade das facções e um
governo autoritário e personalista que nada tinha que ver com as aspirações dos revolucionários republicanos radicais de 1789. Por
outro lado, transformou alguns princípios revolucionários em instituições e leis estáveis, como o Código Civil − que regulamentou a
relação entre pessoas livres e iguais −, além de espalhar seus ideais por toda a Europa, com a força de seus exércitos.
(Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos et al. História para o Ensino Médio. São Paulo: Atual Editora, 2013, p. 374) 

Os “princípios revolucionários” da Revolução Francesa mencionados no texto influenciaram diretamente os defensores da luta
contra o domínio português. O movimento ocorrido no século XVIII, composto por distintos setores sociais, incluindo homens
livres e libertos, que se enquadrou nesse perfil foi a

  • A)Cabanagem.
  • B)Conjuração Baiana.
  • C)Revolta dos Malês.
  • D)Balaiada.
  • E)Revolução Praieira.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O texto apresentado destaca o duplo papel de Napoleão Bonaparte no contexto pós-Revolução Francesa: por um lado, ele encerrou o processo revolucionário ao centralizar o poder em um governo autoritário; por outro, consolidou princípios revolucionários, como a igualdade jurídica, através do Código Civil, e difundiu esses ideais pela Europa. Esses mesmos princípios — liberdade, igualdade e fraternidade — influenciaram movimentos de resistência em outras partes do mundo, incluindo as colônias portuguesas.

No Brasil, a Conjuração Baiana (1798), também conhecida como Revolta dos Alfaiates, foi o movimento que melhor incorporou esses ideais revolucionários. Diferentemente da Inconfidência Mineira (1789), que teve uma liderança predominantemente elitista, a Conjuração Baiana contou com a participação ativa de setores populares, como artesãos, soldados, escravizados libertos e homens livres pobres, que lutavam não apenas pela independência de Portugal, mas também por justiça social e igualdade racial. Esse caráter mais radical e abrangente aproxima a Conjuração Baiana dos ideais da Revolução Francesa, especialmente da fase jacobina, que pregava a inclusão das camadas populares.

As outras opções apresentadas — Cabanagem, Revolta dos Malês, Balaiada e Revolução Praieira — ocorreram no século XIX e, embora tenham tido componentes sociais relevantes, não estavam diretamente vinculadas à difusão dos princípios revolucionários franceses do século XVIII. Portanto, a alternativa correta é a B) Conjuração Baiana, por seu alinhamento explícito com os ideais de liberdade e igualdade propagados pela Revolução Francesa.

Questão 28

Atenção: Leia o texto para responder a questão.
     Por um lado, Napoleão representou o fim do processo revolucionário iniciado em 1789, impondo a unidade das facções e um
governo autoritário e personalista que nada tinha que ver com as aspirações dos revolucionários republicanos radicais de 1789. Por
outro lado, transformou alguns princípios revolucionários em instituições e leis estáveis, como o Código Civil − que regulamentou a
relação entre pessoas livres e iguais −, além de espalhar seus ideais por toda a Europa, com a força de seus exércitos.
(Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos et al. História para o Ensino Médio. São Paulo: Atual Editora, 2013, p. 374) 

Segundo o texto acima, Napoleão

  • A)concretizou, ao chegar ao poder, o projeto absolutista francês, impondo o fim das distintas facções da nobreza que agitavam as últimas décadas do Antigo Regime monárquico e unificando o país por meio de uma nova legislação, ainda que de maneira autoritária.
  • B)contrariou os princípios de liberdade que nortearam o início da Revolução Francesa e agiu de forma autoritária dentro e fora da França, ainda que se reconheçam as contribuições do Código Civil, conjunto de leis que foi um marco jurídico inovador.
  • C)acabou com o processo revolucionário, abusando de sua autoridade e impondo, por meio da força, leis e instituições na contramão das aspirações revolucionárias, que foram impostas também a outros países por ele dominados.
  • D)criou instituições e leis paternalistas que concretizaram expectativas das camadas mais desfavorecidas da sociedade francesa, ao mesmo tempo em que se mostrou um imperador tirânico ao invadir e destruir a Europa com seus exércitos em prol da manutenção dos privilégios da nobreza.
  • E)desafiou, como governante, os princípios revolucionários surgidos em 1789, governando sem nenhum aparato jurídico e impondo a volta da monarquia em outros países europeus.
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A alternativa correta é B)

Atenção: Leia o texto para responder a questão.

Por um lado, Napoleão representou o fim do processo revolucionário iniciado em 1789, impondo a unidade das facções e um governo autoritário e personalista que nada tinha que ver com as aspirações dos revolucionários republicanos radicais de 1789. Por outro lado, transformou alguns princípios revolucionários em instituições e leis estáveis, como o Código Civil − que regulamentou a relação entre pessoas livres e iguais −, além de espalhar seus ideais por toda a Europa, com a força de seus exércitos.

(Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos et al. História para o Ensino Médio. São Paulo: Atual Editora, 2013, p. 374)

Segundo o texto acima, Napoleão

  • A) concretizou, ao chegar ao poder, o projeto absolutista francês, impondo o fim das distintas facções da nobreza que agitavam as últimas décadas do Antigo Regime monárquico e unificando o país por meio de uma nova legislação, ainda que de maneira autoritária.
  • B) contrariou os princípios de liberdade que nortearam o início da Revolução Francesa e agiu de forma autoritária dentro e fora da França, ainda que se reconheçam as contribuições do Código Civil, conjunto de leis que foi um marco jurídico inovador.
  • C) acabou com o processo revolucionário, abusando de sua autoridade e impondo, por meio da força, leis e instituições na contramão das aspirações revolucionárias, que foram impostas também a outros países por ele dominados.
  • D) criou instituições e leis paternalistas que concretizaram expectativas das camadas mais desfavorecidas da sociedade francesa, ao mesmo tempo em que se mostrou um imperador tirânico ao invadir e destruir a Europa com seus exércitos em prol da manutenção dos privilégios da nobreza.
  • E) desafiou, como governante, os princípios revolucionários surgidos em 1789, governando sem nenhum aparato jurídico e impondo a volta da monarquia em outros países europeus.

O gabarito correto é B).

Questão 29

“Um inglês que não se sinta cheio de estima
e admiração pela maneira sublime com que está
agora se efetuando uma das mais importantes revoluções que o mundo jamais viu deve estar morto
para todos os sentidos da virtude e da liberdade;
nenhum de meus patrícios que tenham tido a sorte
de presenciar as ocorrências dos últimos três dias
nesta grande cidade fará mais que testemunhar que
minha linguagem não é hiperbólica”.

(The Morning Post (21 de julho de 1789) sobre a
queda da Bastilha. In: HOBSBAWM, E. A Era das
Revoluções
: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1977. p. 71).

Sobre a tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789:

  • A)representou o nacionalismo de massa e a luta contra sociedades antagônicas.
  • B)simbolizou a queda do absolutismo e a força do movimento revolucionário.
  • C)refletiu os interesses da burguesia, que passou à posição dominante.
  • D)inspirou o processo de independência das colônias americanas.
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A alternativa correta é B)

O texto apresentado, extraído de The Morning Post em 21 de julho de 1789, expressa a admiração de um inglês diante da Revolução Francesa, em especial da queda da Bastilha. Esse evento histórico, ocorrido em 14 de julho de 1789, tornou-se um marco simbólico da luta contra o absolutismo e do poder do movimento revolucionário que sacudiu a França e ecoou por toda a Europa. A alternativa correta, B), destaca justamente esse significado: a Bastilha representava a opressão do Antigo Regime, e sua tomada simbolizou a ruptura com o poder monárquico absoluto e o surgimento de uma nova era pautada nos ideais de liberdade e soberania popular.

Embora a Revolução Francesa tenha tido participação da burguesia e influenciado movimentos de independência, como apontam as alternativas C) e D), o cerne do evento descrito no texto é a queda do absolutismo. A Bastilha era um ícone do despotismo, e sua destruição representou não apenas um ato de rebelião, mas a materialização do anseio por mudanças estruturais. A alternativa A), por sua vez, desvia-se do contexto, já que o nacionalismo de massa consolidou-se posteriormente, no século XIX. Portanto, a resposta mais adequada é B), pois captura o sentido imediato e simbólico da tomada da Bastilha como um golpe contra o antigo sistema e um impulso para a revolução.

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Questão 30

A catedral Notre-Dame de Paris, que foi
consumida pelo fogo no dia 15 de abril de 2019, é um
monumento símbolo da capital francesa, que foi palco
de importantes acontecimentos da história da França
como, por exemplo,

  • A)a posse do Presidente Emmanuel Macron em 2017 e o sepultamento de François Mitterand em 1996.
  • B)a revolta popular que desencadeou o estopim da Revolução Francesa em 1889.
  • C)a explosão ordenada por Hitler em 1944 após o desembarque dos Aliados na Normandia.
  • D)a coroação do Imperador Napoleão em 1804 e a beatificação de Joana d’Arc em 1909.
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A alternativa correta é D)

A Catedral Notre-Dame de Paris, além de ser um ícone arquitetônico e religioso, desempenhou um papel central em diversos momentos históricos da França. O incêndio que a atingiu em 15 de abril de 2019 não apenas danificou sua estrutura física, mas também reacendeu a memória de sua importância cultural e simbólica.

Entre os eventos marcantes ocorridos em seu interior, destacam-se dois em particular: a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador em 1804 e a beatificação de Joana d'Arc em 1909. A coroação de Napoleão foi um ato carregado de significado político, consolidando seu poder e marcando uma nova era na história francesa. Já a beatificação de Joana d'Arc representou o reconhecimento religioso de uma figura que se tornou símbolo de resistência e fé para o povo francês.

Embora a Notre-Dame tenha testemunhado outros acontecimentos importantes, como mencionado nas alternativas, são esses dois eventos que melhor exemplificam sua dupla função como espaço de poder temporal e espiritual ao longo dos séculos. Sua reconstrução, portanto, não se limita à restauração de pedras e vitrais, mas também à preservação da memória coletiva que ela abriga.

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